Essa semana mais um número da revista RenderOut foi lançada. Devo confessar que estou em débito com o Marco Antonio, editor da revista já que havia prometido escrever um artigo para esse número, mas acabei não tendo como finalizar. O artigo seria sobre o projeto Peach, que muito provavelmente não é divulgado em revistas que abordam várias ferramentas 3d como a Renderout. Assim como a RenderOut, acabei não participando da Revista procedural, que disponibilizou mais um número no último final de semana. Perdi o prazo para envio do artigo, mas farei o possível para participar nos números de ambas as revistas.

RenderOut 3

Voltemos a falar sobre esse número da RenderOut, que pode ser copiada de maneira gratuita, para a alegria das pessoas com dificuldades em inglês, ela é escrita em espanhol. Para eu você possa avaliar a revista, fiz um breve sumário dos artigos presentes nessa edição:

  • Materiais avançados com V-Ray: Esse artigo fala sobre a configuração de materiais no V-Ray e 3ds Max. O autor do artigo mostra como elaborar materiais como vidros em relevo, metais e outros tipos específicos de superfícies avançadas.
  • Produzindo a imagem Darkness Monster: Aqui temos um artigo sobre a criação de um modelo 3d, de uma criatura imaginária. Ótimas dicas para usuários do ZBrush.
  • Ilustrador, porque você cobra tão pouco?: Parece que os problemas de custos relacionados ao trabalho com computação gráfica, afligem a comunidade de língua espanhola também. Esse artigo discute esse problema.
  • A produção do Homem-aranha 3: Apesar do filme já ser “velho”, o pessoal da revista faz um apanhado geral sobre algumas características da produção e efeitos do Homem-aranha 3.
  • Produzindo o “Calabouço”: Aqui temos um artigo mostrando como foi criada uma cena chamada calabouço. Que a meu ver é um ambiente perfeitamente agradável. Não entendeu? Confira o artigo e diga se você não gostaria de ficar confinando lá? Ah! Quase esqueci, o artigo é todo sobre o uso e configuração do V-Ray para ambientes internos.
  • Rodin: Esse é um artigo mais conceitual, que fala sobre o relacionamento entre a arte de Rodin e a visualização 3d.
  • Entrevista com Neil Blevins: Esse é um dos artigos mais interessantes da revista, uma entrevista com um dos diretores técnicos da Pixar!
  • Introdução ao FryRender: Pequeno tutorial que mostra como começar a usar esse renderizador, que funciona com base em física real, como o Maxwell Render e Indigo.
  • Produzindo um relógio em 3d: Aqui temos um artigo que fala sobre a modelagem e renderização de um relógio realista no 3ds Max.
  • O Cinema de Ray Harryhausen: Artigo sobre a história do cinema, com a participação do técnico em efeitos Ray Harryhausen.
  • Criatividade como estilo de vida: O que você faz de criativo? Aprenda mais sobre as experiências e exemplos de pessoas criativas.
  • Modelagem de personagem com 3ds Max: Nesse ótimo artigo sobre modelagem de personagens, o autor mostra como ele produziu uma imagem chamada “Balance Spirit”.
  • Produzindo El Cano: Aqui temos um ótimo exemplo de modelagem naval com o Lightwave. Aproveita para aprender como fazer esse tipo de objeto, que é pouco abordado na maioria dos tutoriais. A grande maioria dos artistas só quer saber de ambientes e personagens.
  • Scripts para o Softimage: Sim! Como a maioria das grandes suítes 3D, o Softimage também tem uma linguagem de Script. Esse artigo aborda essa linguagem, é apenas uma introdução, mas já passa uma boa idéia de como funciona.
  • Entrevista com Luisma Lavin: Para finalizar a revista, temos uma entrevista com Luisma Lavin que já trabalhou em filmes como King Kong e Happy Feet.

É muito conteúdo! Se você está interessado em copiar a revista, visite esse endereço. São aproximadamente 38 MB, mas como você pode perceber pela “pequena” lista, vale à pena.