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Tutorial Blender 3D: Introdução a ferramenta Cloth

Depois que as versões de teste do Blender, com as ferramentas usadas e desenvolvidas para o projeto Peach foram liberadas, comecei um intenso trabalho de estudos, para descobrir como elas funcionam. Uma das ferramentas que me chamou mais a atenção é a destinada a simular o comportamento de tecidos. A ferramenta chamada Cloth esteve em desenvolvimento para o Blender por muito tempo, passou por várias fases e durante um tempo foi quase que esquecida. Mas agora foi efetivamente implementada e a sua presença no Blender 2.46 é certa.

Com um pouco de paciência e curiosidade, descobri como ela funciona. Para ajudar as pessoas que queiram começar a trabalhar com o Cloth, fiz um pequeno vídeo ensinando como usar a ferramenta:

[vimeo]http://www.vimeo.com/739281

Interessante não é? Como eu disse no vídeo, essa opção vem para solucionar um dos maiores problemas da simulação de tecidos com softbodies, que é o ajuste das colisões. Não estou dizendo que é impossível, mas era muito trabalhoso.

Uma coisa que não comentei no vídeo, depois que a simulação está salva em cachê, você pode adicionar um modificador subsurf no plano e configurar materiais. Tudo isso sem perder os dados da simulação, para deixar o tecido mais real.

Se você já tinha algum conhecimento sobre colisões com softbodies, o processo com o Cloth é muito parecido. Para consultar dados que podem ajudar na simulação de diferentes tecidos, não deixe de consultar a tabela disponível na Wiki do Blender. Com esses dados, você pode criar simulações mais reais de acordo com a natureza do tecido.

Quer repetir os mesmos passos do tutorial? Faça o download da versão de testes do Blender com o Cloth, nesse link.

Esse foi apenas o começo da “exploração” sobre as ferramentas desenvolvidas para o projeto Peach. Como estava curioso sobre o Cloth, resolvi matar a curiosidade logo. O desafio agora é dissecar o Script Tree from Curves, que tem um enorme número de opções.

A ferramenta gera resultados incríveis, pelo que estou vendo nas imagens do projeto Peach. Para quem precisa fazer maquetes eletrônicas, o Script pode ser a solução definitiva para gerar vegetação.

Mas esse é apenas o começo! Existem várias ferramentas para estudar.

2017-04-11T11:03:07+00:00 By |Animação, Blender 3D|6 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

6 Comentários

  1. […] sistema de simulação de tecidos – Cloth: Já havia até escrito um tutorial, mostrando como esse sistema funciona, mas mesmo assim é sempre bom ter uma nova referência. O que ele faz? Simula […]

  2. […] cloth-Tutoriais do Allan brito […]

  3. aprendiz 17/02/2009 em 4:57 pm

    eu tenho tempo para aprender sobre o blender, pois eu tentava seleciona vertice, aresta e face. Só consigo seleciona um de cada três, mas como funciona para seleciona mais vértices, faces e arestas? assim como, por exemplo, vc seleciona um vertice e depois seleciona outro vertice para junta os dois vertice ou mais.

  4. josue 16/08/2011 em 7:58 pm

    hey allan eu kiria te pedir por favor colocar um tutorial sobre armadura nas animações de personagens
    eu tento tento mais parece ki tem algo di errado

    eu ate consigo posicionar a armadura no personagen mas quando vo anima da um treco la ki so da pra mexe a armadura o personagem fica imovel pf ajuda srsrsrsr

  5. josue 16/08/2011 em 8:01 pm

    dexa queto acabei de achar um tutorial aki que parece ser bem legal tamen srsrsrs ate mais

  6. josue 16/08/2011 em 8:01 pm

    diaxo ta em ingles

    o tem cpmo traduzi direto do adobe?????/

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