Nas últimas semanas muitas novidades sobre o Blender apareceram em fóruns e nos web sites do projeto Peach. Como foram muitas notícias, resolvi fazer um artigo único sobre essas novidades, para agilizar a disseminação desses conteúdos. Eu ainda não pude testar várias dessas novidades, pois as compilações de teste ainda não foram “unificadas”, por exemplo, algumas estão disponíveis apenas para versões destinadas a Mac OS. Até que o pessoal faça a bondade de compilar alguma versão para Linux ou Windows, não poderei testar nenhuma das ferramentas, estou sem acesso a Mac`s.

Vamos as novidades, a primeira que irei comentar, se chama SunSky. Um patch muito interessante que permite simular propriedades físicas com a luz do tipo Sun. Por enquanto, apenas os usuários de Mac podem testar a ferramenta, mas um cara muito louco, chamado Chris fez um vídeo mostrando um pouco do patch. Ele não é o autor da ferramenta, mas compilou uma versão para testes. Não repare no vídeo, o cara é muito louco mesmo:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=7uy9tN9dg9Q

SunSky Patch

Repare que na opção atmosphere, podemos configurar vários aspectos da luz. Assim que sair uma versão para Linux ou Windows, prometo fazer um artigo sobre a ferramenta.

Parece que uma versão 2.46 do Blender será mesmo lançada, isso estava na pauta da reunião semanal que os desenvolvedores, envolvidos com o Blender tiveram no último dia 27. Além do patch para implementar o SunSky, outras novidades interessantes foram divulgadas na ata da reunião:

  • Projeto para simulação de músculos: Um projeto para implementar simulação de músculos para animação. Ainda é apenas uma idéia, sem nada concreto para mostrar, mas pode render ótimos frutos melhorar o leque de recursos para animação.
  • Pynodes: Os desenvolvedores mostraram interesse em implementar os Pynodes na versão 2.46.
  • Simulação de roupas: Uma ferramenta para simular roupas está em desenvolvimento há um bom tempo, será que agora ela será lançada? Ao que parece o desenvolvimento da ferramenta teve algum avanço. (No site existe um vídeo para download, mostrando um exemplo da simulação)
  • Experimento com Antialiasing: No texto eles mencionam um experimento que o Ton Roosendal está fazendo com a opção OSA do Blender.

No final eles ainda comentam que o desenvolvimento de novas ferramentas para o projeto Peach foi encerrado. Agora eles estão dedicados apenas na revisão do que foi desenvolvido, para deixar o Blender estável. Infelizmente algumas coisas que a equipe gostaria de implementar, ficará para outra oportunidade.

Uma parte do atraso no lançamento do Blender 2.50 é o projeto Peach, que está tomando quase que totalmente o tempo do Ton Roosendal. Tudo bem que está atrasando o desenvolvimento, mas o benefício que o projeto peach está trazendo ao Blender, mais que compensa o atraso no desenvolvimento.

Para encerrar esse artigo, deixe-me indicar uma leitura interessante. Nas últimas semanas encontrei uma discussão inusitada nos fóruns da Newtek, desenvolvedores do lightwave, em que os usuários do Lightwave estavam reclamando que o Blender possui ferramentas de modelagem por curvas, melhores que a do próprio Lightwave. Isso mesmo! O pessoal estava com inveja do Blender! Visite o link e veja a discussão, a desculpa de alguns usuários é que o Lightwave é focado em modelagem por subdivisão, então não precisa de ferramentas de modelagem para curvas.

Eles têm razão em reclamar, afinal a licença do Lightwave custa aproximadamente 1000 dólares e o Blender é gratuito. Quem sabe alguns até não começam a usar o Blender, eventualmente. Está na hora da Newtek começar a providenciar algumas atualizações.