Clicky

Cenas e exemplos de iluminação com Blender 3D e YafRay

Como o YafaRay ainda está longe de ser uma versão estável e aplicável em projetos críticos, temos que continuar usando o YafRay como opção de renderização no Blender 3D. Uma das técnicas que utilizo para explicar algum conteúdo complexo em aula é a comparação. Em algumas situações, por mais que você explique a teoria e justifique as decisões relacionadas à modelagem, que influenciam na iluminação, os alunos só entendem mesmo quando eu mostro uma cena pronta, usando os conceitos na prática. Por isso, às vezes acabo passando com certa velocidade pela parte teoria, e já vou para a prática.

Claro que nenhuma aula se sustenta apenas com o conteúdo passado pelo professor, precisamos disponibilizar material complementar. Quando trabalho a parte de iluminação do Blender, junto com o YafRay, costumo disponibilizar para os alunos os modelos e cenas publicados nos fóruns do YafRay para fins de estudo. Como nunca havia escrito nada sobre isso aqui, resolvi fazer escrever um pequeno artigo sobre essas cenas.

O material é composto por um total de 34 cenas! Isso mesmo, são trinta e quatro cenas completas, com a iluminação totalmente configurada para o Blender 2.45 e o YafRay 0.0.9 que é a versão estável atual do YafRay.

Quer ver alguns exemplos? Aqui estão algumas das imagens disponíveis:

Blender e YafRay 01

Blender e YafRay 02

Blender 3D e YafRay 03

O que achou? Será que você ainda precisa usar V-Ray ou Mental Ray para gerar imagens assim? Caso você nunca tenha se animado a usar o conjunto Blender/YafRay por falta de material de referência, agora você não tem mais desculpa. Como sei que alguns leitores aqui do Blog, podem até ter curiosidade em usar o Blender, mas nunca tiveram a iniciativa, por achar que o conjunto não podia produzir material de qualidade para visualização arquitetônica.

Esses são apenas alguns dos exemplos disponíveis. Para fazer o download do conjunto completo, visite essa página nos fóruns oficiais do YafRay. Lá você encontra o link para fazer o download das cenas, junto com outras cenas de exemplo usadas na integração do YafRay com o Wings 3D. Os arquivos estão hospedados em servidores gratuitos de arquivos, tenha paciência que o download funciona.

Agora, não basta apenas fazer o download do material sem aproveitar as ricas informações disponíveis lá. Para usar efetivamente as cenas com a configuração das luzes, recomendo abrir cada uma delas e acessar as informações e posicionamento das luzes. Mas, sobretudo verifique a escala dos modelos! Um dos maiores erros que os usuários cometem nesse tipo de análise é usar as cenas, apenas para copiar as configurações.

Usar os ajustes da cena como referencia não está errado, mas é preciso adaptar as configurações para a sua a realidade e dimensões do seu modelo 3d.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

3 Comentários

  1. Tiago 27/03/2008 em 9:05 am

    rapaiz esse negocio é uma mão na roda ! Estava a muito tempo procurando isso no forum do yaf, mas agora que tu achou ficou bem mais fácil. Obrigado pela ajuda !

  2. Roma 27/03/2008 em 8:56 pm

    Muito bem! Venho a um certo tempo, modelando e renderizando meus trabalhos com o Yafray. Os resultados sempre foram satrisfatórios dentro do meu conhecimento atual em modelagem, aliás, interiores é o meu favorito. Apesar de testar outros renderizadores, sempre acabava voltando ao Yafray, por causa de ajustes dos quais não estava acostumado nos outros renderizadores,mas admito que estava sempre desconfiado de não conseguir melhores resultados. Mas essa dica do fórum foi providencial. Me animei ainda mais em continuar com ele como renderizador.
    Obrigado e sempre estou de olho no site, esperando suas descobertas do Blender e do Yafray.

    Rômolo

  3. Pedro Natanael 18/04/2008 em 1:43 pm

    Valeu Allan!
    Estava procurando a algum tempo materiais pra estudo como esse.
    Abraço!

Deixar Um Comentário