O autor do videocast sobre o Adobe Indesign, Michal Murphy, disponibilizou mais um episódio do seu The Indesigner. No número 46, ele mostra como é possível criar a arte completa para um CD de música, incluindo aqui a capa, livreto e arte na superfície do CD. Usar o Indesign para esse tipo de aplicação não é muito comum, a maioria dos artistas que conheço, usa ferramentas de ilustração como o Illustrator ou o Corel Draw para produzir esse tipo de material. Mas como o Indesign apresenta ótimas ferramentas de ilustração vetorial, as pessoas que dispõe apenas dele para esse tipo de trabalho, não encontram dificuldades na realização do mesmo, como mostra o vídeo.

Tutorial Indesign CS3

Esse vídeo tem aproximadamente 23 minutos e mostra todo o processo de criação usado, desde a concepção das idéias até a arte final. Para as pessoas que ainda acreditam que um mínimo de planejamento, antes de executar uma tarefa, não é necessário os esboços no papel, realizados antes da execução no computador, mostram como isso pode acelerar o término do trabalho.

Depois de configurar o tamanho e layout da página, o autor começa a trabalhar no design da capa. Aqui vale lembrar que as medidas usadas no projeto estão em polegadas. O que a princípio, pode nos deixar um pouco confusos, caso você tenha dificuldade em visualizar as dimensões, lembre que uma polegada tem 25,4 mm. Então a margem que ele configura como 0.4 polegadas tem 10,16 mm. Assim fica mais fácil, visualizar as dimensões do projeto.

A maior parte do tutorial é direcionada para a manipulação do dimensionamento do projeto, assim como os ajustes para impressão. A ilustração vetorial dos elementos de design não é abordada de maneira muito rápida. Um dos elementos que o autor mostra como executar é o papel de parede da arte. O processo é simples, usando a duplicatas de um retângulo, com leves alterações na escala.

Algumas ferramentas interessantes, que eu não conhecia do Indesign CS3 são apresentadas. Primeiro ele mostra as variáveis de texto, que permitem que informações importantes possam ser “exibidas” no layout. Como por exemplo, o nome do arquivo do Indesign ou mesmo a data da última modificação. Esse tipo de ferramenta permite que as versões impressas dos documentos, possam ser controladas de maneira mais fácil.

Se você quiser fazer o download desse videocast, visite esse endereço para copiar o arquivo. Ele está no formato MP4 e tem aproximadamente 41 MB. Caso você tenha dificuldades em fazer assistir ao tutorial, recomendo o uso do VLC Player para executar o mesmo, ele é gratuito e open source.