Clicky

Escultura digital com ZBrush e animação com 3ds Max

A Autodesk está tentando emplacar o seu MudBox como ferramenta preferida por artistas 3d e escultores, para criar o detalhamento em modelos 3d complexos. Mas o domínio do ZBrush ainda é muito grande, mesmo com a prometida integração “perfeita”, entre o 3ds Max e Maya com o MudBox, o reinado do ZBrush ainda não está ameaçado. Se você nunca usou o ZBrush, saiba que muito hoje em dia do incrível detalhamento que vemos, em alguns modelos 3d é conseqüência do uso desse tipo de software.

Hoje em dia a maioria dos artistas 3d modela apenas uma topologia básica, para depois esculpir os detalhes.

Escultura Digital ZBrush

Para ilustrar o procedimento completo de escultura com o ZBrush, para animação no 3ds Max, encontrei um ótimo tutorial de um artista chamado Jaol. Ele usa um modelo base, extremamente simplificado de um homem. Com esse modelo aberto no ZBrush, ele usa as ferramentas de escultura para modelar os detalhes do personagem.

Claro que um pouco de habilidade com escultura ajuda muito nessas horas, mas a ferramenta contribui em muito!
Esse tutorial ainda tem uma vantagem extra, em relação à maioria dos textos sobre ZBrush na internet, ele está em Espanhol! O que já facilita muito para as pessoas que tem dificuldade com o inglês.

O resultado final da escultura é impressionante, a quantidade de detalhes nas contrações dos músculos que o artista consegue reproduzir é anatomicamente fiel aos músculos de uma pessoa real.

Quer mais? Pois, além de esculpir o modelo com grande habilidade no ZBrush o artista ainda passa o mesmo para o 3ds Max, para fazer uma animação com o mesmo personagem. O tutorial de animação é mais complexo, o artista dividiu o mesmo em seis páginas! Se você é usuário do 3ds Max, o material é muito bom, principalmente a parte de animação que está bem detalhada.

Para acessar o tutorial de escultura, visite esse endereço. Já a animação, pode ser acessada aqui.

Quem sabe o Blender consegue ferramentas semelhantes ou uma melhoria do já existente modo de escultura, com as melhorias planejadas para o projeto Apricot. Sim! Caso você não saiba, o Blender também tem um modo de escultura digital! Se você quiser tentar algo parecido, pode começar a sua carreira como escultor digital com o Blender.

2017-04-11T11:03:05+00:00 By |3ds max, Tutoriais, ZBrush|1 Comentário

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

Um Comentário

  1. cleberson furtado 27/03/2008 em 6:06 pm

    ola, eu sou de alta floresta-mt. eu trabalho em minha casa
    com 3d studio, e com arqui 3d, maquetes, como que eu consigo blocos em 3d de veículos, pessoas, vegetação etc.

Deixar Um Comentário