Teste de materiais 3D com Blender e YafRay

Várias atividades consomem um tempo considerável na produção de uma imagem em 3D, dentre essas atividades está o teste de materiais, que geralmente é realizado apenas durante a execução de um projeto. Esses testes consistem na configuração exata dos parâmetros dos shaders e reflexões dos materiais. O problema com esses testes é que eles muitas vezes se misturam com os testes de render, o que acarreta uma enorme perda de produtividade. Imagine a seguinte situação, você tem uma cena que demora cinco minutos para renderizar em baixa resolução, para testar os parâmetros de dez materiais, apenas com um render teste para cada material, seriam necessários cinqüenta minutos só de render!

Como acelerar esse processo? Podemos montar uma biblioteca de materiais, para consultar no momento em que estamos construindo uma cena. Existem até as chamadas cenas teste, que são características de cada ferramenta e renderizador. Várias ferramentas como V-Ray, Mental Ray, Indigo e YafRay, disponibilizam cenas que têm como propósito permitir que o artista avalie um material ou textura, sobre uma superfície complexa.

Durante muito tempo procurei a cena modelo do YafRay, para poder fazer testes com o Blender e criar uma boa biblioteca de materiais. Desde que achei essa cena, sempre que tenho um tempo sobrando, tento montar novas combinações de materiais, para que durante um projeto eu tenha uma boa base de materiais para pesquisa. Você também quer essa cena para testar configurações? Pois aqui está o link para fazer o download dessa cena.

Quando renderizamos a cena, vemos a seguinte imagem:

Material metálico no Blender e YafRay

A cena é simples, sendo composta por um cubo com algumas lâmpadas do tipo área, posicionadas estrategicamente nas faces internas do cubo. No arquivo estão presentes também as texturas usadas na imagem.

Cena de teste no Blender para YafRay

O processo de utilização dessa cena é simples, basta selecionar os elementos da geometria de teste, que possui uma quantidade pequena de vértices, mas superfícies curvas e complexas, para testar o comportamento dos materiais com a luz. Assim que você selecionar o objeto, configure o material e pressione F12, para que o render inicie. Essa cena é própria para o YafRay e YafaRay, mas com alterações na estrutura da iluminação, pode ser utilizada com o Render padrão do Blender também.

Se você não sabe por onde começar, visite essa discussão nos fóruns do YafRay, para visualizar várias configurações de materiais para o YafaRay.

Use essa cena para construir a sua biblioteca, para que durante um projeto você não perca tempo “chutando” as configurações.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

10 comentários sobre “Teste de materiais 3D com Blender e YafRay”

  1. Eu estou aprendendo o blender, comprei seu livro q he muito bom por sinal, mas ate hoje tenho uma dificuldade, ja sou usuario do 3d max e um pouco de maya, mas no blender nao aprendi ate hoje como criar biblioteca de material e nem como carregar uma biblioteca. Se possivel poderia me explicar como se faz isso no blender?
    Obrigado!

  2. Esse Yaf(a)ray promete, já andei testando umas vezes e é bem rápido mesmo, apesar de ter conseguido poucos resultados bons nele, e mais com o modo phótons. Vou aguardar a versão estável pra poder usá-lo, pois ficar usando 2 versões diferentes do blender em projetos pra valer, é meio arriscado.

  3. Alan.. sou seu fã cara, assim como todos que usam o Blender… aprendi mto com seu livro. Hoje posso dizer que meus projetos estão bem mais complexos depois que comprei seu livro. Ja fiz o download desta cena… será de grande utilidade pra mim já que valorizo e mto o render interno. Não que eu não goste dos render externos… mas ultimamente venho descobrindo o poder do render interno.

    Valeu cara! Abraços e mto sucesso pra ti brother!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *