Clicky

Corel Draw X4

A corel lançou mais uma versão do seu popular software de ilustração vetorial, o Corel Draw X4 que seria o equivalente ao número 14 na contagem mais tradicional. Existem novidades significativas nessa versão? Vale à pena fazer o upgrade, caso você use alguma versão anterior? Na verdade, se eu tivesse que sugerir um upgrade de uma versão anterior do Corel, eu recomendaria que o artista migrasse para o Illustrator ou Inkscape.

Por incrível que pareça, o Corel Draw faz muito sucesso nas gráficas rápidas, o que faz a demanda por cursos e serviços relacionados a ele ser alto. Qualquer profissional que precise entrar no mercado de trabalho, na área gráfica de maneira rápida, precisa saber manusear o Corel.

Corel Draw X4

Eu particularmente não gosto do Corel, caso você queira trabalhar de maneira séria nessa área, tem que migrar para ferramentas como Illustrator. A maioria das agências e grandes empresas fogem do Corel.

Os motivos são os mais diversos:

  • O famoso problema da fidelidade de cores do Corel
  • Instabilidade e constantes travamentos
  • Perda de arquivos
  • Incompatibilidade com arquivos do Photoshop

Bem, alguns desses problemas foram sanados, como a compatibilidade com os arquivos do photoshop. A última versão do Corel que tive contato foi a 12, que até apresentou um ótimo sistema de Snap, que facilitava muito o processo de ilustração, mas ainda apresentava problemas com cores.

Ficou desanimado? Tudo vai depender das suas necessidades, não encarei isso como uma avaliação negativa geral. Esse é apenas um relato das experiências que já tive com o Corel, tanto profissionalmente como em sala de aula.

Se você ainda está interessado no Corel Draw X4, as novidades são poucas em termos de ilustração. Um dos motivos para a atualização é a compatibilidade com o Vista. Fora isso, algumas ferramentas foram melhoradas, para ajudar na criação de layouts para impressão, muita gente ainda usa o Corel para isso, fazer jornais e apostilas.

Se você quiser conferir a lista oficial de novidades, visite o web site da Corel com a lista completa. Pelo visto, o upgrade é recomendado apenas nos casos em que você está enfrentando problemas de compatibilidade com o Vista. Para sanar qualquer tipo de dúvida, recomendo fazer o download da versão Trial, que permite instalar e usar o Corel Draw X4 por um período de tempo limitado.

Ao menos assim, você pode conferir na prática se vale fazer o upgrade.

2017-04-11T11:03:15+00:00 By |Ilustração|56 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

56 Comentários

  1. Marcelo 25/01/2008 em 2:46 pm

    Allan,

    Acompanho o teu blog há bastante tempo e posso dizer que, para mim, é o melhor da categoria.

    Meus parabéns!!!

    Mas em relação ao Corel, devo discordar um pouco. Para mim, é uma das suítes com melhor custo-benefício existente, pois vem 2 programas poderosos, o CorelDRAW e o CorelPhotopaint. Ou seja, pode ser adquiridos por simples mortais. Se eu for adquirir o Ilustratator + Photoshop, vou gastar um caminhão de dinheiro. Tá certo tem o Gimp e o Inkscape, mas daí é outra conversa.

    Sobre o uso, daí vai depender do trabalho a ser realizado. Para a maioria dos trabalhos gráficos (Plantas humanizadas, Folders, Baners, etc.), a suite Corel consegue fazer sem problemas.

    Um abraço.

  2. André Diniz 31/01/2008 em 8:12 pm

    Deixa eu fazer uma defesa ao Corel: uso esse programa desde a versão 2 (!), e as críticas a ele que você listou já foram fato concreto, um dia. Mas esses problemas não ocorrem mais (ao menos de forma relevante) há umas 5 versões atrás.

    Quanto à recomendação pelo Inkscape, por mais entusiasta que eu seja dos softwares livres, ele, sim, tem todos os problemas listados (só não sei afirmar quanto à qualidade de cores). Além de ter bem menos recursos (que para 90% dos usuários do Corel não fazem falta nenhuma), ele ainda é extremamente instável quando usado no Windows (nunca usei a fundo em Linux, mas acredito que neste caso ele seja muito mais estável). Parta um profissional, é inviável trocar Corel pelo Inkscape.

  3. Eduardo 27/02/2008 em 4:32 pm

    Olha eu nunca perdi nada de arquivos do corel e tambem nem trava pra mim e nunca travou, isso é facil de resolver tenha bastante memoria e uma placa de video em seu pc, e tambem o corel tem sistema que você pode colocar mais memoria nele la em opções, exemplo se você tem 2gb de memoria no pc coloque no corel 1gb ae sim quero ver travar hehehe

  4. Daniel Spacof 23/03/2008 em 12:49 am

    Ahhh o CorelDRAW!
    Que Deus abençoe quem invertou este software!
    Uso o Corel desde a versão 11 e nunca ive o que reclamar dele, comigo nesses anos todos da pra contar nos dedos as vezes que ele travou. Eu não conheço nenhum software no mundo que tenha uma ferramenta vetorial melhor do que ele, fora a facilidade de criar qualquer tipo de forma neste programa, hoje eu estou tão viciado em Corel que não faço mais nada em quealquer outro software a não ser o Corel, textos no word? q nada uso o Corel! Tabelas ou formulários no Excel? q nada faço no Corel!
    Pra falar verdade só não uso o Corel para edição de Bitmaps(é claro) e para efeitos como pinturas esfumasadaso outros efeios, dizem por ai que o Illustrator é melhor nisso, mas pra isso eu uso o meu outro amigão o Photoshop!
    Eu so meio suspeito pra falar pois trabalho por volta de umas 10 horas por dia com esse programa, mas pra mim ele é imbatível!
    E sobre as mudanças todo ano é assim, dizem que são poucas, talvez realmente sejam, mas são sempre significativas e diminuem o tempo de trabalho! e outra, se muda muito estraga, deixa o “menina” do jeito que ele ta que ta bom! rsrsrsrs

  5. Jonatan L. Raphaelli 13/05/2008 em 5:18 pm

    Pessoal,

    Estou com alguns comandos e itens do Corel Draw X4 Br travados, não consigo fazer mais nada além de visualizar os trabalhos criados por mim, eu uso o Windows Vista Ultimate, o que será q houve?

    jonatan@visualemotion.com.br

    Obrigado pela atenção de todos.

  6. Luis Sérgio 22/05/2008 em 10:08 am

    Estou com o mesmo problema de comandos travados do Jonathan acima… alguém sabe como corrigir??? SOCORRO…

  7. Leonardo 03/06/2008 em 10:10 am

    Eu uso o Corel desde a versão5, nunca tive problemas.
    Muitos não gostão porque não aprofundaram no software,
    nunca tive problemas com cores no corel, apenas é questão de saber configurar o esuqma de cores e não julgar o software.
    Trabalho com intercalações com Corel e AdobeCS3 e sempre tive trabalhos com resultado final bastante satisfatório.
    Por isso eu sempre falo, “de vez julgar e criticar o software, procure aprofundar-se”!

  8. Christiano Flexa 06/06/2008 em 9:25 am

    Pois é… venho me unir aos defensores do Corel. Mas apenas do Draw, já que o Photoshop é imbatível.

    Uso o CorelDraw desde a versão 2, como o André, e devo dizer que TODOS os problemas que eu tive com arquivos do Corel. Ele era pouco viável para trabalhos mais longos, como revistas e tal, quando não suportava caixas de texto muito grandes… depois disso, ainda hoje monto revistas e todo o tipo de material gráfico no Corel sem a menor dor de cabeça. E converti muitos usuários do infame Pagemaker (um lixo quase completo).

    Esse preconceito contra o Corel vem de uma época em que sinônimo de trabalho profissional era Macintosh. E na época, para Mac, só tinha Illustrator. Não troco meu CorelDraw por nenhum outro software.. e me sinto nú quando sento num PC em que ele não está instalado!

  9. gustavo maciel 01/09/2008 em 6:00 pm

    bem, eu tenho um bom conhecimento em illustrator e corel draw, e dá pra perceber que so fala mal do corel quem nao sabe usar ele direito. eh fato que o illustrator tem mais recursos e tudo mais, mas a maioria desses é inutil na maioria dos trabalhos, sem contar que o corel permite uma agilidade ao se trabalhar que chega dah dó do illustrator.
    e nessa onda de que illustrator é para profissionais e corel para amadores, ja vi tanto trabalho pessimo feito em illustrator e tanto trabalho excelente no corel… ou seja, depende mesmo de quem tah usando….

  10. Garcia Junior 04/10/2008 em 2:36 pm

    Instalei essa semana a versão 14 do Corel. Parece que todas as versões pares são ruins e perdem algo em relação à anterior e olha que uso desde a versão 5. Problemas que detectei:
    1. A ferramente conta-gotas (que copia as propriedades de cores de um objeto), não copia mais um gradiente e sim uma cor do gradiente. Também não copia mais a propriedade do contorno do objeto. Pra ilustração isso atrapalhou muito.
    2. Já travou umas 3 vezes comigo e tive de refazer trabalho, a pior coisa que pode acontecer.
    3. O processo de exportação é ruin, a interface não colabora.

    Resultado, instalei o Illustrator CS3 e tô começando a treinar e tentando me livrar dos vícios do coreldraw aos poucos…

  11. Marcus Cesar 14/10/2008 em 9:42 am

    Parabéns pelo blog e pelo livro que usei para começar a aprender um pouco do Blender.
    Com relação ao Corel, devo confessar que já tentei usar o Ilustrator, mas não consegui, o Corel ele consegue ser muito mais pratico, faço impressão digital grandes formatos e tirando alguns problemas como por exemplo o PDF, consegue-se resolver tranquilamente, já testei impressões tanto no Photopaint como no famoso Photoshop, configurando corretamente não vi muita diferença, nem tampouco com o Ilustrator e Corel, levando em consideraçao o preço fico com o Corel Draw ele é pratico, e agiliza e muito o trabalho.

  12. Dimitrikx 25/10/2008 em 12:39 am

    Ola Allan,
    Estava nadando pela net e me deparei com meu blog.
    Tive rescentemente dois problemas na instaçao do corel x4.
    E quando entrei na sua pagina , tinha acabado de encontrar a solucao.
    Apos instalar o corel, nao dava parar entrar.
    Basta atualizar para sp1, tem a atualizacao no site da corel e resolve.Estou divulgando para vc se quizer divulgar, eu ainda não fiz meu blog.
    valew

  13. Alberto Cristiano 09/11/2008 em 7:21 am

    Caro amigo estou com alguns comandos do corel travados não consigo copiar e colar as opções aparecem em caixas mais escuras no menu.

    O nobre colega poderia me ajudar por favor ?

    Desde ja obrigado

  14. Alberto Cristiano 09/11/2008 em 7:24 am
  15. Arthur Magalhães 22/11/2008 em 11:57 am

    Buenas!

    Acabei de encontrar o blog!

    Instalei o corel x4 faz um mês, e como alguns relataram ai em cima, alguns comandos estão travados. No meu por exemplo, salvar não é possivel, nem exportar. 🙁
    Acho que a resposta devia ser postada aqui, para que mais precisar.

    Estou agora quererendo realmente trabalhar na indústria grafica, já fiz um curso ha um bom tempo de design gráfico mas nao tinha investido na area.
    Esotu aberto a sugestoes! Oq vcs acham que devo fazer pra conseguir um espaço. Sempre trabalhei em escritorio, parte administrativa, sou meio zé na área, então qlqer toque será bem vindo.

    Valeww!

    arth.p@hotmail.com

  16. Sergio Pires de Almeida 24/11/2008 em 8:51 am

    como fasso para colocar um comando de barra de um corel para o outro gostaria de copiar um atalho de comando de teclas de um corel para outro como fazer la em ( PERSONALIZAÇÃO, COMANDOS ).
    MUITO OBRIGADO

  17. Luiz Armando (PetrópolisRJ) 03/01/2009 em 3:33 pm

    Criei uma logomarca no Corel X4. Quando copia para Word, chega distorcido. Alguém sabe o motivo???

  18. Luiz Felipe 10/01/2009 em 5:25 pm

    Eustou com o mesmo problema de Arthur Magalhães e Alberto Cristiano. Alguns comandos do corel, como copiar, colar, salvar e exportar, estão sem funcionar. Os mesmos aparecem em caixas mais escuras no menu.

    Por favor, estou com um trabalho para entregar segunda feira e preciso de ajuda, o mais breve possível, para resolver esse problema.

    espero q alguém poste nesse blog como resolver isso.

    obg.

  19. NORMA 12/02/2009 em 4:50 pm

    olá,tô com o mesmo problema de todos.trava tudo
    Aonde consigo o SP1 por aqui?consigo baixar
    grata

  20. andrey 18/02/2009 em 10:45 am

    como faz pra fazer uma animação exportando como GIF
    qual a ferramenta que eu posso usar.

  21. marcio alencar 21/02/2009 em 9:17 am

    desafio a humanidade a fazer um programa que faça em 10 minutos o que faço em 10 segundos no COREL.
    “sem exagero”

  22. François Sauvage 08/03/2009 em 11:01 pm

    Corel é um programa mediocre, logo, como ele você só fará trabalhos mediocres. A não ser que você seja muito bom mesmo, e se for, pode ter certeza que você está sendo subutilizado.
    Eu dou-lhes um conselho, todos nós designers sonhamos em trabalhar num lugar legal, com gente legal, criativa, bonitas e inteligentes e ainda por cima aprender mais e mais, e além disso (até mesmo do salário) ter os trabalhos publicados e reconhecidos. Bem, se você pensa nisso, pode ter certeza que quando você chegar para essas pessoas e disser que usa CorelDraw elas vão rir de você, não na sua frente, claro, mas vai ficar o comentário, e se você fizer algo que não é legal, ou que é legal e ainda não é aceito, pode ter certeza que a culpa vai ser por você usar CorelDraw, ou seja, você será discriminado. Então, meu amigo, se pensa em evoluir comece a usar outras ferramentas menos o CorelDraw. Se sabe fazer algo legal lá, aprenda a fazê-lo também em outros aplicativos, principalmente nos produtos Adobe (infelizmente existe, sim, um certo monopólio) que são mais confiáveis e com maior compatibilidade entre eles e outros softwares.
    E vou ainda mais longe, aprenda a usar outras ferramentas e, sobretudo, aprenda a trabalhar com Mac, porque, se você for talentoso o suficiente pra chegar no topo, vai encontrar muito Apple na frente, e aí a conversa fica séria e profissional.
    Agora, se você acha que estou errado, perdoe-me e continue a trabalhar com sua gráfica de fundo de quintal e produzido sites para petshops, padarias, farmácias, avícolas e mercadinhos de bairro.
    Abraço.

  23. henrique 23/03/2009 em 11:26 pm

    só faltou citar um outro aplicativo que eh tao bom quanto o corel…

  24. Cris 17/04/2009 em 9:44 am

    tenho pena do François. “Corel é um programa mediocre, logo, como ele você só fará trabalhos mediocres”. Puxa…
    O profissional é descartável. Quem faz tudo é o software. Né? Não é. O profissional faz a diferença. Não importa se usa Corel Draw ou Illustrator. Quem acha que porque usa uma determinada ferramenta faz um trabalho melhor do que quem que utiliza outra, e está realmente convencido de que esse é o único motivo… bom. Acho melhor reavaliar a qualidade do trabalho. Ah, o Corel não trava. Pelo menos não os que eu uso. E (off-topic) Mac também trava, apesar de muitos jurarem que isso não acontece.
    Então, use a ferramenta que mais lhe apetece ou que estiver disponível onde você trabalha.

  25. Lucila 22/04/2009 em 10:01 am

    Estou com o mesmo problema que alguns aqui. Instalei o Corel e estava funcionando de boa, mas agora quando fui abrir, alguns botões estão travados como copiar, recortar, salvar, colar e importar se não me engano.
    Enfim, como faço para destravar? Alguém sabe a solução? 🙁

  26. Rena 27/04/2009 em 3:42 pm

    ESQUEÇA COREL, APRENDA ILLUSTRATOR!!!

    Tive q aprender Illustrator na marra, pois so sabia e gostava de Corel (desde a versão 7 ate a 14). Achei estranho no começo, mas agora q aprendei o Illustrator é de longe bem superior, funciona melhor e mais rapido e ainda tem p (windows, linux e mac).
    Não é como o corel q descontinuou o Corel p mac (fez uma pocaria com o 11) e depois desistiu.
    ADOBE É ADOBE, o corel é um bom programa, pena q nao pensa grande.

  27. Laila Juliana 04/05/2009 em 11:46 am

    Estoou com alguns comandos travados também e preciso MUITO DE AJUDA!

    Alguém descobriu como resolver???

    OBrigada!

    Meu email: laila_pp@hotmail.com

  28. ilton 16/05/2009 em 2:11 pm

    Ola como algumas pessoas ja relataram eu tbm estou com alguns comandos travados como salvar,exportar e outros, gostaria d saber como faço para destravar estes comandos

  29. Geann 21/05/2009 em 2:34 pm

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

    meu email: geann23@gmail.com

  30. Julio Cesar Esteves 18/06/2009 em 8:46 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

  31. Freed Sant´Anna 21/06/2009 em 2:08 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

    meu email: santanna.freed@gmail.com

  32. Fábio Goossen 09/07/2009 em 5:41 pm

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

    meu email: fabiogoossen@gmail.com

  33. Jonas 25/07/2009 em 11:15 pm

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

  34. Allan Poloniato 26/08/2009 em 10:15 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

  35. ricardo rodrigues 22/09/2009 em 10:43 pm

    estou com os mesmo problemas alguns botoes estao travados o que faço.

  36. Tamires Brito 23/09/2009 em 11:10 am

    Gente, pelo amor de Deus!!!!
    Alguns comandos do meu Corel também estão travados, não consigo salvar nenhum trabalho, alguém pode ajudar?

  37. Zeca 01/01/2010 em 7:11 pm

    Acho um certo exagero as comparações que fazem com estes softs. É verdade que o Corel dá pau mas nem tanto, uma ou duas vz por mês exagerando. Já vi o illustartor dá pau tb, é raro mas acontece. E tem problemas com fidelidade de cores no Corel tb, problema que pode ser contornado com boa vontade. Agora quando falamos de vetorização o Corel é imbatível. Vou citar só um exemplo na edição de nós: No Illustrator vc tem que ir nas ferramentas lateriais ou apertar P e clicar sobre a linha pra criar um nó, para deletá-lo tem ainda que clicar em -(menos); No Corel basta clicar duas vzs sobre alinha que tá criado o nó, clicando duas vzs sobre o nó e ele é deletado, simples não? Isso obviamente não é grande coisa, mas se juntarmos várias dessas pequenas coisas… No illustrator o duplo clique do mouse é quase inútil, um desperdício de recurso. Óbvio que o pacote da Adobe é mais profissional e o Illustrator leva vantagem nisso. Mas o Corel não é tão inferior assim. Isso já é preconceito.

  38. Bianca 06/03/2010 em 8:37 pm

    Não consigo salvar trabalhos no Corel, as ferramentas ‘salvar’, ‘salvar como’, ‘exportar’, entre outras estão bloquiadas ..Preciso de ajuda !Obrigada.

  39. fabiano 27/03/2010 em 11:54 am

    Otimo site. Vinte vezes a mesma pergunta e ninguem responde.

  40. Alexandre Mendes 06/04/2010 em 10:51 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

  41. Weder Clay 09/04/2010 em 9:38 am

    Esse assunto tá dando o que falar… hehehe

    Bom, quando lí pela primeira vez, eu achei estranho a dica de usar o Inkscape no lugar do Corel. Mas, fazendo alguns testes, realmente é perceptível a questão das cores.

    Recentemente enviei um trabalho para a gráfica em que utilizei a combinação de Inkscape, Gimp e Scribus. O resultado do impresso foi, praticamente, igual ao que eu via na tela e, para minha surpresa, ao abrir o arquivo PDF no Illustrator, as cores estavam muito parecidas com as do layout no Scribus. (*usei perfis de cores nos SL).

    Abrindo o mesmo arquivo no Corel, a diferença nas cores era drástica. O interessante é que já aconteceu de impressos ficarem com cores um pouco diferentes em trabalhos antigos feitos com o Corel.

    Não estou condenando o Corel e nem dizendo para substituí-lo, afinal eu o uso desde a versão 4 (bons tempos, corer RGB na tela, heheheh!!!). Porém, há um certo “conforto” por parte de muitos, que ao adotarem um software, acham que ele é mágico e fará tudo por ele.

    Experimentação, testes, conhecer os recursos. Cada software terá seus prós e contras. cabe ao designer escolher o que melhor lhe atenderá.

  42. Ricardo Souza 06/06/2010 em 10:56 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

  43. Raphael Leite 09/06/2010 em 6:44 pm

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

    por favor respondammm preciso muito do programa!

  44. andre ribas de almeida 10/06/2010 em 9:18 am

    estou com o mesmo problema acima citado, corel travando alguns botões, que posso fazer para resolver este problema, desde ja lhe sou grato.

  45. Eduardo 14/06/2010 em 3:10 pm

    muito bom!

  46. nidia 20/07/2010 em 5:25 pm

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

  47. Matilde Araújo 30/07/2010 em 10:42 am

    estou com o mesmo problema :(, instalei tudo certo, estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.help please!

  48. Richard 23/08/2010 em 10:12 am

    Tenho o mesmo problema que muitos, alguns botões estão inoperantes!!!! O que devo fazer????

  49. Fabiano G. Grillo 17/10/2010 em 2:10 pm

    olá Estou com alguns comandos e itens do Corel Draw X4 travados, não consigo fazer mais nada além de visualizar os trabalhos criados por mim, eu uso o Windows 7, como fasso para distravar?

    Fabiano

  50. Michelle Urias 18/10/2010 em 11:07 am

    Estou com o mesmo problema de otros o corel x4 travou alguns comandos tipo, copiar colar salvar, o devo fazer para arrumar? Fico no no aguardo se alguem puder ajudar.

    Obrigada

  51. Werner Soares 12/11/2010 em 9:46 am

    EM RELAÇÃO AO PROBLEMA RELATADO POR MUITOS AQUI
    Não sei porque não tem a resposta, talvez porque seja o tópico errado para a pergunta, mas aqui vai o que eu acho que seja:

    Quando você usa a versão de avaliação ela expira depois de um mês. Quando está expirada você não pode mais fazer coisas como salvar e exportar, mas pode continuar editando normalmente. Ou seja, serve pra treinar, aprender… mas não para criar mais nada pra usar, a não ser que dê um Print Screen.

    Se o software de vocês está registrado normalmente, procurem a Corel e relatem o problema. Se não está, tá explicado, seu programa não está com o registro validado.

    Um abraço.
    Werner

  52. Derek 17/01/2011 em 8:03 am

    Eita, que coisa mais ridícula! Corel Draw Travar? Tá de sacanagem não é não!

    Assim como os jogos exitem as compatibilidades do sistema e outros requisitos. Uso Corel Draw desde a versão 5 e vou te falar; a fidelidade de cor se destina ao produto final, se a impressão é CMKY toda a arte tem que está nas mesmas condições…rsrsr!!!
    É um Insulto apontar essas questões no Corel Draw, provavelmente o problema ai estava entre o teclado e a cadeira!!

    Fala sério!

  53. Lsistem 31/01/2011 em 8:37 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

    por favor respondammm preciso muito do programa!

  54. Eduardo Neres 10/03/2011 em 11:04 am

    Infelizmente vcs estão enrolados com essas cópias piratas …..

    Para usar seu corel vocês tem que comprar o Software com o novo sistema de atualização ele bloqueia numeros de registros duplicados para liberar so no suporte Corel Draw .. rs kkkkkk.

    Vamos colocar a mão no bolso … kkkkk

  55. Denize gomes 30/03/2011 em 7:55 pm

    Estou com alguns comandos travados no corel não consigo copiar e colar!
    O que fazer?

  56. bruno 27/01/2013 em 7:41 am

    Estou com o mesmo problema ja apresentados aqui. Instalei o Corel e estava tudo ok, mas agora, quando tentei abrir, alguns botões estão travados como, recortar, salvar, salvar como, exportar e outros.
    Alguém poderia me ajudar a solucionar esse problema.

Deixar Um Comentário