Quem começa a modelar em qualquer suíte 3d, sabe que existem algumas particularidades nos variados tipos e técnicas de modelagem. Uma dessas técnicas, a chamada modelagem por subdivisão é uma das mais fáceis em termos de técnica, mas requer do artista um apurado senso de planejamento, para a organização das topologias do modelo 3d. Principalmente na organização dos chamados edge loops. Um modelo 3d com edge loops desorganizados, praticamente inviabiliza qualquer tipo de alteração ou ajuste. Para alterar um desses modelos, a única solução é excluir o objeto e refazer do zero.

O que é um edge loop? Os edge loops são compostos pelas arestas das faces que formam um objeto em 3d. Quando essas arestas contornam o objeto, com pouca deformação ou nenhuma deformação, melhor é o modelo 3d. Um dos fatores que mais geram péssimos edge loops são as faces triangulares.

Dentre todas as ferramentas usadas para modelagem, as chamadas operações booleanas são as que mais geram esse tipo de face. Sempre que ensino esse tipo de ferramenta nas minhas aulas, independente da ferramenta 3d, pode ser no Blender 3d ou no 3ds Max, repito constantemente para os alunos; fique longe das operações Booleanas.

Um verdadeiro artista, especializado em modelagem por subdivisão sabe como evitar esse tipo de ferramenta, para gerar modelos 3d limpos e fáceis de editar. Veja o exemplo mostrado na imagem abaixo:

Tutorial de modelagem por subdivisão com Silo 3D

Que tal modelar esse objeto sem usar operações booleanas? Alguns tutoriais sobre o assunto sempre podem ajudar a elucidar o processo de modelagem de objetos 3d “limpos”. Pois, essa imagem faz parte de uma coleção de tutoriais sobre modelagem por subdivisão de um artista 3d chamado Andy Kinsella, ele usa o Silo 3D para elaborar os modelos, mas a sua técnica pode ser usada em qualquer ferramenta 3d. Com os seus tutoriais podemos conferir técnicas de modelagem eficientes, para criar modelos 3d limpos e organizados.

Tudo está em vídeo, que apesar de parecerem básicos, mostram como usar algumas das ferramentas do Silo 3D e também reforçam a boa prática da modelagem 3d limpa.

Para que você possa ter uma idéia sobre os tutoriais disponíveis, compilei uma pequena lista com os títulos ou assuntos de cada um dos nove tutoriais disponíveis:

  • Modelando uma engrenagem.
  • Abrindo um furo em um cubo, sem usar Booleans
  • Como usar a mesma técnica do cubo anterior, para abrir um furo em uma esfera? O próximo tutorial chamado Knock a Hole in a Sphere mostra a técnica.
  • Um dos objetos mais trabalhosos para modelar é um parafuso. O próximo tutorial mostra como modelar esse tipo de objeto.
  • Modelagem uma grade simples.
  • Criando múltiplos buracos sem usar booleans.
  • O autor insiste em abordar técnicas para abrir buracos em objetos, sem usar Booleans.
  • Bordas arredodadas no Silo 3D. Esse tutorial é específico sobre o Silo, mostrando como resolver a modelagem de bordas arredondadas.
  • Para finalizar o autor mostra como modelar aberturas de ventilação em peças metálicas.

A maioria desses tutoriais estão relacionados a algum tipo de discussão nos fóruns oficiais do Silo 3D. Como o artista está diretamente envolvido na elucidação de várias dúvidas sobre modelagem, ele resolveu converter as dúvidas em vídeos.

Então, aproveite a gentileza dele para aprender um pouco mais sobre modelagem por subdivisão.