Para aqueles que estão ansiosos com o possível lançamento do Blender 2.46, podem ficar mais animados! O próximo lançamento do Blender está oficialmente em B-Con 3. Para quem não conhece essa sigla, ela representa os estágios pelos quais as novas versões do Blender passam antes do lançamento de uma versão estável.

Caso você tenha começado a usar o Blender recentemente, a fundação Blender marca o desenvolvimento de novas versões com ciclos, identificados pelo B-Con X em que o X é substituído por um número de 1 a 5.

Blender 2.46 B-Con 3

Para ficar mais claro e explicar exatamente o significado dessa sigla, para os usuários mais recentes do Blender, aqui vai uma breve lista com o significado de cada fase no ciclo de desenvolvimento:

  • B-Con 1 – Após um lançamento: Essa fase acontece logo após o lançamento de uma versão estável. O objetivo aqui é procurar possíveis bugs ou problemas no último lançamento. Nada muito importante acontece em termos de novidades aqui.
  • B-Con 2 – Definindo novas ferramentas e projetos: Depois de certo tempo, os desenvolvedores começam a pensar nas novas ferramentas ou projetos para o próximo lançamento. Essa fase é caracterizada pelos lançamentos de ferramentas ou projetos, que muitas vezes não são implementados ou então aparecem esporadicamente em compilações de teste.
  • B-Con 3 – Lançamento do Release Candidate agendado: Essa é a fase em que estamos agora! Nessa fase os desenvolvedores agendam o lançamento do Release Candidate, que representa uma versão preliminar da próxima versão do Blender. Aqui geralmente acontece o concurso para escolher a Splash Screen da próxima versão.
  • B-Con 4 – O SVN é bloqueado e o RC é testado em busca de Bugs: Com a data de lançamento para o público é disponibilizado para os usuários uma versão release candidate. Agora é hora de testar!
  • B-Con 5 – Lançamento: Pronto! Com os bugs corrigidos, agora a fundação Blender pode disponibilizar a versão oficial e estável do Blender.

Com base nessas informações, podemos concluir algumas coisas:

  • Em breve o concurso para a Slaph Screen estará disponível
  • O lançamento da próxima versão do Blender está muito próximo!
  • A data prevista para o B-Con 4 é o dia 21 de Março (Isso ainda não é confirmado, até o projeto pode sofrer atrasos)
  • Alguns dias depois, o projeto entra em B-Con 5, trazendo um possível lançamento para a primeira quinzena de Abril

Bem, se você quiser ter uma boa idéia sobre o que será o próximo Blender, visite o graphicall.org para fazer o download de uma das versões de teste. Nesse final de semana até uma nova compilação, muito completa foi disponibilizada no graphicall. Ainda estou analisando todos os recursos, então aguardem tutoriais e análises das novas ferramentas para breve. Por enquanto, confira a Splash Screen com arte do projeto Peach.