Clicky

Tutorial de modelagem com SketchUp usando um arquivo de CAD

Qual a maneira usual de se começar a modelagem 3d de uma maquete eletrônica? A maioria dos artistas especializados em visualização utiliza um desenho técnico como base do modelo, assim eles se preocupam apenas com as proporções do projeto. Essa é a maneira usual, mas existem alternativas, principalmente para ferramentas como o SketchUp, que por si só já ajuda bastante na tarefa de modelagem com as suas ferramentas especializadas em desenho por proporção. Para ilustrar como esse processo acontece com o SketchUp, encontrei um ótimo tutorial escrito por um artista espanhol, que mostra como elaborar uma maquete eletrônica usando um desenho técnico, mas no formato de uma imagem.

Maquete eletrônica com SketchUp

Para em se sente desconfortável com tutoriais em inglês, essa é a oportunidade de aproveitar um tutorial em espanhol! Se você arranha um portunhol, vai entender perfeitamente o conteúdo do tutorial. Para acessar o tutorial sobre SketchUp, visite esse endereço.

O artista usa uma imagem, que é ajustada dentro do SketchUp com base naquela imagem com a escala humana, existente na ferramenta. Depois que a imagem está ajustada ele passa a modelar as paredes da edificação. As linhas que formam as paredes são desenhadas para que depois com o Push, o modelo 3d possa ser criado. Nesse ponto o SketchUp tem uma vantagem clara, em comparação com outras ferramentas 3d, ele é otimizado para esse tipo de desenho.

Assim que as linhas para a modelagem das paredes estiverem concluídas, o artista começa a trabalhar nos detalhes do modelo. Como as aberturas e pequenos detalhes das paredes, tudo usando apenas linhas, para depois selecionar as faces e excluir as mesmas.

Quando as paredes estiverem prontas, ele até aborda a modelagem do mobiliário, recurso muito utilizado no SketchUp também. Já vi muita gente fazendo projetos completos para marcenaria no SketchUp, entregando um modelo 3d completo como complemento para o projeto técnico.

Para concluir o modelo, o autor ainda aborda a aplicação de materiais e texturas na recém criada maquete eletrônica.

Se você trabalha com SketchUp ou quer trabalhar com ele, não pode deixar de conferir o tutorial que é muito bom. Aproveite também que ele está disponível em espanhol, facilitando a vida dos artistas que ainda sentem dificuldade em inglês.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Roberto Carneiro 20/03/2008 em 6:26 pm

    Grande Allan,

    Mais um vez valeu pela informação, simplesmente sensacional e como você costuma dizer, muito interessante!.
    Da para imaginar como será o seu livro de SketchUP? Estou aguardando este dia do lançamento.

    Abraço
    Roberto Carneiro

  2. diego 21/08/2008 em 3:17 pm

    estamos planejando uma automação comercial na area de “segurança, energia,i luminação, etc.”E precisamos elaborar um croqui do local de um modo mais presentavel.Por este motivo gostaria de saber qual o software mais adequado para este projeto em 3D.

    OBRIGADO

  3. Karinna Esteves 10/10/2008 em 4:31 pm

    Allan!

    Eu importei um arquivo do CAD para o sketch, a imagem que está no cad é de uma vista frontal de um armário. O que acontece quando eu importo é que o Sketch coloca essa “imagem” como se fosse uma planta (automaticamente) e eu (iniciante) não consigo ajustá-la como vista (eixo y) mesmo.
    Se você puder me ajudar! To perdidássa!

    Abraços, Karinna

Deixar Um Comentário