Clicky

Animação com curvas no Blender 3D

Você sabe como fazer a animação de uma curva em crescimento com o Blender 3D? Caso não saiba, o artista 3d argentino, Pablo Lizardo publicou no seu blog um ótimo tutorial, mostrando como fazer o efeito. O processo usado na animação é simples, para quem já usou alguma vez o 3ds Max a ferramenta é muito semelhante ao que conseguimos com o Loft. Antes de começar a falar sobre o tutorial, tanto o Loft como o BevOb do Blender, conseguem criar modelos 3d usando curvas.

Para isso são necessárias duas curvas, sendo uma para definir o caminho necessário para o objeto e outro que deve definir a forma. Por exemplo, para criar o modelo de uma corda, precisamos de uma curva que define o comprimento e formato da corda. Depois disso criamos outra curva, para definir o formato ou perfil dessa corda, como a maioria das cordas tem perfil circular, podemos criar um círculo para esse propósito.

Assim que essas formas estiverem prontas, podemos acionar a ferramenta Loft no 3ds Max ou BevOb no Blender, para criar o modelo. No Blender precisamos prestar atenção em um detalhe dos objetos, no caso os nomes dos mesmos. Pois é com os nomes que a ferramenta irá manipular os objetos e criar o modelo 3d.

Agora que você já sabe um pouco mais sobre o processo, confira esse ótimo tutorial do Pablo, ensinando como executar o processo no Blender 3D, depois ele ainda ensina como fazer uma animação, para que seja possível ter controle dinamicamente sobre o preenchimento da forma.

[youtube]http://www.youtube.com/watch?v=_igp7TyRGnU

O processo descrito por ele é simples, mas muito eficaz. Quando todos os elementos estão criados, ele determina que a forma do círculo deva ser o perfil da curva, depois a linha deve determinar a deformação da curva. Isso é possível com o parâmetro TaperOb do Blender. No final, ele entra no modo de edição da curva, para inverter a direção da curva e ajustar corretamente a deformação da curva.

O segredo para a animação é deformar a curva, usada para deformar o objeto. Ele primeiro alinha os vértices da curva na vertical, para depois criar um terceiro ponto. Caso você não tenha entendido, o esquema da curva ficou assim:

Esquema das curvas no Blender 3D

Quando movermos o ponto B para a esquerda ou direita, o objeto se deforma e cria o efeito desejado.

Mas como fazer a animação desse objeto? Para isso o Pablo seleciona o vértice do ponto B, depois pressiona CTRL+H para adicionar um Hook (gancho), usando como base um objeto Empty. Assim ele pode adicionar keyframes no Empty e elaborar a animação. Esse tipo de animação pode ser usado para criar visuais muito interessantes para vídeo design ou plantas em crescimento.

O artigo original do Pablo pode ser encontrado aqui. Lá ele ensina como aplicar um material interessante para a curva resultante do tutorial.

Para quem ficou perdido com a animação, estou disponibilizando para download o arquivo fonte que eu produzi, depois de ter feito os passos dessa animação aqui.

Não estranhe a diferença de ferramentas usadas na produção do tutorial. Ao que parece, o Pablo usou uma versão de testes do Blender para gravar o vídeo.

2017-04-11T10:58:11+00:00 By |Animação, Blender 3D, Tutoriais|3 Comentários

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Maxwell barbosa Medeiros 23/03/2008 em 1:42 pm

    Muito bom o tutorial, vou testar aqui.

  2. Lucio Cavalcanti 24/03/2008 em 5:53 pm

    Olá, Allan! Muito bom mesmo esse tutorial…Há algum tempo atrás tive q queimar um monte de neurônios pra também desenvolver essa mesma técnica em que apliquei nessa vinheta -> http://www.zquatro.com/busca/?z4=evolucao … coloco aqui o link pra que também sirva como mais uma referência do que é possível fazer com essa excelente técnica…na época muitos me perguntaram como fiz este efeito….até vi discussão em fórum de fora a respeito da técnica fazendo referência ao vídeo da “evolução”. Até tentei explicar, mas não pude me dedicar a uma explicação mais esclarecida. Felizmente vc e o Pablo têem desmistifiacado muito bem.

  3. lorenzo 13/12/2008 em 7:43 pm

    ae cara me add ae quero saber passo a paço de como usar o blander e fazer animaçao nele

Deixar Um Comentário