Clicky

Comercial de TV feito com Blender 3D

Uma das maiores dúvidas de artistas que não conhecem o Blender é relacionada à qualidade dos trabalhos, que pode ser gerado com ele. Muita gente ainda acha que por ele ser Open Source, os trabalhos produzidos nele tem qualidade inferior aos produzidos por artistas e empresas que usam 3ds Max ou Maya. Bem, felizmente nós temos vários artistas e empresas que acreditam no potencial do Blender, adotando ele como ferramenta de produção. E adivinhe? Os trabalhos produzidos por eles não deixam nada a desejar!

Um ótimo exemplo disso são os trabalhos desenvolvidos pelo estúdio de animação Pernambucano ZQuatro, que tem como animador e artista 3d o Lucio Cavalcanti. Ele entrou em contato comigo para falar sobre o último trabalho deles, que foi um comercial para a TV, que passou apenas aqui em Pernambuco.

Claro, tudo foi animado no Blender! O comercial foi desenvolvido para uma rede de lanchonetes, chamada Bugaloo. Eles têm uma mascote representada por um rinoceronte, que se transformou no personagem principal da animação. Além de mascote, o rinoceronte faz parte do logo da empresa.

Comercial Bugaloo - Estúdio ZQuatro

Screenshot do comercial

Se você quiser assistir a essa animação, visite esse link no web site da ZQuatro. Segundo relato do próprio Lúcio, o personagem e os coqueiros foram modelados no Blender. A parte da praia foi uma composição, feita no After Effects. Eles usaram câmera track para ajustar os movimentos da câmera e fazer a composição.

Mas como eles fizeram a animação? O Lucio também me passou o segredo deles para executar a animação. Um dos sócios da ZQuatro, fez a performance do hipopótamo do Bugaloo, para que eles pudessem usar os movimentos dele como referência. A animação foi feita com base em rotoscopia.

Veja a animação:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=2VBZxOMUTrU

E você achou que eles não estavam se divertindo? Vida de animador é assim mesmo. Às vezes tem que encarnar o personagem para que a animação fique da maneira como você imaginou.

Não deixe de prestigiar o trabalho do pessoal da ZQuatro, eles ainda tem vários trabalhos no portfólio que foram desenvolvidos com o Blender. Parabéns ao Lucio e a equipe da ZQuatro pelo ótimo trabalho.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

8 Comentários

  1. Henrique Zorzan 26/02/2008 em 8:08 pm

    Muuuito bom!!! Parabéns ZQuatro e principalmente ao Lúcio que tá com trabalhos maravilhosos com blender! 😉

  2. Victor Silva 27/02/2008 em 12:09 pm

    Excelente! Parabéns a toda equipe da ZQuatro e a você Lúcio pelos belos trabalhos feitos em Blender!

  3. DIGmedia 27/02/2008 em 8:17 pm

    Hehehe… gostei + do hipopotamo dançando hehehe
    Parabéns pro pessoal da Z4, ficou bem legal.

  4. Lucio Cavalcanti 28/02/2008 em 3:06 am

    Henrique, muito obrigado! Tenho acompanhado sempre que posso um pouco dos trabalhos que tem produzido e divulgado. Percebo sua grande evolução com resultados de excelente qualidade.

    Fala, grande Victor! Muito Obrigado! Imagino que possa produzir no mesmo nível ou até melhor. Se é q já não produzindo.

    Muito obrigado, DIGmedia! todos têm achado bem divertida a dança mesmo…só uma correção – é que se trata de um rinoceronte (pois é caracaterizado pelos chifres)…Mas a confusão tem sido natural, já que, o design tem sim uma mistura com hipopotamo, devido às narinas frontais, enquanto as do rino são laterais….isso foi intencional pra deixar o mesmo mais simpático e atraente.

  5. DIGmedia 28/02/2008 em 11:54 am

    Lucio Cavalcanti: haha! Eu sabia que era rinoceronte e escrevi hipopótamo sem querer… desatenção minha.
    Aproveitando, vi os os outros videos no portfólio da Z4 e achei os trabalhos de ótima qualidade. Qual softwares vocês utilizam pra fazer os motion graphics e camera tracking?
    Abraço.

  6. Lucio Cavalcanti 29/02/2008 em 2:25 pm

    Opa DIGmedia….até nós aqui em algumas vezes nos confundimos e dizemos hipopótamo….o motion graphics e o tracking são feitos no After Effects

  7. Elias 02/03/2008 em 4:17 pm

    Meus Parabéns pelo belo trabalho….
    E agora uma pergunta sera que ñ rolava um making-off ???

  8. […] Cajú desenvolvem comerciais para TV usando o Blender. Em 2008 publiquei um artigo indicando outro comercial produzido com o Blender, que foi exibido aqui em Pernambuco […]

Deixar Um Comentário