Clicky

Novo visual e mais novidades em breve

Como você deve ter percebido, ontem à noite terminei de fazer a adaptação de um novo tema para o Blog. Um novo tema era necessário por vários motivos, o primeiro e mais simples de todos, eu já estava um pouco cansado do último que deixei no ar por mais de um ano! O segundo motivo é técnico, o tema antigo não era compatível com o novo WordPress 2.3.2, vários plugins e funcionalidades simplesmente não funcionavam. Eu testei durante um bom tempo em um servidor local, mas não consegui fazer funcionar. A solução foi escolher um novo visual.

Esse visual é totalmente diferente do antigo, mas mantém alguns dos tons que eu usava antigamente que são o preto e o verde. Assim a identidade visual fica preservada.

Com esse novo visual, posso considerar que o blog entra em uma nova fase, com os artigos de sempre e alguns projetos para breve. Ao longo das próximas semanas você vai perceber as mudanças, com a criação de mais tutoriais em vídeo, coisa que fazia com mais freqüência, mas nos últimos meses tem sido mais difícil fazer.

Junto com esses tutoriais, estou pensando em fazer um Videocast mensal. Eu até tentei fazer um podcast, mas para falar sobre 3d e computação gráfica, apenas usando áudio fica complicado.

Outra coisa que está meio parada são os cursos! Desde o começo de novembro do último ano não lanço nenhum curso novo. Bem, quero informar sobre os que estão em desenvolvimento:

  • Blender e Indigo para maquetes eletrônicas: Esse será um curso destinado a usuários que desejem usar o Indigo com o Blender, para produzir imagens ultra-realistas! Sim, estou pesquisando muito o funcionamento do Indigo há algumas semanas para poder montar esse curso. Não posse garantir uma data especifica para o lançamento, mas posso dizer que será no próximo mês.
  • SketchUp Intermediário: Mais um curso que dará continuidade ao curso gratuito de SketchUp. No primeiro momento eu mostrei algumas funcionalidades básicas, agora será abordada a construção de um projeto completo! Desde a importação do projeto em CAD até a finalização do modelo 3d. O prazo para o lançamento é o mesmo que o curso de Indigo, final de Fevereiro.
  • Curso gratuito de Wings 3D: Essa é mais uma iniciativa para divulgar a modelagem 3D com ferramentas open source, um curso básico de Wings 3D também está sendo preparado. O prazo para esse é mais complicado, mas acredito que em Março ele estará online.

Além desses projetos de material multimídia para o blog, também tenho algumas novidades em termos de projetos para livros. Uma das minhas metas para esse primeiro semestre, finalizar um livro de Blender sobre o desenvolvimento de animações interativas. Acho que esse tipo de livro iria complementar o Guia do Usuário, com o mesmo tipo de abordagem, mas para as ferramentas da Game Engine.

Eu já tenho um rascunho do sumário, agora só falta começar a trabalhar no rascunho dos primeiros capítulos. Um fator que complica um pouco o projeto, o lançamento do Blender 2.50 no meio do ano. Se eu quiser que o livro ofereça ferramentas e imagens atualizadas, só poderei providenciar a finalização do projeto, depois que a versão estável for lançada.

Enquanto o 2.50 não aparece, estou com planos de fazer algo em paralelo. Mas ainda tenho dúvidas sobre a viabilidade de cada um deles:

  • Livro de editoração eletrônica com Inkscape e Scribus
  • Livro sobre SketchUp
  • Livro sobre desenho em CAD com Software livre (QCAD ou VariCAD)

Esses são os projetos que tenho mais considerado, ao menos um escopo geral. Como eu imagino que aqui, temos uma comunidade, aceito sugestões para novos títulos. Lembrando que qualquer coisa, envolvendo Blender, estará fadada ao segundo semestre desse ano! Quero colocar em prática algo que estou pensando, desde a metade do último ano, começar uma carreira como escritor profissional. Mas para isso, preciso começar urgentemente a escrever mais livros, aqui no nosso país, infelizmente é necessário um número razoável de livros para poder se considerar profissional, e literalmente viver disso.

Bem, espero que tenham gostado das novidades e gostaria da opinião de vocês sobre os cursos, livros e tudo mais.

2017-04-11T11:03:14+00:00 By |Educação e EAD, Geral, Livros|12 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

12 Comentários

  1. Flávio Pontes 31/01/2008 em 10:07 am

    Definitivamente um livro de editoração com o Scribus e o Inkscape seria demais.

    Comprei o Guia do Usuário do Blender e me ajudou a migra profissionalmente para essa ferramente, já que agora eu uso Ubuntu e não pirateio mais nada!

    Com certeza o scibus + inkscape estaria na milha lista de compras!

    Se continuar com a mesma qualidade nos livros, a carreira decolará com certeza!

    Um grande abraço e obrigado pelo excelente material.

  2. Allan Brito 31/01/2008 em 10:10 am

    Olá Flávio,

    Editoração eletrônica é uma área muito carente de material mesmo. Até livros que falam de Indesign são complicados de achar.

    Está anotado o seu voto!

    Abraços

  3. Letícia Reinaldo 31/01/2008 em 12:21 pm

    Ola Allan!
    sou antiga aluna sua do unibratec…
    estou atualmente trabalhando com blender e sketchup para arquitetura e tenho muito o q agradecer pelo seu livro do blender e todos os tutoriais deste e do SKP!

    espero anciosa todas as novidades que estas preparando para este ano e agradeço novamente toda a dedicação aos que estão tentando ser “livres” dos softs pagos.

    um abraço

    http://menina3d.blogspot.com

  4. Rodrigo Santiago 31/01/2008 em 12:35 pm

    Oh my Blog! Muito obrigado Allan :), minhas vistas agradecem… Cara estou ancioso quanto ao seu livro abordando o Blender 2.50, mas é muita novidade… Espero que você faça um juntando o primeiro com o novo. Quanto ao Scribus e Inkscape (o Gimp também!), creio que a maior carência nossa que deseja migrar o design gráfico para o linux, seja a falta de material que aborde de forma mais clara, como CMYK, pré-impressão, etc. Outro dia estava testando uma conversão de uma ilustração de um cartão postal, que criei no Inkscape, para cmyk mas tem muito pouco material sobre em português e sem falar que é bem trabalhos ainda… Mas, conto com você. Abraço e parabéns ficou muito melhor.

  5. Henrique Zorzan 31/01/2008 em 2:17 pm

    Olá Allan, quando entrei no blog até fui olhar o endereço se tinha digitado certo! 😉 Mas é isso mesmo, ano novo, blog novo! Quanto aos cursos de blender e indigo e os videos tutoriais vou ficar a espera! 😉 E também espero algumas visitas ao meu blog, sabe que sua opinião nos meus trabalhos sempre contaram muito! Afinal de contas muita coisa aprendi contigo e com seu Livro. Abraços…

  6. Bruno Mendes 31/01/2008 em 2:50 pm

    Comecei a acessar seu site há pouco, e já posso dizer que valeu a pena pq me ajudou a escolher um tema pra trabalhar na minha monografia (Sistemas de Informação e Design).

    Gostei muito do layout novo, deu a impressão de estar mais leve, mas se aceita opinião, aumenta as margens do conteudo interno, tá meio embolado 😛

    É só isso por hora.
    Abraços.

  7. Allan Brito 31/01/2008 em 4:40 pm

    @Bruno: Fico feliz em ajudar. Realmente ainda tenho que fazer pequenos ajustes no CSS, mas nos próximos dias eu termino de instalar e configurar os últimos plugins e esses ajustes.

    @Rodrigo: Acho que esse tipo de material é fundamental para solidificar as ferramentas livres como real opção para profissionais gráficos. Já faz um bom tempo que estou fazendo pesquisas para montar os assuntos. Aguarde que esse é um projeto que me interessa muito.

    @Leticia: Eu lembro de você Letícia, fico feliz que você tenha adotado ferramentas livres para trabalhar. Pode apostar que vou continuar incentivando sempre o uso de ferramentas livres!

    @Henrique: Já estava na hora de mudar! hehehe Por mais que tenha procurado um layout com tons escuros, para ficar parecido com o antigo, mas não achei nenhum legal. Eu estou devendo algumas visitas mesmo no seu blog, mas já assinei o feed dele e prometo visitar mais vezes. 🙂

  8. Otávio tatasoka 04/02/2008 em 11:14 pm

    Nossa, levei um susto quando entrei…agora já entendi a mudança…gostei do novo tema, só não ficou muito bom onde tem os escrtios porque eles invadem a faixa amarela mais escura, mas isso é detalhe!

    Abraços!

  9. Allan Brito 07/02/2008 em 9:28 am

    Ontem terminei de fazer alguns ajustes no novo tema. O “sangramento” do texto na barra lateral foi resolvido. Fora isso a indicação dos comentários estava na posição errada. Agora ele renderiza na posição correta! As indicações de links relacionados ainda não está instalado, mas no final de semana resolvo isso.

  10. Ricardo V. Roehe 18/03/2008 em 10:06 pm

    Oi, Allan!
    Confesso que preferia o tema antigo. Realmente o achava mais bonito (aquela espiral já era marca registrada =P), limpo (com menos poluição visual, menos propagandas) e mais legível (pois na minha opinião, fundos escuros facilitam a leitura). Tens como testar um fundo menos “brilhante”? =P

    No mais, o conteúdo se mantém no mesmo nível de sempre: fantástico! Parabéns pelo blog! Leitura obrigatória para a comunidade Blenderiana!

    Abraço.

  11. Jennifer Payne 03/06/2009 em 3:22 pm

    Caro Allan,

    Scribus + Inkscape pleaseeee

    Você conhece algum livro sobre inkscape (pode ser em inglês mesmo))

  12. Lucia Cabete 17/04/2010 em 2:59 pm

    Olá, Allan!
    Acompanho o seu site há algum tempo e tenho dois livros escritos por você.
    Sou ilustradora profissional, e gostaria de sugerir dois títulos carentes no mercado: Livro Inkscape e Livro Scribus; Ambos no estilo do Gimp e Blender.
    Seria ótimo para o trabalho com estes programas. Faço parte de alguns fóruns de discussão e o pessoal é muito carente de tutoriais destes softwares.
    Caso venha se interesar por uma por uma nova editora, me avise por e-mail. Eu lhe envio o e-mail e o telefone da pessoa responsável pelo editorial na editoras: Caki Books e na Gato Sabido; Ambas do Rio de Janeiro.
    Um grande abraço.
    Lucia

Deixar Um Comentário