Muita da mágica dos efeitos em vídeo, que vemos diariamente em vinhetas e comerciais de TV são produzidos em ferramentas como o After Effects, Combustion ou Shake. Mas como é que os chamados vídeo designers criam, esses efeitos mirabolantes? Alguns precisam de uma boa dose de trabalho manual, para criar as animações com base em keyframes mesmo, sem o auxilio de nenhuma ferramenta extra. Mas, algumas pessoas ou estúdios com um pouco mais de recursos, acabam investindo em plugins e softwares para agilizar o processo de criação.

Assim como no photoshop, o After Effects apresenta uma infinidade de plugins e filtros especiais para as mais variadas tarefas e efeitos. Um desses plugins se chama Knoll, ele é especializado em criar efeitos com luzes e partículas. Mesmo que você não use o After Effects, mas trabalha com animação ou vídeo, é interessante conhecer essa ferramenta, assim como as possibilidades que ela proporciona na criação de efeitos.

After Effects - Knoll

Para exemplificar melhor o funcionamento do plugin, encontrei um ótimo vídeo que mostra as suas opções em funcionamento. Na verdade o vídeo não é um tutorial, seria mais uma demonstração do desenvolvedor, mas que serve aos nossos propósitos de estudo. Não repare no logo da empresa, usado como exemplo para um dos efeitos exibidos no vídeo.

O vídeo está no formato MOV, com alta resolução, somando no total quase 50 MB.

No vídeo, o destaque fica para alguns efeitos que mesclam o uso de luzes com lentes, para gerar efeitos de lens flare personalizados. Com ele é possível fazer aquelas clássicas cenas no espaço, com imagens em movimento. Depois eles mostram um pouco do uso de uma opção, um pouco mais avançada, que mostra luzes funcionando como pequenas partículas. Isso gera um efeito muito interessante no vídeo.

Por último, aparece um efeito que mistura o uso das luzes, como partículas, mas com algo semelhante a um Blur na imagem, gerando uma impressão de um lens flare em várias camadas. Isso gera um ótimo efeito, composto com um logotipo. Se você tiver algum tempo livre, recomendo assistir ao vídeo para conhecer as possibilidades do Knoll, quem sabe um dia você pode precisar dele.