Teste de materiais com Blender 3D e Indigo

Depois que eu publiquei o artigo falando sobre o teste de materiais com o Blender e YafRay, recebi vários e-mails solicitando o mesmo tipo de arquivo para o Indigo. Eu tinha o arquivo com a cena de teste “oficial” do Indigo, mas acabei perdendo esse arquivo em alguma migração de dados ou BackUp. As mensagens que recebi me fizeram pesquisar um pouco por novas cenas de teste para o Indigo, o que resultou na cena que estarei disponibilizando hoje. Essa cena é de autoria do drBouvierLeduc, o mesmo usuário responsável pelo ótimo tutorial sobre criação de grama com o Blender 3D e Indigo.

Teste de materiais com Blender e Indigo

Impressionante não é? Para fazer o download da cena, visite esse endereço.

Antes que você vá com muita sede ao pote, devo alertar que o processo de renderização com o Indigo é diferente do YafRay, caso você não o conheça. Ele funciona de maneira semelhante ao Maxwell Render, baseado em física real. Isso gera imagens com nível de realismo impressionante, mas que consomem uma quantidade razoável de memória e processamento.

Então, se você quiser fazer o download dessa cena para testar e criar uma pequena biblioteca de materiais, com o Indigo, recomendo que tenha um pouco de paciência primeiro para trabalhar com o mesmo. Outro complicador para o Indigo, você terá que fazer ajustes no XML da cena para gerar o material desejado. Sim! Essa cena foi gerada pelo Blender, mas o autor só disponibilizou o arquivo XML para que os materiais sejam criados. Então será necessário editar o código!

Ficou desanimado? Leve em consideração o resultado final da sua renderização, assim que você contemplar o seu render foto realístico, todo esse trabalho de configuração fica para trás.

Se você quiser uma ajuda, visite esse endereço com algumas ótimas dicas sobre como configurar os materiais do Indigo, diretamente no arquivo XML. Procure pelos links sobre “Materials Settings”.

Aproveitando esse artigo sobre o Indigo, uma nova versão do Blendigo foi lançada recentemente e estou fazendo os devidos testes nessa versão, para poder escrever um pequeno tutorial sobre as melhorias e coisas que ainda não havia divulgado por aqui. Então aguarde por novidades para breve.

Boa renderização!

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 comentários sobre “Teste de materiais com Blender 3D e Indigo”

  1. Allan, não consegui baixar a cena no endereço que você postol, será que está com algum problema?

  2. Allan
    Consegui baixar em outra tentativa, obrigado.
    Agora, eu tenho uma duvida, sou novo nesse assunte, estou trabalhando em uma maquete eletronica, modelando no SketchUp e importando no blender, qual seria a melhor opção de renderização? Yafray ou Indigo? há!!! por falar nisso voce sabe onde eu encontro um tutorial para rendeizar com o Yafray? estive pesquizando e não encontrei nada do tipo: primeiros passos com yafRay!!!

    desde já, muito obrigado.

    antonio

  3. Opa! Valeu Allan! Esses dias estou testando uma cena interna de uma sala com o Indigo, e o modelo teste dele é bem tosco. Esse é bem mais estiloso… Tem um com a base no formato da logo na segunda página, achei legal também.
    Aproveitando, queria saber se você tem alguma experiência com iluminação por arquivos IES (lampadas photométricas)? Estou testando no indigo mas não consigo que elas acendam o suficiente em modo “Phisical Sun+Sky”, pelo blendigo.

    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *