Como você deve estar sabendo, o projeto Peach está trazendo inúmeras melhorias ao Blender. Como ferramentas para simular pêlos, necessárias para a animação, mas que beneficiam todos os artistas 3D. Pela natureza aberta do projeto, assim que as ferramentas são desenvolvidas, acabam sendo disponibilizadas, para que qualquer pessoa interessada possa aproveitar as novidades. Foi o que um artista Búlgaro, chamado Lybomir Kovachev fez, ele aproveitou as melhorias do projeto Peach para testar o sistema de simulação de pêlos. O resultado? Uma das mais impressionantes simulações que eu já vi no Blender!

Exemplo Blender 3d e partículas

Ele aplicou as ferramentas a um personagem de sua autoria, chamado de Zayo. Que nada mais é que um coelho. Na sua imagem, ele acaba mostrando todo o poder de criação do Blender, com a utilização de vários dos recursos recentemente implementados nas últimas versões da ferramenta:

  • As orelhas do coelho apresentam SSS, implementado no Blender 2.44. Esse recurso permite efeitos de transparência avançados, para simular as nuances da pele da orelha.
  • Vários elementos foram renderizados em camadas (Render pass). Essas camadas foram posteriormente mescladas no próprio editor de nós do Blender.
  • Nova ferramenta de pêlos, gerada com o novo sistema de partículas. Esse sistema estará implementado na próxima versão do Blender. Ainda é cedo para dizer se teremos o Blender 2.50 ou 2.46, mas o sistema já está funcional no SVN do Blender.

Tudo isso é questão de habilidade? Na verdade, ainda foi necessário adicionar algumas ferramentas extras ao Blender, para que esse resultado fosse atingido. O próprio artista acaba confessando que usou uma versão, personalizada por ele próprio para gerar essa imagem. Essa é a vantagem de ser open source.

Esse artigo foi sugestão do leitor Fábio, que inclusive escreveu um artigo sobre essa imagem no seu Blog. Agradeço ao Fábio pela dica.

Se você quiser conferir também, uma versão altamente experimental do Blender 2.50 foi divulgada no graphicall.org, mas já aviso. Essa versão é muito instável mesmo! Até hoje não consegui fazer essa versão preliminar funcionar, ele até mostra as janelas, em estilo semelhante ao Gimp, mas nada aparece. Caso você queira testar, fique avisado que é muito provável que não funcione!