Mais uma versão do Wings3D foi lançada, agora temos o Wings3D 0.99 disponível! Essa versão trás uma série de novidades e incrementos para os usuários mais experientes da ferramenta, principalmente algumas melhorias na compatibilidade com placas de vídeo e na interface. Pelo menos agora, eu consigo usar o Wings no meu computador com placa de vídeo onboard da Intel, a versão anterior sequer abria, nem desligando a aceleração de hardware funcionava. A interface sofreu uma pequena atualização nos gráficos, mas nada significativo, se você já for usuário não vai ter dificuldades em se adaptar.

Wings 3D 0.99 interface

Aqui vai uma pequena lista com as melhorias:

  • A interface agora apresenta barras e menus em gradiente, em estilo mais moderno.
  • Novos shaders
  • As primitivas geométricas disponíveis foram revisadas, agora elas apresentam mais opções e alguns pequenos bugs foram corrigidos.
  • As arestas dos modelos agora podem ser exibidas com anti-aliased
  • Ícone de referência no canto inferior esquerdo da interface, para indicar a orientação da visualização
  • Possibilidade de atribuir restrições nas transformações

Esse recurso de atribuir restrições para a modelagem e transformação ajuda muito no uso de precisão na modelagem. Quem tenta fazer modelos com um mínimo de precisão, sabe o quanto é importante uma ferramenta como essa. Por exemplo, podemos determinar os valores usados nas transformações com as teclas ALT, CTRL ou SHIFT. Quando um objeto é movido, ao pressionar uma dessas teclas é possível configurar a restrição ao movimento.

Wings 3D 0.99 Constraints

Mas e o Blender? Bem, conheço algumas pessoas que ainda modelam personagens e objetos diretamente no Wings, para depois passar para o Blender. No Blender eles complementam o modelo gerado no Wings com materiais, iluminação e animação. O processo pode parecer até trabalhoso, mas esses são usuários mais antigos que começaram a usar o Blender em épocas mais “espartanas”. Quando não existiam modificadores, softbody e outras ferramentas mais recentes.

Se você quiser, faça o download do Wings para avaliar a ferramenta, ele é Open Source e muito fácil de usar. A modelagem não é tão fluida como no Blender, mas mesmo assim a ferramenta oferece ótimas opções de modelagem. Para começar a usar ele, recomendo esse tutorial com noções básicas sobre o Wings.