Caso você esteja acompanhando as novidades do Blender, deve estar ciente que um novo sistema de partículas está sendo preparado para o próximo lançamento do Blender. Ele inclusive está sendo aproveitando em várias imagens e animações, para gerar cabelos e pêlos de maneira mais realista. Esse sistema de partículas foi criado por um usuário do Blender chamado Jahka. Se você não o conhece, ele na verdade se chama Janne Karhu e estuda física, matemática e computação na Finlândia. Aproveitando a natureza aberta do Blender, ele resolveu escrever um novo sistema de partículas, com muito mais ferramentas e opções para animação.

Blender 3D - Partículas para cabelo digital

Como ele estuda física matemática, a parte teórica do comportamento das partículas não foi problema para ele.

O inconveniente com esse novo sistema de partículas é que a quantidade de opções foi praticamente quadruplicada. Então, se você já achava complicado usar as partículas se prepare para um significativo aumento na dificuldade.

Para ajudar a estudar as novas partículas, encontrei alguns recursos interessantes sobre esses sistemas de partículas. O primeiro consiste em alguns vídeos de demonstração, produzidos pelo próprio Jahka.

  • Tutorial sobre cabelo: Esse vídeo mostra algumas opções interessantes sobre edição e ajustes das partículas para criar cabelo. As opções básicas de criação de cabelo são exibidas em detalhes aqui.
  • Tutorial sobre edição de partículas: Nesse vídeo o Jahka mostra como usar o menu de edição para as partículas, que permite que você literalmente ajuste os cabelos gerados pelas partículas, de várias maneiras. Se você nunca ouviu falar sobre penteado digital, esse vídeo mostra como “pentear” as partículas e até fazer cortes com o mouse.

O outro recurso consiste em um guia muito bom, em formato PDF, mostrando o processo completo de configuração e ajuste das partículas para criar cabelos. Ele inclusive é mais específico que o vídeo, já que no tutorial o autor usa um personagem com exemplo, para aplicar e ajustar as partículas na superfície da cabeça. Não repare na beleza estética do personagem, ele é terrível, mas o conteúdo do tutorial é muito bom.

Para fazer o download do tutorial, visite essa página nos fóruns do Blenderartists.org.