VDrift: Jogo de corrida de código aberto, com gráficos do Blender!

Que o Blender tem uma Game Engine integrada à maioria dos usuários já conhece, mas que ele é a base para uma série de projetos de código aberto, envolvendo a criação de gráficos para jogos, pouca gente sabe. Inclusive, esse é um dos principais objetivos do projeto Apricot em conjunto com o Crystal Space; consolidar o Blender como plataforma de produção de gráficos para jogos. Eles estão certos, a Engine do Blender nunca teve o objetivo de servir como plataforma de desenvolvimento para jogos complexos. Mas sim, prover aos artistas e usuários do Blender a possibilidade de criar animações interativas, sem a necessidade de programar.

Bem, deixando um pouco a filosofia do Blender de lado, voltemos ao assunto principal do artigo. Encontrei um excelente projeto, criado em moldes parecidos com o Apricot. Esse projeto se chama VDrift, que consiste em um jogo de corrida que é desenvolvido com uma Engine chamada Vamos physics engine. Essa é uma engine própria para simular comportamentos físicos de automóveis. Sendo mais especializada, o tempo de implementação é menor.

Vdrift - Vamos - Blender 3D

Para quem está estudando desenvolvimento de jogos, projetos como esse são um prato cheio! Como é tudo distribuído sob a licença GPL, qualquer pessoa pode consultar o código fonte do jogo para fins acadêmicos e até mesmo comerciais.

O melhor não é isso, a maioria dos gráficos de jogo são elaborados no Blender, com um auxilio em algumas vezes do SketchUp também. Nos fóruns de usuários, no web site do jogo, existem inclusive discussões sobre a melhor maneira de projetar e modelar carros e pistas para o projeto. Tudo pode ser consultado e copiado livremente.

Quer saber como eles fazem os modelos dos carros? Visite esse endereço, para visualizar o projeto de um carro desenvolvido por um artista para o jogo. Ele mostra algumas imagens do render para o carro, além de disponibilizar o arquivo do Blender para download gratuito. Caso você tenha interesse, pesquise os mesmos fóruns para achar modelos de pistas e dos outros carros usados no jogo.

Ah! Não deixe de fazer o download do jogo para experimentar também, afinal de contas é preciso avaliar o projeto sob todos os aspectos!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

4 comentários sobre “VDrift: Jogo de corrida de código aberto, com gráficos do Blender!”

  1. eu baixei esse jogo mais ai nu fim da instalação ele da um erro diz que não pode encontrar o arquivo OpenALL.32 e diz que se reinstala da certo jah reinstalei 300x e não tá dando alguem pode me ajudar ?
    msn=matthyzinho@hotmail.com

  2. Cara esse jogo é simplismente um LIXO!
    Ele não tem realidade nenhunma,as texturas ficam mt apagadas e a textura do carro fica acessa demais!
    Não tem fisica nenhuma no carro pra virar é mais dificil do que freiar aquele carro nem pareçer que freia,se tivesse pelo menos uma Dirigibilidade estilo Need For Speed Underground 1,melhora ae!
    Jogabilidade:5 Muito ruim e Direção
    Graficos:6 Ficou tudo MT ruim mas pelo menos as texturas vao com o ambiente!
    FLWS!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *