Essa semana eu escrevi um artigo sobre a produção de animações e como elaborar um enredo. Para complementar essa idéia e apresentar uma ótima referência para quem está começando uma animação, sobre os desafios e questionamentos que todo animador precisa fazer, entes de começar, descobri um ótimo making of. Um animador chamado Cameron Fielding preparou um ótimo artigo no seu blog sobre animação, chamado Flip em que ele explica como conseguiu produzir uma animação para o jogo Turok do PS3 e Xbox 360. Antes de continuar a falar sobre o artigo, assista a animação:

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=WSo-sa0Lu_s

Impressionante não é? Pois acredite, essa animação toda foi animada por keyframes, nada de captura de movimento (Mocap) ou algum recurso adicional para facilitar o processo.

Às vezes é bom encontrar referências assim, em que o próprio animador diz que o processo foi elaborado frame a frame, pois quando eu digo em aula que é assim, ninguém acredita. Pelo menos tenho a consciência tranqüila de nunca ter dito que animação é fácil, posso ter dito que é divertido ou trabalhoso, mas nunca fácil!

Bem, voltando ao assunto da animação, para ilustrar o processo completo o autor do vídeo escreveu um artigo que aborda toda a criação dessa animação, desde o planejamento até a execução. O foco dele é no processo. Mas, o assunto mais interessante de todo o processo é o planejamento inicial, sendo que as perguntas que ele colocou no final, sobre a natureza do personagem e a dinâmica do seu movimento me chamaram a atenção. Se você visitar o artigo, vai perceber que antes de abrir qualquer ferramenta ou software de animação, ele se questiona sobre a biomecânica do personagem:

  • Como ele se move?
  • Como se comporta?
  • Qual o melhor ângulo de câmera para mostrar os movimentos dos personagens?
  • Quais as limitações técnicas para representar esse movimento?
  • Como ele pode fazer o humano parecer ao mesmo tempo assustado, mas com uma atitude heróica?
  • Eu tenho as ferramentas (software 3d) necessários para produzir essa animação?
  • Meu nível de conhecimento técnico é suficiente para produzir essa animação?

Claro que eu reproduzi apenas algumas das perguntas que ele se faz, e estão no artigo original. Mas de maneira geral é possível usar as perguntas dele como base para praticamente qualquer animação.

Saber e dominar cada aspecto da cena a ser animada é fundamental para evitar o infame retrabalho. Se ele não fizer essas perguntas no início, e acabar partindo direto para a ferramenta 3d, essas decisões precisariam ser tomadas ao longo da animação. Muito provavelmente ele iria perder um tempo considerável fazendo ajustes provenientes dessas decisões.

Se você está pensando em trabalhar sério com animação, visite e estude as dicas do Cameron. Eu mesmo vou indicar esse material para todas as minhas aulas sobre animação.