Qual a parte mais desafiadora na modelagem 3d? O que é necessário para se fazer um bom modelo? Na verdade existem vários fatores envolvidos na modelagem, sendo que o menos importante é a ferramenta. Infelizmente a maioria dos usuários acaba dedicando muita atenção, para esse fator na modelagem, esquecendo que o planejamento e uma topologia bem feita podem fazer a diferença. Como a modelagem, principalmente orgânica é subjetiva, o artista precisa adaptar a técnica de modelagem para conseguir criar o modelo desejado.

Esse tipo de coisa é difícil de ensinar, ficando muito do esforço de mentalização por parte do artista 3d. Mesmo sendo complicado, existem alguns artifícios visuais que ajudam na hora de ensinar modelagem orgânica. Um ótimo recurso se chama “Workflow de modelagem”, que é nada mais que uma imagem, com as diversas fases da modelagem, desde a forma primitiva até o modelo final.

Workflow modelagem

Imagem retirada do subdivisionmodeling.com

Se você quiser um ótimo exemplo desses workflows, visite esse endereço no subdivisionmodeling, para visualizar os workflows desenvolvidos por um usuário chamado Larky, que publicou nos fóruns alguns guias para topologias complexas como boca, nariz e orelha! Sim, na página dois dessa discussão no fórum, existe um workflow que mostra como elaborar um modelo de orelha, que convenhamos é um dos elementos mais complexos de se modelar.

Qual a vantagem de usar esse tipo de workflow? Um tutorial em vídeo é muito bom, mas tem algumas desvantagens. Por exemplo, a navegação nos vídeos não é muito prática e requer paciência para avançar aos poucos.

Com esse tipo de workflow, os artistas ou estudantes, podem até imprimir o material e colocar ao lado dos monitores, para aos poucos acompanhar o progresso da modelagem. Assim, eles podem seguir criteriosamente os pontos de corte nos modelos, para reproduzir os mesmos modelos.

Como as imagens são voltadas para modelagem de maneira geral, qualquer artista 3d, independente de ferramenta, pode se aproveitar das seqüência. Então, se você tem dificuldades em visualizar a seqüência de modelagem necessária para elaborar esses elementos, essas imagens podem ajudar bastante!