Blender 3D: Atualização no novo gerenciador de camadas

Todos estão esperando pelas novidades do aguardado Blender 2.46, ou como algumas pessoas estão chamado essa próxima versão como “Peach Blender”, algumas ferramentas ainda não entraram no SVN e provavelmente não devem fazer parte desse lançamento, mesmo que sejam extremamente úteis. Por exemplo, o novo sistema de gerenciamento de camadas (layers) ainda está em fase experimental. Por isso, precisamos ainda fazer o download de uma versão experimental da ferramenta, no graphicall.org para poder testar. Essa semana, mais uma atualização da ferramenta foi lançada, mas pouco mudou.

Para mostrar como funciona essa nova opção de gerenciamento de camadas, resolvi dedicar o meu vídeo da semana para a ferramenta.

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://www.youtube.com/watch?v=F_9Pjfvt9B8

Interessante não é?

Agora aqui estão algumas informações importantes:

Esse tipo de ferramenta coloca funções parecidas a de uma ferramenta CAD no Blender, quem trabalha com maquetes eletrônicas ou qualquer projeto que envolve uma quantidade razoável de objetos, sabe o quanto é importante ter controle sobre a visualização dos mesmos.

Quando preciso trabalhar em algum projeto completo, com uma grande quantidade de objetos as camadas às vezes acabam atrapalhando mais que ajudando. Principalmente quando você esquece em qual camada um determinado objeto está. Com esse novo sistema de gerenciamento, aquela prática comum de ficar ligando e desligando as camadas, até que apareça a camada em que um objeto está, ficará no passado.

Mas não se anime muito, provavelmente só veremos essa ferramenta no Blender 2.50, ou versão posterior. Esse gerenciador ainda não entrou no SVN.

Fora esse vídeo, estou trabalhando em um tutorial para mostrar o novo sistema para simular roupas do Blender, que já está disponível no SVN. Esse sistema é um pouco diferente do que estávamos acostumados, ao menos no web site oficial do desenvolvedor, tínhamos a impressão que esse sistema seria um modificador. Mas para nossa surpresa ele apareceu como uma ferramenta, junto com as partículas e softbodies.

Para quem não agüenta esperar, pode conferir algumas das mudanças para o Blender 2.46 no release notes que está sendo preparado na Blender Wiki. Sim, para se preparar para o próximo lançamento uma lista com as novidades e os respectivos links para páginas que falam sobre as ferramentas está em desenvolvimento! Para acessar a lista na Blender Wiki, visite esse link.

Mas lembre; a lista ainda está em construção.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Blender 3D: Atualização no novo gerenciador de camadas”

  1. Legal o tuto, estou esperando isso a um bom tempo. Mas será que eles não pensaram em embutir isso no Painel “Outliner”?! o.O
    Acho que os Layers poderiam ser as raízes das pastas, e os sub-ítens seriam o objetos, etc… Acho que ficaria mais lógico do que usar um painel pra isso, não?
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *