Você sabe o que faz o V-Ray Proxy? Bem, ele tem como função facilitar a manipulação e renderização de modelos complexos no 3ds Max, para que seja possível utilizar modelos extremamente detalhados nas suas cenas. No começo de janeiro, comentei sobre um seminário gratuito promovido pelo VizMasters, em que um dos temas era exatamente a utilização do V-Ray Proxy. Depois de um bom tempo esperando, o pessoal disponibilizou o vídeo do seminário, com todo o conteúdo do treinamento sobre V-Ray Proxy.

V-Ray Proxy

Na verdade, podemos considerar esse vídeo como sendo uma introdução a ferramenta, mesmo com mais de uma hora de vídeo, seriam necessárias mais algumas horas para abordar em detalhes o conteúdo. Um detalhe interessante em relação ao vídeo, ele está em FULL HD! Isso mesmo, esse é o primeiro tutorial em vídeo que vejo preparado para TV`s que suportem 1080p. Então, se você tem uma TV LCD Full HD, pode assistir em qualidade máxima ao tutorial.

Por outro lado, a qualidade do áudio deixa muito a desejar, parece que realmente o autor do tutorial fez a gravação remotamente via Skype ou outra tecnologia de VoIP.

No vídeo o autor demonstra no início os benefícios e a redução significativa de recursos, gerado pelo uso do V-Ray Proxy. Para exemplificar isso ele mostra a janela de desempenho do Windows, em que o consumo de memória é exibido em tempo real. Se você nunca prestou atenção a esse detalhe, pode ser interessante conhecer o que acontece quando manipulamos grandes quantidades de vértices em modelos 3D. No Blender isso não acontece, a ferramenta por só própria já ajuda com um código mais “enxuto”.

Depois de mostrar o desempenho da memória, o autor começa a trabalhar com exemplos de modelos altamente complexos, como carros detalhados e vegetação. Pelo visto, usando essa ferramenta podemos até arriscar usar geometria mesmo para vegetação e não imagens ou texturas.

Para fazer o download do vídeo, com aproximadamente 140 MB, visite esse endereço. Mas antes, devo apertar sobre duas coisas:

  • Só consegui fazer o script que habilita o download começar no Internet Explorer. No Firefox fica uma página em branco e nada acontece.
  • Para assistir ao vídeo você precisará fazer o download de um codec especial, que pode ser copiado aqui.

No final de semana vou assistir ao vídeo do outro seminário, sobre modelagem de paredes para visualização arquitetônica. Na próxima semana publico os comentários! Se você quiser se adiantar, a lista completa de vídeos do seminário pode ser encontrada aqui.