Como você faz para adicionar vegetação aos seus modelos 3d? Existem várias opções no mercado, desde ferramentas que geram modelos de árvores e arbustos, até bibliotecas de imagens para utilização em montagens na pós-produção de imagens. Se você é usuário do Blender, deve saber que em breve teremos um ótimo gerador de árvores oriundo do projeto Peach, mas os usuários de outras ferramentas 3d ficam a mercê de plugins ou bibliotecas pagas. Pois um projeto muito interessante, promete facilitar a criação de modelos de vegetação, para várias ferramentas 3d.

O projeto se chama Dryad, sendo de autoria de alunos da universidade de Stanford, como parte do grupo de pesquisas em ambientes virtuais. Ele é distribuído sob a licença GNU-GPL, podendo ser instalado livremente em qualquer computador. O material produzido pelo Dryad pode ser aproveitado em projetos acadêmicos e comerciais, sem nenhum tipo de restrição.

Dryad

Para fazer o download da ferramenta, visite esse endereço. Como ele funciona? O processo de criação é diferente, nele as árvores são criadas em um ambiente virtual, que abriga todos os modelos. Nós podemos navegar de maneira livre nesse ambiente virtual. É melhor experimentar do que falar, então recomendo que você faça um teste.

Qual o ponto negativo do projeto? Para usar o Dryad, os requisitos de hardware são altos, especialmente os da Placa de vídeo. Segundo a documentação oficial do projeto, para usar o Dryad é necessária uma placa de vídeo dedicada, com no mínimo 256 MB de memória. Ou seja, pessoas com placas integradas (onboard) ou com pouca memória para o vídeo, podem ter dificuldades em usar o software.

Por exemplo, tentei executar a ferramenta em um notebook com 64 MB de vídeo integrado, o resultado foi o esperado, acabou não funcionando.

Se você não tem problemas com hardware, esse é um ótimo gerador de vegetação, que pode ajudar muito na criação e ambientação de paisagens extensas. Caso você queira um render mais leve, recomendo o uso de imagens de vegetação, ao invés de usar modelos de árvores que deixam o modelo muito pesado.

Outra opção viável é adicionar a vegetação na pós-produção em ferramentas como o Photoshop ou Gimp, mas o trabalho de edição nas imagens, pode não compensar, divido ao tempo de edição necessário.