Que o Blender tem uma Game Engine integrada à maioria dos usuários já conhece, mas que ele é a base para uma série de projetos de código aberto, envolvendo a criação de gráficos para jogos, pouca gente sabe. Inclusive, esse é um dos principais objetivos do projeto Apricot em conjunto com o Crystal Space; consolidar o Blender como plataforma de produção de gráficos para jogos. Eles estão certos, a Engine do Blender nunca teve o objetivo de servir como plataforma de desenvolvimento para jogos complexos. Mas sim, prover aos artistas e usuários do Blender a possibilidade de criar animações interativas, sem a necessidade de programar.

Bem, deixando um pouco a filosofia do Blender de lado, voltemos ao assunto principal do artigo. Encontrei um excelente projeto, criado em moldes parecidos com o Apricot. Esse projeto se chama VDrift, que consiste em um jogo de corrida que é desenvolvido com uma Engine chamada Vamos physics engine. Essa é uma engine própria para simular comportamentos físicos de automóveis. Sendo mais especializada, o tempo de implementação é menor.

Vdrift - Vamos - Blender 3D

Para quem está estudando desenvolvimento de jogos, projetos como esse são um prato cheio! Como é tudo distribuído sob a licença GPL, qualquer pessoa pode consultar o código fonte do jogo para fins acadêmicos e até mesmo comerciais.

O melhor não é isso, a maioria dos gráficos de jogo são elaborados no Blender, com um auxilio em algumas vezes do SketchUp também. Nos fóruns de usuários, no web site do jogo, existem inclusive discussões sobre a melhor maneira de projetar e modelar carros e pistas para o projeto. Tudo pode ser consultado e copiado livremente.

Quer saber como eles fazem os modelos dos carros? Visite esse endereço, para visualizar o projeto de um carro desenvolvido por um artista para o jogo. Ele mostra algumas imagens do render para o carro, além de disponibilizar o arquivo do Blender para download gratuito. Caso você tenha interesse, pesquise os mesmos fóruns para achar modelos de pistas e dos outros carros usados no jogo.

Ah! Não deixe de fazer o download do jogo para experimentar também, afinal de contas é preciso avaliar o projeto sob todos os aspectos!