Você já usou o Lightwave? Ao menos conhece, essa excelente suíte 3d desenvolvida pela Newtek? Muito provavelmente você já deve até ter visto, algumas animações e efeitos produzidas no Lightwave, mas não sabia. Muitos estúdios de TV usam pequenas produtoras de efeitos nos EUA, para realizar efeitos para seriados de TV. Por exemplo, várias tomadas de efeitos do seriado 24 Horas são produzidas com o Lightwave. Usar o Lightwave é difícil? Para quem está acostumado com o 3ds Max ou Maya, talvez não seja uma migração fácil. Mas para quem usa o Blender, as coisas são mais fáceis, a interface do software lembra o um pouco a do Blender.

A única coisa estranha, para todos os usuários que não estão acostumados com o Lightwave é o fato de ele ser composto por dois módulos, que se comportam como softwares independentes. Um para modelagem e outro para iluminação e animação. Essa divisão de tarefas deixa os usuários um pouco confusos no início.

Tutorial Lightwave

Bem, estou escrevendo esse artigo sobre o Lightwave, porque descobri uma ótima fonte de aprendizagem, para usuários iniciantes ou experientes em Lightwave. Um usuário chamado William Vaughan publicou para qualquer pessoa copiar, mais de 13 horas de tutoriais em vídeo sobre o Lightwave, nos fóruns oficiais da Newtek.

Os tutoriais abrangem vários aspectos do Lightwave, desde a modelagem até animação! Tudo com narração (inglês) e no formato MOV. Você pode estar se perguntando, qual motivo eu teria em assistir tutoriais sobre Lightwave, sendo um usuário de Blender?

Mesmo sendo usuário de Blender, considero qualquer tipo de aprendizado válido, ainda mais quando o assunto abordado é animação e modelagem. Com certeza, não estarei perdendo tempo assistindo aos tutoriais, sempre é possível aprender algo novo. O problema é fazer o download de todos os vídeos, ainda estou na metade.

Caso você tenha ficado curioso, para testar o Lightwave, infelizmente a Newtek ainda não disponibiliza a ferramenta no modelo PLE, apenas no famigerado Trial que funciona por 30 dias. Para fazer o download, visite esse endereço. Ao menos com esses tutoriais, será possível aprender muito sobre o Lightwave em pouco tempo, dessa vez a limitação dos 30 dias não será tão problemática.

Aproveite, esse tipo de recurso não aparece todos os dias.