Os recursos de edição e composição em 3d apresentados no Photoshop CS3 Extended são uma mão na roda, para qualquer profissional que trabalha com 3D e tem disponível o Photoshop para os seus trabalhos. Muitos desses recursos ainda são pouco utilizados, devido à falta de tutoriais sobre os mesmos. A maioria dos artistas ainda se concentra em criar tutoriais de photoshop com foco na pintura e edição de fotografias. Bem, se você quiser aprender mais sobre esses recursos, encontrei um ótimo web site que é dedicado a publicar dicas sobre como trabalhar com os recursos 3d do photoshop.

photoshop 3d

Isso mesmo! O 3D Layer tem uma lista de vídeos e tutoriais, mostrando como usar os recursos do Photoshop para edição 3D. A maioria dos tutoriais está em vídeo, veja uma lista com alguns dos títulos e assuntos que eles abordam:

  • Digitalizando uma escultura: Esse tutoria mostra como digitalizar em 3d uma escultura, usando como base uma série de fotografias.
  • Integrando um modelo 3d com uma foto – Vaso: Aqui temos um tutorial que mostra os segredos e técnicas para integrar um modelo 3d de um vaso, com a foto de um ambiente.
  • Integrando um modelo 3d com uma foto – Automóvel: Pode até parecer o mesmo assunto do tutorial anterior, mas aqui o autor vai mais longe e mostra algo realmente avançado. Ele usa um modelo de carro, para compor com uma fotografia de uma rua. Até ai tudo bem, mas e se eu disser que a rua está toda molhada, como se estivesse chovendo? Pois o tutorial mostra como fazer a integração de maneira perfeita, com sombras e tudo mais.
  • Usando a ferramenta de perspectiva – Loja de departamentos: Além das possibilidades com uma simples composição, o photoshop tem agora opções para manipular de várias maneiras os pontos de fuga de uma perspectiva. Aqui temos um tutorial que mostra como ajustar esses pontos para integrar uma gôndola, inexistente a uma loja real (fotografia).

Para fazer o download desses tutoriais é necessário acessar esse endereço. Agora você não tem mais desculpa para dizer que não sabe usar os recursos 3D do CS3. O problema agora é encontrar um lugar com o CS3 Extended disponível, aqui na faculdade em que ensino o pessoal ainda usa o CS2.