Quer assistir a uma pequena prévia do segundo Open Movie? A equipe responsável pelo projeto Peach disponibilizou hoje o primeiro trailer do Big Buck Bunny (Título oficial da animação). Apesar de ser uma animação relativamente curta, com menos de um minuto já é possível ter uma ótima idéia de como será a animação final. Em particular o trailer mostra uma parte da animação, que estava me deixando curioso: os cenários e novos recursos em ambiente de animação. Depois de assistir ao trailer, posso ficar tranqüilo com o resultado, os novos recursos estão muito bem representados!

Projeto Peach Trailer 1

Antes de fazer algum comentário, para fazer o download do Trailer, visite esse endereço no Blog do projeto. Existem várias versões do Trailer, até com opções de vídeo em alta resolução, se você quiser conteúdo para sua TV Full HD, pode fazer o download do trailer em 1080p.

Mas corra! Provavelmente essa notícia vai sair na BlenderNation amanhã, então algumas mil pessoas devem fazer download dos vídeos, o risco dos vídeos ficarem offline nas próximas horas após a publicação é grande.

Agora vamos a alguns comentários sobre o Trailer. Se ignorarmos as chamadas em texto que aparecem no vídeo, temos algumas cenas inéditas da animação.

A trilha sonora já mostra o tom cartunesco da animação, em contraste com o ambiente sombrio do Elephants Dream agora temos uma animação no melhor estilo Pixar. A primeira cena em particular, que mostra uma paisagem com árvores e muita vegetação rasteira, mostra os avanços na parte de partículas e uso do Script Trees from Curves. A ferramenta ainda é um Script, mas com o tempo ela deve ser incorporada ao Blender.

Projeto Peach Trailer 2

Impressionante não é? Imagine o que será possível fazer com essas configurações e ferramentas na modelagem e composição de cenas para paisagens?

Para quem comprou o DVD, meu caso, terei acesso a vários recursos e documentação produzida pela equipe do projeto, explicando como reaproveitar as cenas e objetos utilizados na animação. Agora só falta o YafaRay ser aprovado no projeto SoC 2008, para que tenhamos as partículas do Blender integradas com o renderizador! Seria a consolidação de uma poderosa plataforma livre para renderização e criação de paisagens virtuais.

Agora é só esperar!