Tutoriais e vídeos de demonstração do Houdini

Não posso negar que sempre assisto tutoriais sobre o Houdini, sendo que todas às vezes, acabo me impressionando com a qualidade das animações apresentadas pela ferramenta. A Sidefx disponibiliza com freqüência material de referencia sobre o Houdini, mas mesmo assim ficava difícil acompanhar as novidades da ferramenta, principalmente as atualizações dos vídeos e demonstrações. Pois agora ficou mais fácil, foi criado um canal especial no Youtube apenas para vídeos relacionados ao Houdini. A quantidade de vídeos existentes no canal já é grande, apesar do mesmo ter sido lançado há pouco tempo.

O primeiro vídeo que me chamou a atenção foi a demonstração do Houdini, exibida na GDC 2008. O vídeo mostra claramente o Houdini sendo usado para criação de material relacionado a jogos:

[fusion_builder_container hundred_percent=”yes” overflow=”visible”][fusion_builder_row][fusion_builder_column type=”1_1″ background_position=”left top” background_color=”” border_size=”” border_color=”” border_style=”solid” spacing=”yes” background_image=”” background_repeat=”no-repeat” padding=”” margin_top=”0px” margin_bottom=”0px” class=”” id=”” animation_type=”” animation_speed=”0.3″ animation_direction=”left” hide_on_mobile=”no” center_content=”no” min_height=”none”][youtube]http://ca.youtube.com/watch?v=qTKEsU91taY

O material é claramente produzido para impressionar os artistas da GDC 2008 (Games Development Conference), mas nos passa uma excelente idéia sobre o que o Houdini pode fazer. Alguns dos recursos são fundamentais para produção de jogos, como o controle inteligente da câmera que controla o número de polígonos de acordo com a proximidade. Assim, quando a câmera estiver distante o modelo fica com menos faces e mais simples, mas quando a câmera está próxima, o número de polígonos é ampliado.

Claro que o vídeo começa com uma impressionante simulação física. Aquele copo de vidro quebrando é quase uma marca registrada dos vídeos de demonstração do Houdini.

Esses são outros assuntos abordados nos vídeos disponíveis no canal:

  • Comerciais de TV que usaram o Houdini
  • Vídeos de demonstração com os recursos da ferramenta, principalmente os que envolvem simulações físicas
  • Tutoriais sobre como utilizar e configurar o Houdini

Mesmo que você não seja usuário do Houdini, vale conhecer os vídeos e as demonstrações mostradas no canal. Além de aprender um pouco sobre o funcionamento da ferramenta, você poderá conferir em que nível a Sidefx mostra o portfólio de animações e comerciais produzidos com a ferramenta.

Ficou interessado em ver mais? Visite o canal do Houdini no Youtube para assisitir mais vídeos.

Lembre que a Sidefx, disponibiliza o Houdini sob uma licença PLE, o chamado Houdini Apprentice. Então você pode fazer o download e estudar essa ferramenta, com propósitos educacionais de maneira gratuita e sem restrições.

[/fusion_builder_column][/fusion_builder_row][/fusion_builder_container]

Publicado por

Allan Brito

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um comentário sobre “Tutoriais e vídeos de demonstração do Houdini”

  1. Olá Allan…estou aprendendo 3ds Max há pouco tempo e assisti o vídeo do Houdini…realmente impressionante o que é possível fazer nele. Muito bom.

    Parabéns pelo blog.
    Abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *