Certa vez estava ministrando aulas de After Effects para uma turma interessada apenas em modelagem 3d e animação, mas achava que conhecer o After Effects não iria adicionar muita coisa ao seu trabalho. Eles tinham a idéia errônea de que outra pessoa faria a composição efeitos. Se você está nessa situação, achando que a melhor saída é se especializar em apenas uma área, me permita fazer uma revelação a você. O mercado de artistas digitais no Brasil exige que você conheça um pouco sobre tudo! Por motivos financeiros, várias empresas evitam a contratação ou terceirização de serviços como edição de vídeo. A obrigação de fazer isso recai sobre os artistas envolvidos no projeto, que já estão “na casa”.

Essa é uma demanda de mercado, mas ainda existe outro motivo para que um artista 3d conheça o After Effects, ou outra ferramenta de composição como o Shake. Ao saber como essas ferramentas funcionam, você pode produzir animações e vídeos, nas ferramentas 3d que você usa já pensando em facilitar o processo de pós-produção.

Além de ser um diferencial para a empregabilidade da área, será uma vantagem para quem trabalha como freelancer, pois poderá produzir material de maneira otimizada para agências e estúdios de animação.

Já publiquei alguns tutoriais sobre After Effects aqui, mas o ideal mesmo é ter uma referência com muitos tutoriais e dicas. Para quem está interessado em realmente estudar After Effects, recomendo uma visita a lista de artigos e tutoriais do Creative Cow, uma das maiores comunidades para edição e efeitos em vídeo do mundo.

Tutoriais de after effects

Depois que você visitar o web site, poderá conferir mais de 40 tutoriais, classificados por artista. Vá com calma e reserve algum tempo para visitar todos! Alguns dos artigos são baseados em versões mais antigas do After Effects, mas nem por isso deixam de ser interessantes.

Aproveite os tutoriais que abordam motion design, que é uma das técnicas mais trabalhosas e requisitas por estúdios e emissoras de TV. O que faz um motion designer? Ele cria aquelas vinhetas com gráficos animados, usando vários recursos de animação e efeitos do after para criar gráficos em movimento.

A técnica é um pouco trabalhosa, mas o resultado é muito legal.