Adobe Director 11

Foi com uma sensação de nostalgia que vi o anuncio da Adobe, sobre o lançamento de uma nova versão do Director, que depois de vários anos, esquecido e deixado de lado ganha a sua tão esperada versão 11. Mas o que é o Director? O que ele faz? Não é fácil encontrar pessoas ou empresas que usam o Director, por isso mesmo ele me gerou junto com o AutoCAD, uma demanda em uma escola técnica que me direcionou a ministrar aulas na área de computação gráfica. Quando comecei a usar o Director, ele ainda estava na versão 7 e era de propriedade da Macromedia.

Adobe Director

Para explicar melhor o que o Director faz, vou fazer uma analogia com uma ferramenta mais conhecida, o Flash. Você, caso trabalhe com computação gráfica, deve saber o que faz o Flash. Se não sabe, ele produz animações e aplicações interativas para a internet. Pois o Director faz exatamente a mesma coisa, para mídias físicas como o CD. Quando as conexões de banda larga ainda eram raras e o vídeo não internet, ainda não tinha sofrido o impacto do YouTube, usar o Director era a única opção de algumas empresas para produzir aplicações multimídia ricas.

O Director tem vantagens muito interessantes em comparação com o Flash, para a área de multimdía:

  • Compatível com os principais formatos de vídeo e áudio
  • Ambiente 3d interativo nativo
  • Linguagem de programação integrada (LINGO)
  • Caso você não queira usar LINGO, ele suporta JavaScript também
  • Permite criptografar os arquivos fonte e gerar arquivos auto-executáveis
  • Compatível com vários tipos de arquivos visuais

Quem usa o Director sabe, ele é extremamente pobre na criação de conteúdo. Todas as ilustrações e imagens devem ser produzidas externamente.

Um mercado que fazia muito uso para o Director, era o de aplicativos educacionais e aqueles CD`s promocionais de filmes que acompanhavam um trailer ou vídeo sobre a produção. Em casa eu tenho vários CD`s com o logotipo “Made with Macromedia“, que eram feitos com o Director.

É muito difícil usar o Director? Na verdade não, ele é mais simples que o Flash, sendo inclusive indicado para pessoas que estão estudando animação, antes do Flash. Mas isso é difícil de implementar, a licença do Director é muito mais cara que a do Flash. Sem falar que o mercado para esse tipo de aplicação é muito restrito nos dias de hoje.

Se você quiser saber mais sobre novo Adobe Director 11, que não apresenta grandes novidades sob a antiga versão, visite esse link. Caso você queira conferir alguns ótimos tutoriais de Director, visite esse endereço.

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

5 comentários sobre “Adobe Director 11”

  1. Bom dia Allan! estou estudando sobre aplicativos educacionais e estava procurando sobre artigos que falassem sobre o adobe director e me guiei até aqui. Você sabe me dizer se esta ferramenta é a melhor para criar estes cd´s educativos? conhece alguma outra?
    Desde já agradeço!

  2. Por favor uma ajuda.
    Sou desenvolvedor do sistema Director a mais de 6 anos.
    Comecei com o Director MX da Macromedia e fui migrando ate o Director 11 – agora da Adobe.
    Entretanto, por motivos de ordem particular, estive parado por um ano aproximadamente.
    Como tenho a compra da licença do Director 11 não me preocupei, pois sabia que a hora que precisasse poderia fazer um download novamente.
    Mas agora a adobe colocou o Director 11.5 e tirou o Director 11.
    Nesta volta quero usar o meu Director 11 do qual tenho a licença.
    Entretanto não encontro onde baixar o mesmo.
    Pergunto como faço para usar o Director 11. ?
    Grato Samoel Bianeck.

  3. Olá Allan, se me recordo bem vc ensinou na uni em recife???? pois bem, conheço bem o director trabalho com ele faz um tempo, criei meu cartão digital nele, porém estou tendo problemas com os controles de video, onde posso achar ajuda???

  4. ola allan vejo que voce e muito esperiente com o director eu tenho visto algo no director que me impreciona jogos leve.

    allan voce sabe me dizer se no director da pra desenhar em 3 dimensoes ou se tem algum plugin de blender para formato dcr? desde ja agradeço vlw

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *