O SketchUp é uma das ferramentas mais usadas para criar modelos 3d para arquitetura, mesmo que vários artistas ainda usem a ferramenta para os mais variados fins, como modelagem de robôs. A popularidade do SketchUp se deve a sua facilidade de uso e claro, a versão gratuita do software é um chamariz, quase que imbatível. Pois bem, uma das perguntas que mais recebo por e-mail, sobre o SketchUp consiste em dúvidas sobre como integrar os projetos desenhados em ferramentas CAD com ele. Por exemplo, como fazer para depois que importar um desenho 2d, usar esse desenho como base para o modelo 3d.

Para ajudar essas pessoas, descobri um ótimo vídeo, que mostra como é possível construir portas e janelas. Tudo usando como base um desenho 2d, previamente importado.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bXbyrZnqxOM

Modelagem de janelas e portas

Então, o desenho em CAD já está no SketchUp quando o autor do tutorial, começa a mostrar o processo de modelagem.

Como o tutorial está em inglês, farei alguns comentários sobre ele:

  • A primeira coisa que ele faz é acionar o modo x-ray para visualizar o interior das paredes. Nesse caso, as marcações do projeto 2D servem como referência, para que a modelagem fique mais fácil.
  • Depois de marcar uma linha guia, o autor usa a ferramenta de criação de retângulos para criar a abertura da porta.
  • Para que todas as aberturas tenham o mesmo tamanho, o autor copia o retângulo e cola no desenho. O próprio SketchUp alinha a forma com as superfícies. Então você não precisa se preocupar com a rotação das superfícies.
  • Caso seja necessário, você ainda pode usar a ferramenta de escala do SketchUp para alterar a largura dos retângulos.
  • Quando todas as portas estiverem nos seus respectivos lugares, use a ferramenta Push/Pull para abrir o “buraco” na parede.
  • Para as janelas o processo é o mesmo, apenas a proporção dos retângulos será diferente.

Assistindo ao vídeo, você perceberá como é fácil modelar no SketchUp. Fazer esse tipo de modelagem no Blender ou no 3ds Max, seria muito mais trabalhoso.

Mas e a renderização? Caso você queira usar uma suíte 3d para o render, o SketchUp pode exportar os seus modelos para vários formatos, inclusive alguns compatíveis com o Blender. Então, se você usa o SketchUp pelo fato dele ser gratuito, pode continuar com o mesmo princípio usando o Blender!