Você achava que apenas o 3ds Max receberia uma atualização? A Autodesk também está se preparando para atualizar o AutoCAD, para a sua linha de produtos 2009. O chamado AutoCAD 2009 marca uma das primeiras grandes mudanças, na interface da ferramenta dos últimos anos. Assim como a Microsoft fez com o seu Office 2007, a Autodesk agora também baseia a interface do AutoCAD em abas (Ribbon), de maneira idêntica ao Office. Isso mesmo! Se você não gostou da interface do novo Office, se prepare para passar a usar essa mesma organização, caso você decida usar o AutoCAD 2009.

Para exemplificar a organização da nova interface, encontrei esse ótimo vídeo que mostra essa mesma interface em ação:

AutoCAD 2009

Interessante, não é? Mas calma você não será obrigado a usar essa nova interface, algumas pessoas que já usaram versões de avaliação do AutoCAD, reportaram que é possível usar a estrutura antiga, ou uma versão híbrida das duas interfaces, com as abas e menus.

Alguns web sites especializados estão publicando listas com as principais novidades dessa versão, compilei uma pequena lista com as principais novidades dessa versão do AutoCAD, mas se você quiser conferir uma lista mais completa, sugiro esse endereço.

Vamos à lista:

  • Navegação 3d aprimorada: Agora existem mais ferramentas e janelas para auxiliar na navegação em modelos 3d.
  • Pré-visualização de layouts: Lembra da ferramenta de layouts para impressão? Ela foi melhorada, permitindo que seja possível ver o desenho existente no layout. Antes tínhamos apenas a exibição do nome correspondente ao Layout.
  • Gravador de ações: De maneira semelhante ao que acontece no Office, podemos gravar ações semelhantes a macros. Ele não usa VBA, mas tem função semelhante.

Com a atenção voltada para as mudanças na interface, muitos usuários deixam um pouco de lado essas novidades em termos de ferramentas.

Mesmo assim, essa atualização tem outro objetivo, que é deixar a ferramenta totalmente compatível com o Windows Vista. Várias empresas e usuários estavam reportando problemas de compatibilidade entre o AutoCAD 2008 e o Vista. Inclusive já recebi e-mails de amigos, me questionando os procedimentos para fazer o AutoCAD 2008 funcionar sem problemas com o Vista, infelizmente muitos deles foram obrigados a fazer downgrade para o XP.

Assim que encontrar mais tutoriais em vídeo sobre o novo AutoCAD, publico uma lista com os respectivos comentários.