Pressione ESC e pare o render! É isso mesmo que você leu no título, um usuário do Blender está trabalhando em um Script, para integrar o Blender com o V-Ray. O Blender já conta com um script que permite fazer uma integração básica com o Mental Ray, mas o V-Ray é inédito. Mas antes que você se anime muito, devo dizer que o projeto ainda é experimental e a versão do V-Ray utilizada é um tanto quanto peculiar. Para usar essa opção é necessário possuir uma versão Demo do V-Ray Standalone, que faz parte do projeto do ChaosGroup (Desenvolvedores do V-Ray) para o Maya.

Blender e V-Ray

Pode parecer simples, mas é um pouco trabalhoso fazer a integração funcionar, mas eu garanto que funciona! Quer saber como é? Visite essa página nos fóruns do Blender Artists que o usuário Afacelis fez uma lista dos procedimentos necessários para usar o Script, inclusive como conseguir legalmente uma cópia do DEMO, para o V-Ray Standalone para o Maya. Essa cópia limita o tamanho do render para 640×480 no máximo.

Para saber mais informações sobre a integração e conferir mais exemplos da sua aplicação, visite o endereço do desenvolvedor do Script para mais informações. Lá você encontra o Script para download também. Eles estão trabalhando na documentação do script, que ainda não está completa, mas já ajuda muito, explicando alguns dos parâmetros de configuração.

Para quem já usou o Blendigo, o Script é muito parecido, mas com as opções direcionadas ao uso do V-Ray. Essas são algumas das telas do Script, depois que ele é instalado:

Interface do Script V-Ray

Interface do Script V-Ray GI

Existem opções de configuração para vários aspectos do V-Ray, de maneira muito semelhante ao que acontece com o painel de configuração do 3ds Max.

Agora vem a parte mais interessante, o autor do Script pretende migrar essa integração, de um simples Script, para uma ferramenta nativa do Blender, escrita totalmente em C. Isso mesmo, em alguma data no futuro, você poderá escolher no próprio Blender 3D sem a utilização de Scripts a opção de renderizar os seus trabalhos com o V-Ray.