Você quer testar algumas das ferramentas que estão sendo usadas atualmente, pela equipe responsável pelo projeto Peach? Hoje mesmo? Se você copiar a última versão do SVN do Blender terá uma surpresa, pois várias das ferramentas que eles estão usando, desenvolvidas especialmente para o projeto estão disponíveis para teste. Essa versão está disponível no graphicall.org para qualquer pessoa interessada em testar, avaliar e enviar relatórios de bugs ou melhorias. Como de costume, fiz o download do SVN para fazer testes e avaliar algumas das ferramentas.

Assim que abrimos o arquivo, já temos a primeira surpresa, com uma Splash screen personalizada, apresentando um personagem do projeto Peach.

Blender SVN Peach Splash

Agora uma análise mais detalhada nas ferramentas apresentadas. A primeira coisa que fui procurar os modificadores, que poderiam indicar se os projetos desenvolvidos no meio do ano, no SoC 2007 foram adicionados, mas ao que parece ainda não foi dessa vez. Ainda sim, novos modificadores como o Explode e o Mesh Deform estão lá.

Blender SVN Modificadores

Nos materiais, a opção para criar reflexões borradas também está presente. Essa opção não foi introduzida no projeto Peach, mas mesmo assim é importante conferir para ter certeza que na próxima versão do Blender ela estará lá.

Blender SVN Glossy

O novo sistema de partículas, com suas poucas opções também está presente. Esse novo sistema permite realizar ótimos e complexos efeitos em objetos, como pêlos e explosões.

Blender SVN Partículas

No painel Scene, existe uma opção muito interessante que será útil para todos que trabalham com animação com o Blender. Agora existe um menu chamado Stamp.

Blender SVN Stamp

Com essa ferramenta podemos adicionar textos, como se fosse um carimbo nas imagens renderizadas. Por exemplo, ao pressionar o botão Enable Stamp e depois o Draw Stamp, podemos escolher vários aspectos relacionados às informações exibidas na imagem, como data, nome do arquivo e outros.

Blender SVN Stamp

Veja o resultado final.

Blender SVN Render com Stamp

Assim você não vai mais perder o controle sobre as suas renderizações.

Lembram do gerador de árvores, desenvolvido pelo Campbell Barton? Ele está lá, disponível para testes. Ainda não tive tempo de avaliar o funcionamento, mas em breve pretendo escrever mais sobre a ferramenta também.

Para acionar é simples, apenas acione na janela de Scripts a pasta Wizards e escolha “Tree from Curves”.

Blender SVN - Gerador de Árvores

Na parte de animação, alguns novos constraints foram adicionados. Veja a lista disponível, quando selecionamos um objeto do tipo Mesh para o SVN e o Blender 2.45.

Blender SVN Constraints

Assim como as opções de manipulação de ossos (Bones), sofreram algumas melhorias como na parte de visualização.

Blender SVN - Visualization tools

Essas são apenas algumas das novidades disponíveis. Se você quiser experimentar por si próprio, a compilação está disponível para download. Lembre apenas que é recomendável, não usar arquivos importantes com esse tipo de versão de testes, pois o arquivo pode ficar corrompido e o seu trabalho poderá estar comprometido.

Só para constar, a versão que use nesse artigo é a que está disponível nesse link.