Não canso de repetir, quem trabalha com 3d precisa aprende rum mínimo de fotografia para melhorar a qualidade das suas imagens. Para ajudar nesse processo, descobri um curso básico de fotografia, totalmente gratuito para ajudar nos estudos de quem esteja interessado em se aperfeiçoar. Para melhorar ainda mais o fato do curso ser gratuito, ele também aborda técnicas gráficas básicas. Claro, não espere um conteúdo multimídia refinado, o curso é bem completo, mas praticamente tudo é baseado em textos e imagens. A parte gráfica poderia ser melhor, mas para um conteúdo gratuito está de bom tamanho.

Curso gratuito de fotografia

Todo o conteúdo é dividido em 14 capítulos, abordando temas diferentes da fotografia e da atividade. No final desses 14 capítulos, ainda existem um glossário e exercícios de fixação.

Como de costume, fiz uma pequena lista com o título de cada capítulo e o tema que cada um aborda:

  1. Teoria da luz e princípios óticos: Antes de entrar nos assuntos sobre fotografia, o curso aborda aspectos sobre origem e tipos de luzes. Além disso, as distorções causadas pelas lentes de máquinas fotográficas são abordadas também.
  2. Materiais sensíveis a luz: Aqui temos um assunto exclusivo da fotografia, com uma abordagem sobre papéis e materiais sensíveis a luz.
  3. Filtros para fotografia: Aqui temos uma introdução aos filtros fotográficos, usados no processo de revelação de fotos.
  4. Câmeras e controles: Nesse capítulo, temos uma introdução aos principais tipos de câmeras e os controles existentes para cada um desses tipos.
  5. Técnicas básicas de fotografia: Aqui temos uma parte interessante para artistas 3D, essas técnicas básicas de fotografia podem ser usadas tranquilamente nos nossos softwares como Blender, 3ds Max e outros. Mesmo que você não faça o curso todo, consulte o conteúdo desse capítulo!
  6. Planejando um trabalho: Aprenda aqui os passos necessários para planejar um trabalho em fotografia.
  7. Retratos em estúdio: Esse capítulo aborda os passos e equipamentos necessários para tirar fotos em estúdio.
  8. Direitos autorais em fotografia: Um ótimo assunto para artistas 3d também, aprenda a lidar com os direitos autorais das suas imagens. A maioria dos tópicos não tem relação com a legislação Brasileira, mas mesmo assim o assunto é interessante.
  9. Química básica para fotógrafos: Esse curso é focado para a fotografia tradicional, por isso que um básico de química é apresentado. Nada de tecnologia digital.
  10. Revelação tradicional: Você sabe como revelar uma foto, pelo processo tradicional? Esse capítulo do curso fala sobre isso.
  11. Revelação em preto e branco: Técnicas para gerar imagens em tons de cinza.
  12. Revelação em cores: Técnicas para gerar imagens coloridas.
  13. Gerenciando movimentação nas fotografias: Essa é uma parte interessante do curso, que também pode ser aproveitada em ambientes 3d. O curso fala sobre controles de exposição e técnicas para tirar fotos em movimento.
  14. Considerações finais: Aqui é feito um apanhado geral sobre os assuntos abordados no curso, assim como o encerramento.

Pronto! Agora você não tem mais desculpas, para dizer que não conhece técnicas de fotografia. Mesmo não sendo a fotografia da era digital, com esse curso é possível ter uma ótima noção de como funcionam as técnicas e o trabalho de um fotografo.

Para acessar o curso, visite esse link.