Tutorial Blender: Script para importar múltiplos arquivos PNG com transparência

Já faz um bom tempo desde a última vez que tive tempo de gravar um tutorial em vídeo, sobre algum recurso novo do Blender. Pois ontem encontrei um pouco de tempo para fazer o primeiro de 2008, que será com certeza o primeiro de uma série. Dessa vez o recurso escolhido do Blender, para assunto do tutorial foi um Script em Python chamado Import 2D Cutout Images, que é extremamente útil na importação de imagens no formato PNG com fundo transparente.

Não vou comentar muito sobre o Script aqui, para isso que eu gravei o vídeo, então caso você se interesse eis o vídeo:

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=vXC5pFVf71s

Interessante não é? Para qualquer pessoa interessada em trabalhar com animação 2d ou maquetes eletrônicas, o Script é uma mão na roda! Uma coisa que me esqueci de comentar no vídeo, caso você opte por não usar essa ferramenta o procedimento para importar o mesmo arquivo é:

  • Criar um plano com as mesmas proporções da imagem. Nesse ponto essas proporções podem não ficar exatas e depois será necessário fazer ajustes na escala.
  • Aplicar uma textura no plano, com a imagem desejada.
  • Ajustar a escala da imagem, para que a representação não fique desproporcional a imagem da textura

Todo esse processo precisa ser repetido, para cada imagem. Então fica evidente o benefício para quem usar o Plugin. Bem, para fazer o download do mesmo, visite esse link, nos fóruns do BlenderArtists. Repare no artigo, quando você for fazer o download que o autor do Script, tinha como objetivo específico as animações 2D.

Além desse tutorial, para a próxima semana estou preparando mais alguns vídeos com guias para Scripts do Blender. Existem ferramentas extremamente úteis desenvolvidas por artistas e programadores, para o Blender, mas a maioria não possui documentação ou guias tanto em língua inglesa ou em português. Claro que isso é uma ótima oportunidade para uma série de tutoriais em vídeo, mostrando alguns desses Scripts.

Para as pessoas que quiserem fazer o download do tutorial, no em formato MP4 próprio para Ipod ou qualquer player portátil que suporte esse formato, pose usar esse link. São aproximadamente 9 MB com 8 minutos de vídeo. Esse é o mesmo vídeo do YouTube, faça o download apenas se for necessário ou mais conveniente para você.

Só mais um detalhe, caso você esteja se perguntando; como encontrar aquelas árvores com fundo transparente? Simples, leia esse artigo em que falo sobre uma biblioteca com imagens de árvores e pessoas já com canal alpha delimitado.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “Tutorial Blender: Script para importar múltiplos arquivos PNG com transparência”

  1. olá allan gostria de saber como faço para fazer o download desse “import cutout imges”, pois ele está como bloco de nota; será que tenho que recortar e colar? pois o resto – onde tenho que colocá-lo – sua video deixou bem claro. abraço!

  2. Baixei a versão do Blender 2.49 e não tem a pasta Scripts, gostaria de baixar o Script Caliper 1.4. do Site Macouno. O que devo fazer é necessário fazer download do Python? qual?

  3. faz um tutorial do blender 2.70 como modelar um personagem pois eu não estou conseguindo modelar no 2.70

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *