Clicky

The Mancandy FAQ: Download e análise do conteúdo

Nesses últimos dias os artigos andaram um pouco irregulares aqui no Blog, por vários motivos. Uma das coisas que me fez atrasar um pouco a freqüência dos artigos, foi que consegui fazer o download do The Mancandy FAQ, enquanto aguardo a Fundação Blender enviar o meu pelos correios. Depois de fazer o download do material, que é disponibilizado sob uma licença Creative Commons, ou seja, é possível compartilhar o conteúdo de maneira gratuita. Antes de discutir a licença em si, vamos falar sobre o mais importante, que é o conteúdo do tutorial.

The Mancandy FAQ

Um dos aspectos que chama a atenção no conjunto de tutoriais é a qualidade da produção, desde a trilha sonora e produção dos menus, tudo é de alto nível. Se você sentia falta de DVDs de treinamento para o Blender, com nível técnico semelhante ao que encontramos para Maya e 3ds Max, agora essa “lacuna” está muito bem preenchida.

A primeira coisa que fiz foi olhar os créditos para verificar o número de pessoas envolvidas na produção. Apesar de o crédito ser atribuído ao Bassam, várias pessoas participaram da produção. Desde uma locução profissional para a introdução até a trilha sonora e arte dos menus, o número total de pessoas é bem maior.

Vamos ao que interessa, depois de passar os últimos dias babando assistindo aos tutoriais, posso colocar aqui o seguinte comentário; se você quiser trabalhar com animação de personagens com Blender 3D, esse DVD será o seu guia! Sim, a qualidade das dicas e animações desenvolvidas ao longo do treinamento podem literalmente transformar você em animador de personagens! As suas habilidades de modelagem não são colocadas a prova, o objetivo do DVD é ensinar animação.

Mesmo que você não tenha um modelo 3D para praticar, todas as animações e cenas abordadas acompanham um arquivo “.blend”, com o modelo usado para o exercício.

The Mancandy FAQ Interface

O material está dividido em três grandes áreas:

  • Mancandy: Essa primeira parte aborda o personagem Mancandy, desde a sua concepção até partes básicas do seu funcionamento.
  • Animação: Aqui o Bassam aborda a criação de vários tipos de animação como uma caminhada, movimentos estilizados e outros.
  • Configuração: Nessa última parte o tutorial aborda todos os aspectos da configuração do personagem. Além de mostrar como funciona, os vídeos são explicados a ponto de permitir que você utilize os mesmos princípios para criar uma configuração semelhante, nos seus próprios modelos 3D.

Os vídeos que são exibidos na interface interna do DVD, são todos em resolução SD no formato FLV. Mas, todos os vídeos do DVD também estão disponíveis em 1024×764 com o container OGG. Até o framerate dos vídeos em OGG é melhor, para facilitar o aprendizado dos detalhes. Uma dica interessante é ligar o computador a uma TV e assistir aos arquivos OGG. A experiência será muito mais interessante!

O treinamento é um complemento perfeito para o livro do Tony Mullen, que também é muito bom!

Introduction to Character Animation with Blender

Ficou interessado em assistir ao DVD? Antes de publicar o link para download, que só pode ser realizado via Torrent, quero conscientizar os usuários que estão desconsiderando a compra do DVD. Lembre que apesar de ser distribuído de maneira gratuita, a produção desse tipo de material leva tempo e dinheiro. Se você quiser que a Fundação Blender invista em novos treinamentos como esse, a venda de uma grande quantidade de DVDs é extremamente importante.

Muita gente usa o Blender, apenas pelo fato de ser gratuito. Ele ser gratuito é bom, mas a vantagem nele é o trabalho em equipe e o esforço de uma comunidade de desenvolvedores e artistas, que antes de mais nada querem aprender e compartilhar o que sabem com outras pessoas. Isso acaba gerando uma ferramenta leve e eficiente.

Para coordenar o desenvolvimento da ferramenta, a Fundação Blender precisa de recursos, para bancar instalações e equipamentos para projetos como o The Mancandy FAQ e o projeto Peach. Esse recurso vem da venda desses produtos. É uma troca justa, você ajuda no desenvolvimento do Blender e ainda leva um DVD com treinamento! Quer troca melhor?

Então, se você for fazer o download, considere a possibilidade de comprar o DVD. Agora o link para download via Torrent (Esse link não é da fundação Blender, ele foi publicado em um fórum por um usuário). Se prepare, são quase 6 GB! Para gravar em DVD, será necessário um DVD de dupla camada ou então o conteúdo precisará ser gravado em dois discos.

Boa diversão!

2017-04-11T10:58:13+00:00 By |Animação, Blender 3D|15 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

15 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 13/03/2008 em 4:10 pm

    Valeu Allan!!! 🙂
    Cara eu sempre tive vontade de comprar algumas publicações da BF, mas aqui no Brasil não há nenhum representante? Então como eu faço se não trabalho com cartão de crédito?! o.O

    Abraço e obrigado mais uma vez! 🙂

  2. Rodrigo Santiago 14/03/2008 em 9:20 am

    O torrent não está baixando. 🙁
    Tem algum outro mirror?

  3. Allan Brito 14/03/2008 em 9:23 am

    Como assim não está baixando? Não transfere dados?
    Se for o site que está dando erro, às vezes ele fica fora do ar mesmo, parece que eles não aguentam o tráfego que tem.

  4. gabriel 18/03/2008 em 1:28 pm

    kara eu tenho 14 anos
    sempre kis meche nessas coisas assim de animaçao grafica
    mas eu naum fasso nem idea de como meche
    se de me manda um email
    por favor

  5. Allan Brito 18/03/2008 em 5:39 pm

    Gabriel,

    Nesse endereço tem um curso gratuito de Blender a distância: http://ead.allanbrito.com

  6. André Garcia 28/03/2008 em 8:13 pm

    Olá, Allan, tudo bem?

    Tenho acompanhado teu Blog a algum tempo e creio que por isso mesmo acabei por me apaixonar pelo Blender. A algum tempo eu trabalhei com o SoftFx, que depois veio a se tornar o OpenFx, com licença aberta. Também passei pelo 3DS, mas não me aventurei muito, meu interesse era produsir animações simples, brincadeira mesmo.

    Hoje estou recomeçando, revendo muita coisa que aprendi de forma errada. Meu interesse hoje é me aprofundar em Animação 3D, e percebi a extensa gama de material disponível sobre o Blender. E estou muito empolgado, pois quando comecei, não existia esse tipo de material disponível.

    Confesso que estou tendo alguma dificuldade em me adaptar aos novos comandos e forma de trabalho do Blender, alguns vícios antigos ainda persistem (no OpenFx, as faces tinham que ter 3 lados, renderizar era um sofrimento, a utilização de Bones para manipular atores era muito compexa e quase não havia documentação… etc).

    Fiquei muito interessado neste DVD Mancandy, justamente por tratar de algo que considero fundamental em animação: Manipulação de atores. Minha dúvida é se este material estaria disponível em português ou se pelo menos existiriam legendas que pudessem ser traduzidas.

    E gostaria também de te parabenizar pelo fórum, muito bem redigido e com informações tão úteis.

    Att.: André Garcia
    Itabira – MG

  7. […] da comunidade internacional do Blender, ele se chama Andy Goralczyk. O DVD funciona como uma continuação ao Mancandy FAQ, que tinha com o objetivo a animação de personagens usando o Mancandy. O título do treinamento […]

  8. Iuri 21/06/2008 em 5:10 pm

    Parece que já estão trabalhando as legendas… Dêem uma olhada:
    http://wiki.blender.org/index.php/Mancandy_FAQ_Subtitles
    Falou!

  9. Marco Festa 27/06/2008 em 4:21 pm

    Allan, conheço o Blender desde a versão 1.(alguma coisa) quando tinha em torno de 2 MBs e tinha tanta ferramenta que me impressionou, na época deixei um pouco de lado porque não tinha praticamente nada sobre o assunto na internet. Sempre que podia dava uma pesquisada pra ver como ia o projeto, e a um ano e meio voltei a baixar e dai sim fiquei feliz com a quantidade e qualidade de material. Conheço o Fernando Reinecke e vi o fascinio dele pelo Blender, até a ponto dele desinstalar o Max. Baixei o material por dica dele e realmente é muito bom. Estou migrando do Max pro Blender aos poucos, questão de trabalho! Um abraço e parabéns pelo site.

  10. julio_batera 22/07/2008 em 12:17 pm

    Assim como o Gabriel sempre tive interesse nesse tipo de coisa, agora com 20 anos que estou descobrindo esse mundo.
    Acho muito interessante e baixei o ManCandy.
    Apesar de ser tudo em inglês, eu eu consigo entender 70% das falas… mas muita gente não consegue.
    Se uma alma caridosa fosse capaz de criar arquivos de legenda para os tutoriais isso realmente ajudaria toda a nação brasileira a entender completamente o que se passa nos videos, e assim todos poderiam aprender a manipular e criar coisas no blender!

  11. MarceloMdeA 19/10/2008 em 8:40 am

    Estou baixando o Mancandy via torrent mas gostaria muito de comprar o DVD, é realmente uma pena que não tenha algum representante dos produtos da BF aqui no Brasil pois estes venderiam bem.

  12. allan 01/07/2009 em 7:11 pm

    eu fiz o download do dvd mas não consigo assister no pc
    qual programa eu tenho que ter para poder assisti-lo?

  13. Gio 02/05/2010 em 4:22 pm

    gratuito à distancia??! O.O

  14. Gio 02/05/2010 em 4:25 pm

    o arquivo ta em imagem de disco? dá pra rodar com DAEMON Tools ou Clone Drive? Ou está naquele formato que só o Power DVD lê?

  15. Paulo 28/10/2010 em 3:33 pm

    Allan Salva eu ! hauhuhua

    Baixei o Mancandy, mas ta faltando só um arquivinho de html, o “index.html”

    Seria possível manda-lo pro meu e-mail?

    No aguardo …

Deixar Um Comentário