Técnicas de iluminação para estúdio

Sempre que me fazem essa pergunta; como melhorar a iluminação dos meus modelos 3D e cenários? A minha reposta é sempre a mesma, estude como os fotógrafos iluminam estúdios e personagens. O nosso trabalho em ambientes 3d é muito parecido com o de cenografia, no sentido que temos um ambiente desprovido de luz e precisamos adicionar, além da câmera, uma série de luzes para distribuir e destacar alguns objetos no ambiente. Claro que as ferramentas de iluminação global ajudam muito, mas ainda é necessário um mínimo de planejamento. Ainda não inventaram um sistema, capaz de com um clique de mouse gerar a iluminação ideal.

Bem, se você quiser realmente melhorar as suas cenas, estude fotografia! Para ajudar nessa tarefa, descobri um web site muito interessante, com um workshop sobre iluminação de estúdio.

Fotografia em estúdio

No workshop, que mostra fotos de uma modelo em estúdio, cada fotografia é associada com uma imagem de bastidores. Funciona assim; depois que você analisa a fotografia, pode visualizar como as luzes foram organizadas no estúdio para gerar aquele efeito.

Mas como transportar isso para um ambiente 3D? Na verdade a transição não é automática, mas analisando com calma as fotografias, podemos tirar várias conclusões:

  • Um ponto de luz não resolve a iluminação
  • Ambientes reflexivos são fundamentais (Fundo branco)
  • Além do fundo branco, geralmente algum plano extra é posicionado para adicionar ou remover energia luminosa. Em algumas fotos aparece um plano branco e outro preto.
  • Alguns objetos como os guarda-chuvas são usados para auxiliar na ambientação da luz. Muitas vezes vários deles são adicionados a cena para ajudar.
  • Mesmo fotografias parecidas, apresentam pequenas diferenças na configuração das luzes.

Ok, mas ainda não ficou claro como transportar isso para o 3D?

Então vamos a algumas regras simples:

  1. Uma luz apenas não resolve
  2. Use artifícios para espalhar a luz, para evitar sombras fortes
  3. Fontes de luz com grande área de influência ajudam a espalhar a luz. (Spot e Area)
  4. Use luzes de cores diferentes, para ajudar a passar um efeito ou emoção à imagem

Uma coisa que você deve ter em mente, cada imagem ou cena requer um tipo de configuração diferente. O que sempre será um desafio para a sua criatividade, por isso é importante estar sempre observando e observando, como os fotógrafos trabalham.

Esse tipo de iluminação pode ser mais bem aplicado, no mercado publicitário, na divulgação de produtos. A iluminação de cenas para animação envolve outros problemas.

Mas isso é assunto para outro artigo.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

11 comentários sobre “Técnicas de iluminação para estúdio”

  1. Allan boa noite!Possuo uma canon EOS 500 com lente 28-200mm, faco fotos por hobby e gostaria de montar um pq studio em casa para fazer fotos e passar tempo.Onde posso comprar uma iluminacao usada e o que comprar para uma boa foto, digo as sombrinhas ou luzes, que poderia ser usado.Atenciosamente,Savio 81.9292.XXXX (Editado)

  2. olá allan éque sou estudante de desenho industrail da puc-rio e no momento to tentando fazer uma estagio que estao exigeindo conhecimento em fotografia de estudio…já estudei fotagrafia mas nao em studio vc saberia me indicar uma bom site de iluminação…valeu

  3. A Ekoban é uma loja completa nesse segmento, sem contar o atendimento e seriedade, recomendo.

    Abss á todos

  4. gostaria de saber mais sobre iluminação de istudio de video

  5. oi! encontrar um curso bom sobre iluminação de fotografias em studio fechado.

  6. Olá,td bem?
    vou montar um studio e não sei muito de iluminaçao
    será que vc poderia me dar algumas dicas?
    obrigada!

  7. Boa noite,
    Sou um fotógrafo amador, e gostaria de montar em minha casa um pequeno estudio fotográfico, andei pesquisando, mas como não entendo muito de iluminação e demais detalhes, fiquei com algumas dúvidas. Será que alguém pode ajudar-me?
    Vi esse kit no ebay e fiquei interessado, alguém pode dar-me uma orientação?
    Minha máquina é uma Cannon 350D.
    Obrigado.
    Célio – Cascais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *