Clicky

Novidades sobre o desenvolvimento do Blender 2.50 e a versão 2.46

Nas últimas semanas muitas novidades sobre o Blender apareceram em fóruns e nos web sites do projeto Peach. Como foram muitas notícias, resolvi fazer um artigo único sobre essas novidades, para agilizar a disseminação desses conteúdos. Eu ainda não pude testar várias dessas novidades, pois as compilações de teste ainda não foram “unificadas”, por exemplo, algumas estão disponíveis apenas para versões destinadas a Mac OS. Até que o pessoal faça a bondade de compilar alguma versão para Linux ou Windows, não poderei testar nenhuma das ferramentas, estou sem acesso a Mac`s.

Vamos as novidades, a primeira que irei comentar, se chama SunSky. Um patch muito interessante que permite simular propriedades físicas com a luz do tipo Sun. Por enquanto, apenas os usuários de Mac podem testar a ferramenta, mas um cara muito louco, chamado Chris fez um vídeo mostrando um pouco do patch. Ele não é o autor da ferramenta, mas compilou uma versão para testes. Não repare no vídeo, o cara é muito louco mesmo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7uy9tN9dg9Q

SunSky Patch

Repare que na opção atmosphere, podemos configurar vários aspectos da luz. Assim que sair uma versão para Linux ou Windows, prometo fazer um artigo sobre a ferramenta.

Parece que uma versão 2.46 do Blender será mesmo lançada, isso estava na pauta da reunião semanal que os desenvolvedores, envolvidos com o Blender tiveram no último dia 27. Além do patch para implementar o SunSky, outras novidades interessantes foram divulgadas na ata da reunião:

  • Projeto para simulação de músculos: Um projeto para implementar simulação de músculos para animação. Ainda é apenas uma idéia, sem nada concreto para mostrar, mas pode render ótimos frutos melhorar o leque de recursos para animação.
  • Pynodes: Os desenvolvedores mostraram interesse em implementar os Pynodes na versão 2.46.
  • Simulação de roupas: Uma ferramenta para simular roupas está em desenvolvimento há um bom tempo, será que agora ela será lançada? Ao que parece o desenvolvimento da ferramenta teve algum avanço. (No site existe um vídeo para download, mostrando um exemplo da simulação)
  • Experimento com Antialiasing: No texto eles mencionam um experimento que o Ton Roosendal está fazendo com a opção OSA do Blender.

No final eles ainda comentam que o desenvolvimento de novas ferramentas para o projeto Peach foi encerrado. Agora eles estão dedicados apenas na revisão do que foi desenvolvido, para deixar o Blender estável. Infelizmente algumas coisas que a equipe gostaria de implementar, ficará para outra oportunidade.

Uma parte do atraso no lançamento do Blender 2.50 é o projeto Peach, que está tomando quase que totalmente o tempo do Ton Roosendal. Tudo bem que está atrasando o desenvolvimento, mas o benefício que o projeto peach está trazendo ao Blender, mais que compensa o atraso no desenvolvimento.

Para encerrar esse artigo, deixe-me indicar uma leitura interessante. Nas últimas semanas encontrei uma discussão inusitada nos fóruns da Newtek, desenvolvedores do lightwave, em que os usuários do Lightwave estavam reclamando que o Blender possui ferramentas de modelagem por curvas, melhores que a do próprio Lightwave. Isso mesmo! O pessoal estava com inveja do Blender! Visite o link e veja a discussão, a desculpa de alguns usuários é que o Lightwave é focado em modelagem por subdivisão, então não precisa de ferramentas de modelagem para curvas.

Eles têm razão em reclamar, afinal a licença do Lightwave custa aproximadamente 1000 dólares e o Blender é gratuito. Quem sabe alguns até não começam a usar o Blender, eventualmente. Está na hora da Newtek começar a providenciar algumas atualizações.

2017-04-11T11:03:14+00:00 By |Blender 3D, LightWave, Vídeos|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. Henrique Zorzan 01/02/2008 em 9:25 pm

    O blender promete sem dúvida nenhuma! Quanto aos usuarios do Lightwave uma solução: Mudança para o Blender! 😉 Eu já tinha visto algns videos do Cris, ele realmente tem um parafuso a menos mas são videos sempre interessantes 😉 Abraços.

  2. Rodrigo Flausino 02/02/2008 em 8:24 am

    Muito bom o artigo, e te dou uma sugestão interessante (relacionado com este lance do Lightwave): você poderia publicar um artigo sobre as ferramentas do Blender que são melhores do que as ferramentas similares dos softwares comerciais. Assim os usuários poderiam aproveitar melhor o uso de várias delas para agilizar e melhorar um processo de composição de animações/jogos/etc.

    Por fim gostei do novo layout e vamos ver se não sumo de novo das leituras de 3D do meu feed!

    Até a próxima!

  3. Laila 04/02/2008 em 8:55 am

    Ola, Allan. Eu estava buscando informacoes sobre o Blender no Google e me deparei com o seu site. Gostaria de parabeniza-lo pelo excelente material. Eu estou dando os primeiros passinhos no Blender, mas um dia eu chegarei la. Obrigada e mais uma vez, parabens.

    Tudo de bom e viva o Blender! =)

  4. kleydson 30/04/2009 em 9:20 am

    caro allan brito, desde criança eu era facinado por desenhos animados, até ter uma grande ideia e falei pra mim mesmo: Que tal eu fazer o meu proprio desenho? Mais… como ?! foi ai que eu comecei a pesquisar e achei o blender 2.48. na primeira vista eu measustei por não saber mecher e era muito complicado pensei até em desistir. Mais quando eu vir seus tutorias na you tube foi uma grande ajuda pra mim, agora eu ja sei mexer em alguns botões, mais não é o suficiente, eu queria baixar ums script pra meu programa ficar completo e não to conseguindo. presizo de uma ajudinha sua rs obrigado pela atenção .
    um abração do seu maiso fã

  5. yara 15/10/2009 em 3:54 pm

    onde posso baixar o blender 2.50?

  6. yara 15/10/2009 em 4:08 pm

    Onde posso baixar o blender 2.50,e quais as vantagens de baixá-lo

Deixar Um Comentário