Como você deve ter percebido, ontem à noite terminei de fazer a adaptação de um novo tema para o Blog. Um novo tema era necessário por vários motivos, o primeiro e mais simples de todos, eu já estava um pouco cansado do último que deixei no ar por mais de um ano! O segundo motivo é técnico, o tema antigo não era compatível com o novo WordPress 2.3.2, vários plugins e funcionalidades simplesmente não funcionavam. Eu testei durante um bom tempo em um servidor local, mas não consegui fazer funcionar. A solução foi escolher um novo visual.

Esse visual é totalmente diferente do antigo, mas mantém alguns dos tons que eu usava antigamente que são o preto e o verde. Assim a identidade visual fica preservada.

Com esse novo visual, posso considerar que o blog entra em uma nova fase, com os artigos de sempre e alguns projetos para breve. Ao longo das próximas semanas você vai perceber as mudanças, com a criação de mais tutoriais em vídeo, coisa que fazia com mais freqüência, mas nos últimos meses tem sido mais difícil fazer.

Junto com esses tutoriais, estou pensando em fazer um Videocast mensal. Eu até tentei fazer um podcast, mas para falar sobre 3d e computação gráfica, apenas usando áudio fica complicado.

Outra coisa que está meio parada são os cursos! Desde o começo de novembro do último ano não lanço nenhum curso novo. Bem, quero informar sobre os que estão em desenvolvimento:

  • Blender e Indigo para maquetes eletrônicas: Esse será um curso destinado a usuários que desejem usar o Indigo com o Blender, para produzir imagens ultra-realistas! Sim, estou pesquisando muito o funcionamento do Indigo há algumas semanas para poder montar esse curso. Não posse garantir uma data especifica para o lançamento, mas posso dizer que será no próximo mês.
  • SketchUp Intermediário: Mais um curso que dará continuidade ao curso gratuito de SketchUp. No primeiro momento eu mostrei algumas funcionalidades básicas, agora será abordada a construção de um projeto completo! Desde a importação do projeto em CAD até a finalização do modelo 3d. O prazo para o lançamento é o mesmo que o curso de Indigo, final de Fevereiro.
  • Curso gratuito de Wings 3D: Essa é mais uma iniciativa para divulgar a modelagem 3D com ferramentas open source, um curso básico de Wings 3D também está sendo preparado. O prazo para esse é mais complicado, mas acredito que em Março ele estará online.

Além desses projetos de material multimídia para o blog, também tenho algumas novidades em termos de projetos para livros. Uma das minhas metas para esse primeiro semestre, finalizar um livro de Blender sobre o desenvolvimento de animações interativas. Acho que esse tipo de livro iria complementar o Guia do Usuário, com o mesmo tipo de abordagem, mas para as ferramentas da Game Engine.

Eu já tenho um rascunho do sumário, agora só falta começar a trabalhar no rascunho dos primeiros capítulos. Um fator que complica um pouco o projeto, o lançamento do Blender 2.50 no meio do ano. Se eu quiser que o livro ofereça ferramentas e imagens atualizadas, só poderei providenciar a finalização do projeto, depois que a versão estável for lançada.

Enquanto o 2.50 não aparece, estou com planos de fazer algo em paralelo. Mas ainda tenho dúvidas sobre a viabilidade de cada um deles:

  • Livro de editoração eletrônica com Inkscape e Scribus
  • Livro sobre SketchUp
  • Livro sobre desenho em CAD com Software livre (QCAD ou VariCAD)

Esses são os projetos que tenho mais considerado, ao menos um escopo geral. Como eu imagino que aqui, temos uma comunidade, aceito sugestões para novos títulos. Lembrando que qualquer coisa, envolvendo Blender, estará fadada ao segundo semestre desse ano! Quero colocar em prática algo que estou pensando, desde a metade do último ano, começar uma carreira como escritor profissional. Mas para isso, preciso começar urgentemente a escrever mais livros, aqui no nosso país, infelizmente é necessário um número razoável de livros para poder se considerar profissional, e literalmente viver disso.

Bem, espero que tenham gostado das novidades e gostaria da opinião de vocês sobre os cursos, livros e tudo mais.