Semana passada, recebi um e-mail de um leitor, me perguntando se o Wings 3D era realmente bom e até que nível de modelagem ele conseguiria chegar? Bem, assim como qualquer ferramenta 3d, o nível de complexidade que a ferramenta consegue chegar, vai depender principalmente do artista. Tanto o Blender como o Wings 3D, consegue realizar modelagens extremamente complexas, assim como o Blender também consegue produzir animações complexas.

Para exemplificar o uso do Wings 3D, consegui encontrar um vídeo, publicado recentemente nos fóruns do subdivisionmodelling.com, que mostra em velocidade acelerada, o processo de modelagem necessário para se construir uma cabeça de uma criatura, muito semelhante a um golem ou goblin.

Modelagem por subdivisão com o Wings 3D

Na verdade, o objetivo da modelagem não importa. O vídeo é instrutivo por vários motivos:

  • Mostra o processo completo de modelagem por subdivisão, desde a forma primitiva básica até a concepção de uma geometria complexa
  • O modelo é todo feito no Wings 3D; o que demonstra que a “pequena” ferramenta open source é realmente um poderoso modelador por subdivisão
  • Quem não conhece a modelagem por subdivisão, pode se basear no vídeo para reproduzir o modelo

Para fazer o download do vídeo, visite esse endereço nos fóruns do subdivisionmodelling.com. Existem vários links disponibilizando o download, mas apenas o que está na página 2 parece estar funcionando, ao menos quando testei, esse foi o único que funcionou.

Se você quiser seguir os mesmos passos do artista, para reproduzir o modelo, o que você precisa fazer é assistir ao vídeo várias vezes, ou então em câmera lenta para identificar os locais em que ele adiciona os cortes ao modelo. Basicamente ele usa as ferramentas de transformação (Mover, Girar e Escalonar), combinados com o velho extrude e só.

Mesmo que o modelo tenha sido feito no Wings, qualquer artista com acesso a uma suíte 3d que apresente essas ferramentas, principalmente o extrude, pode reproduzir o modelo. Então, se você tem o Blender, 3ds Max, Maya ou outro, está apto a tentar reproduzir o modelo. O que será um excelente exercício de modelagem, já que o modelo é complexo.

Agora é só se preparar para a diversão! Eu já estou fazendo o meu.