Tutorial SketchUp: Criando portas e janelas

O SketchUp é uma das ferramentas mais usadas para criar modelos 3d para arquitetura, mesmo que vários artistas ainda usem a ferramenta para os mais variados fins, como modelagem de robôs. A popularidade do SketchUp se deve a sua facilidade de uso e claro, a versão gratuita do software é um chamariz, quase que imbatível. Pois bem, uma das perguntas que mais recebo por e-mail, sobre o SketchUp consiste em dúvidas sobre como integrar os projetos desenhados em ferramentas CAD com ele. Por exemplo, como fazer para depois que importar um desenho 2d, usar esse desenho como base para o modelo 3d.

Para ajudar essas pessoas, descobri um ótimo vídeo, que mostra como é possível construir portas e janelas. Tudo usando como base um desenho 2d, previamente importado.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=bXbyrZnqxOM

Modelagem de janelas e portas

Então, o desenho em CAD já está no SketchUp quando o autor do tutorial, começa a mostrar o processo de modelagem.

Como o tutorial está em inglês, farei alguns comentários sobre ele:

  • A primeira coisa que ele faz é acionar o modo x-ray para visualizar o interior das paredes. Nesse caso, as marcações do projeto 2D servem como referência, para que a modelagem fique mais fácil.
  • Depois de marcar uma linha guia, o autor usa a ferramenta de criação de retângulos para criar a abertura da porta.
  • Para que todas as aberturas tenham o mesmo tamanho, o autor copia o retângulo e cola no desenho. O próprio SketchUp alinha a forma com as superfícies. Então você não precisa se preocupar com a rotação das superfícies.
  • Caso seja necessário, você ainda pode usar a ferramenta de escala do SketchUp para alterar a largura dos retângulos.
  • Quando todas as portas estiverem nos seus respectivos lugares, use a ferramenta Push/Pull para abrir o “buraco” na parede.
  • Para as janelas o processo é o mesmo, apenas a proporção dos retângulos será diferente.

Assistindo ao vídeo, você perceberá como é fácil modelar no SketchUp. Fazer esse tipo de modelagem no Blender ou no 3ds Max, seria muito mais trabalhoso.

Mas e a renderização? Caso você queira usar uma suíte 3d para o render, o SketchUp pode exportar os seus modelos para vários formatos, inclusive alguns compatíveis com o Blender. Então, se você usa o SketchUp pelo fato dele ser gratuito, pode continuar com o mesmo princípio usando o Blender!

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 comentários sobre “Tutorial SketchUp: Criando portas e janelas”

  1. Allan. Por Favor, como faço para exportar um desenho do sketchup para o 3Ds Max ??

    desde ja Obrigado .. reiterando a admiração sobre seus trabalhos .. abraçoss ..

  2. Olá Adriano,

    Para passar um modelo do sketchuop para o 3ds max, você precisará de um software para fazer a “ponte”. O Blender pode fazer isso para você. Exporte o modelo como KMZ no SketchUp e depois importe ele no Blender.

    Depois, exporte dentro do Blender para o formato 3ds. Agora, se prepare para lidar com uma grande quantidade de faces triangulares.

  3. Olá.
    Sou estudante de arquitetura e só trabalho com cad, porém estou tentando aprender o sketchup.
    Não consigo marcar com o measure as medidas em uma parede para poder fazer portas, também não consigo fazer o retângulo na face de uma casinha por exemplo.
    A marcação não fica na face, e também o retângulo ou o lápis só executam na horizontal.
    vc pode me ajudar………
    obrigada

  4. ola allan

    eu uso o skechup para modelar e o 3ds para renderizar, mas tenho um problema, qdo exporto pro 3ds ele manda quase tudo como um unico objeto e eu não consigo desagrupar no 3ds para aplicar as texturas, sendo que as mesmas se perdem na conversao.
    se puder me ajudar ….

    grato

  5. Olá

    Trabalho a bastante tempo com Auto Cad, agora estou praticando Sketchup, gostaria de saber se é possivel trabalhar no Sketchup usando os projetos do Auto Cad, e como fazer?

  6. A forma oficial para representar janelas e paredes é apenas esse “buraco”? Não precisa fazer o detalhamento, com massaneta e etc?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *