Sempre que estou ministrando aulas sobre modelagem 3d, animação ou qualquer assunto que envolva a criação de imagens, os meus alunos sempre me perguntam quais textos, livros ou competências eles podem estudar, para melhorar as suas imagens. A minha resposta é sempre a mesma; fotografia! Isso mesmo, a fotografia está diretamente relacionada à criação de imagens 3d, de maneira que podemos usar os conhecimentos dos fotógrafos, para melhorar os nossos trabalhos. Não é a toa que sempre estou lendo material relacionado à composição em fotografia.

Vejam esse excelente artigo sobre composição para fotografia. O texto, que é de autoria de um fotógrafo chamado David Tejada, explica como fazer uma boa composição de imagens. O conteúdo pode ser aplicado integralmente na geração de imagens 3D. Ele cita algumas coisas como ponto chave para uma boa composição, sendo a uma das maiores é o destaque. Se a sua imagem é sobre uma pessoa, personagem, objeto ou lugar, a sua imagem deve destacar alguma coisa na composição.

Como podemos fazer isso? Existem várias coisas que podem auxiliar nessa tarefa:

  • Iluminação
  • Cores
  • Brilho
  • Linhas guias

Esses elementos podem direcionar os olhos do espectador, para uma parte específica da imagem. Esse tipo de coisa não interessa muito a artistas 3D, que estão começando a aprender. Eles só querem saber como funcionam os botões da ferramenta 3d e nada mais. As imagens que eles produzem, acabam nascendo por acidente, quando começam a modelar algum objeto ou personagem que fica demasiadamente complexo, e nos renders de teste acabam ficando “legais”.

Linhas guia para fotografia e 3D

O texto que citei, no começo do artigo mostra como usar linhas guias na imagem, para direcionar os olhos do espectador da imagem, para uma parte específica da imagem. Calma! Você não precisa riscar a sua imagem para fazer essas linhas aparecerem. Na fotografia é mais complicado, o fotógrafo precisa encontrar um ângulo em que seja possível, aproveitar as linhas de algum objeto ou superfície para gerar o efeito.

Para nós que trabalhamos em 3D, o processo é muito mais simples. Pois podemos criar os objetos que devem compor essas linhas, temos total liberdade de criação. Quando alguém cria, deliberadamente um objeto na cena, para gerar esse efeito é quase certo que teremos uma imagem com boa composição.

Visite o artigo e contemple as imagens apresentadas, veja como as imagens mostram destaque para determinadas áreas, usando linhas imaginárias que são posteriormente destacadas pelo próprio fotógrafo.

Como usar esse tipo de recurso? O que todo artista 3d deveria fazer?

Antes de começar a produzir uma imagem ou animação, um mínimo de planejamento visual, esboço e pré-visualização do render final. Mesmo que você não tenha todos os elementos definidos, ao menos a idéia geral da imagem.

Quem sabe você não adiciona isso como promessa para 2008? Além do famoso regime, estudar mais e outros, prometa a você mesmo que para toda idéia que surgir, para gerar uma imagem em 3D, você irá fazer um pequeno esboço. Nem que seja em guardanapos!