Na grande maioria das indicações de tutoriais ou textos que faço aqui, me refiro a material técnico sobre 3D, escrito por artistas ou então tutoriais e análises de minha autoria. Pois hoje indicarei um tipo de material de outra natureza, pesquisas científicas! Já devo ter comentado aqui em artigos anteriores, que um dos meus objetivos esse ano é ingressar em um mestrado, mas para poder começar a pensar em algo desse gênero, preciso elaborar um pré-projeto de pesquisa. Isso envolve a busca de referências e outros trabalhos científicos, que possam estar relacionados à minha linha de pesquisa.

Trabalhos pesquisa 3D

Não preciso dizer que o meu trabalho de pesquisa envolve computação gráfica, mais especificamente o Blender! Bem, ainda é cedo para passar detalhes sobre essa pesquisa, mas posso dizer que as idéias estão surgindo.

Como parte do trabalho de pesquisa para referências, encontrei o ótimo repositório de documentos e material chamado de domínio público. Como o próprio nome diz tudo hospedado lá é de domínio público. Existe uma parte do sistema que permite pesquisar apenas dissertações e teses de mestrado, foi lá que encontrei duas dissertações de mestrado que tem aplicação direta na iluminação de cenas em 3D.

Os títulos das dissertações são:

  • Iluminação cênica com elemento modificador: A autora dessa dissertação se chama Bárbara Suassuna Bent Valeixo Mont Serrat, que fala sobre a iluminação cênica (teatro) que é extremamente útil para ambientes 3D. Devemos lembrar que o palco do cenário e o espaço 3D dos nossos softwares são idênticos em termos de iluminação. Quando retiramos todos os pontos de luz, temos a escuridão total, mas ao adicionar sistematicamente pontos de luz, o cenário vai ganhando formas. Esse é um estudo científico de como a iluminação e o seu posicionamento, podem influenciar nas emoções e valorizar os elementos existentes no palco. Se você tem pouca, ou nenhuma, experiência com iluminação esse texto é um ótimo começo. Para fazer o download, visite esse endereço. O arquivo PDF tem 93 páginas.
  • Aplicação da teoria das cores em ambientes virtuais para arquitetura e design de interiores: O nome é praticamente auto-explicativo! A autora dessa dissertação se chama Angélica Pereira Marsicano Tavares, sendo direcionada para a área de maquetes eletrônicas e simulação de projetos, antes da execução. Se você trabalha com visualização, mas não conhece muito sobre teoria de cores e as maneiras de aplicar e combinar essas cores em ambientes, pode se aproveitar das informações apresentadas nessa pesquisa. Para fazer o download do PDF, com 101 páginas, visite esse endereço.
  • Simulação computacional para projeto de iluminação em arquitetura: Mais um projeto de pesquisa envolvendo iluminação, em minha opinião um dos mais úteis para quem não conhece absolutamente nada sobre iluminação, já que primeiro apresenta aspectos físicos do comportamento da luz. Depois de apresentar esses conceitos, a autora da dissertação Sílvia Garcia Tavares, mostra a relação disso com o projeto de ambientes. Para quem quiser melhorar o seu embasamento na iluminação de ambientes, esse trabalho é ótimo. Para fazer o download do PDF com 183 páginas, visite esse endereço.

Mesmo que alguns desses trabalhos de pesquisa não tenham sido realizados, com o claro objetivo de serem utilizados em ambientes 3D, qualquer artista envolvido com Blender, 3ds Max, Maya ou qualquer suíte 3D pode se aproveitar dos dados e referências apresentados nos trabalhos. Lembre que não é só o texto apresentado que pode ajudar, visite as referências, livros indicados e outros materiais indicados nos trabalhos para aprender cada vez mais.

Leia com calma os textos, eles não são tutoriais, mas sim trabalhos científicos, com forte embasamento teórico. Você precisará ler e interpretar o material, para adaptar os conhecimentos na sua ferramenta 3D.

Obs: Será necessário se cadastrar no sistema para efetuar o download dos arquivos.