Uma das maiores queixas dos usuários mais avançados do Blender, ou de artistas que estão acostumados com ferramentas como Maya e 3ds Max, consiste na falta de treinamento disponível para o Blender. Não estou falando aqui de livros, mas de DVDs e vídeos. Qualquer usuário de Maya tem a disposição horas e mais horas de treinamento, oferecido por empresas como o Gnomon Workshop. O melhor desse tipo de vídeo, eles podem ser feitos com artistas renomados, como os que participam de efeitos especiais para filmes famosos.

Caso você esteja lembrado, um DVD de treinamento do Blender, chamado de Mancandy FAQ estava sendo preparado para vendas. O autor do DVD é o diretor do Elephants Dreams, chamado Bassam Kurdali. Pois o DVD está pronto e deve começar a ser entregue em breve, para os usuários que já reservaram o seu na loja virtual da fundação Blender.

Blender 3D - DVD Mancandy

Mas o que está incluso no DVD? Bem, o treinamento é todo voltado à animação de personagens, com vídeos e textos mostrando como é possível produzir animações com o personagem em questão.

Alguns pontos que foram tirados da descrição do produto, na loja da fundação Blender:

  • Apesar de apresentar uma introdução ao Blender, os usuários devem ter um mínimo de conhecimento na interface do Blender, além de saber diferencias as Armatures do Blender.
  • O DVD está organizado de maneira a fazer um dueto entre Pergunta/Resposta. Por exemplo, para a pergunta: como animar um braço? Existe um vídeo que mostra a resposta.
  • Todo o material é feito para funcionar com o Blender 2.44 e 2.45, que são as versões estáveis atuais do Blender.

Lembre que o material será disponibilizado para download, de maneira semelhante ao que aconteceu com o Elephants Dreams, mas para financiar futuros projetos é fundamental comprar o DVD, caso você realmente queira ajudar a fundação Blender. Lembre que apesar do Blender ser gratuito, os projetos e melhorias na ferramenta depende do trabalho duro e competente, desenvolvido pelo pessoal da fundação.

Então, se você não comprou o DVD do projeto Peach ou do Apricot, quem sabe essa não seja a hora de ajudar? Faça o download, caso você não agüente esperar, mas é importante comprar o DVD. Eu já reservei o meu! Para comprar, visite esse endereço na loja virtual da fundação.

Obs: O link para download do DVD ainda não foi divulgado. Assim que sair eu publico aqui.