A corel lançou mais uma versão do seu popular software de ilustração vetorial, o Corel Draw X4 que seria o equivalente ao número 14 na contagem mais tradicional. Existem novidades significativas nessa versão? Vale à pena fazer o upgrade, caso você use alguma versão anterior? Na verdade, se eu tivesse que sugerir um upgrade de uma versão anterior do Corel, eu recomendaria que o artista migrasse para o Illustrator ou Inkscape.

Por incrível que pareça, o Corel Draw faz muito sucesso nas gráficas rápidas, o que faz a demanda por cursos e serviços relacionados a ele ser alto. Qualquer profissional que precise entrar no mercado de trabalho, na área gráfica de maneira rápida, precisa saber manusear o Corel.

Corel Draw X4

Eu particularmente não gosto do Corel, caso você queira trabalhar de maneira séria nessa área, tem que migrar para ferramentas como Illustrator. A maioria das agências e grandes empresas fogem do Corel.

Os motivos são os mais diversos:

  • O famoso problema da fidelidade de cores do Corel
  • Instabilidade e constantes travamentos
  • Perda de arquivos
  • Incompatibilidade com arquivos do Photoshop

Bem, alguns desses problemas foram sanados, como a compatibilidade com os arquivos do photoshop. A última versão do Corel que tive contato foi a 12, que até apresentou um ótimo sistema de Snap, que facilitava muito o processo de ilustração, mas ainda apresentava problemas com cores.

Ficou desanimado? Tudo vai depender das suas necessidades, não encarei isso como uma avaliação negativa geral. Esse é apenas um relato das experiências que já tive com o Corel, tanto profissionalmente como em sala de aula.

Se você ainda está interessado no Corel Draw X4, as novidades são poucas em termos de ilustração. Um dos motivos para a atualização é a compatibilidade com o Vista. Fora isso, algumas ferramentas foram melhoradas, para ajudar na criação de layouts para impressão, muita gente ainda usa o Corel para isso, fazer jornais e apostilas.

Se você quiser conferir a lista oficial de novidades, visite o web site da Corel com a lista completa. Pelo visto, o upgrade é recomendado apenas nos casos em que você está enfrentando problemas de compatibilidade com o Vista. Para sanar qualquer tipo de dúvida, recomendo fazer o download da versão Trial, que permite instalar e usar o Corel Draw X4 por um período de tempo limitado.

Ao menos assim, você pode conferir na prática se vale fazer o upgrade.