Dryad: Gerador de vegetação gratuito para Blender, 3ds Max e outros

Como você faz para adicionar vegetação aos seus modelos 3d? Existem várias opções no mercado, desde ferramentas que geram modelos de árvores e arbustos, até bibliotecas de imagens para utilização em montagens na pós-produção de imagens. Se você é usuário do Blender, deve saber que em breve teremos um ótimo gerador de árvores oriundo do projeto Peach, mas os usuários de outras ferramentas 3d ficam a mercê de plugins ou bibliotecas pagas. Pois um projeto muito interessante, promete facilitar a criação de modelos de vegetação, para várias ferramentas 3d.

O projeto se chama Dryad, sendo de autoria de alunos da universidade de Stanford, como parte do grupo de pesquisas em ambientes virtuais. Ele é distribuído sob a licença GNU-GPL, podendo ser instalado livremente em qualquer computador. O material produzido pelo Dryad pode ser aproveitado em projetos acadêmicos e comerciais, sem nenhum tipo de restrição.

Dryad

Para fazer o download da ferramenta, visite esse endereço. Como ele funciona? O processo de criação é diferente, nele as árvores são criadas em um ambiente virtual, que abriga todos os modelos. Nós podemos navegar de maneira livre nesse ambiente virtual. É melhor experimentar do que falar, então recomendo que você faça um teste.

Qual o ponto negativo do projeto? Para usar o Dryad, os requisitos de hardware são altos, especialmente os da Placa de vídeo. Segundo a documentação oficial do projeto, para usar o Dryad é necessária uma placa de vídeo dedicada, com no mínimo 256 MB de memória. Ou seja, pessoas com placas integradas (onboard) ou com pouca memória para o vídeo, podem ter dificuldades em usar o software.

Por exemplo, tentei executar a ferramenta em um notebook com 64 MB de vídeo integrado, o resultado foi o esperado, acabou não funcionando.

Se você não tem problemas com hardware, esse é um ótimo gerador de vegetação, que pode ajudar muito na criação e ambientação de paisagens extensas. Caso você queira um render mais leve, recomendo o uso de imagens de vegetação, ao invés de usar modelos de árvores que deixam o modelo muito pesado.

Outra opção viável é adicionar a vegetação na pós-produção em ferramentas como o Photoshop ou Gimp, mas o trabalho de edição nas imagens, pode não compensar, divido ao tempo de edição necessário.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Dryad: Gerador de vegetação gratuito para Blender, 3ds Max e outros”

  1. Muito boa dica Allan, to vendo aqui o programa, mas até agora tudo bem viu! abraço!

  2. Olá, sou bióloga e me interessei prq trabalho com meio ambiente, e gostaria de mostrar a foto da área ao interessado, para que ele tenha noção de como ficaria sua paisagem florestada daqui 10 anos.
    Posso jogar esse recurso em foto atual ou só usando autocad, ele serve pro autocad map também?

    Obrigado Mônica

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *