Os projetos para o Google Summer of Code estão sendo enviados ainda, mas algumas idéias antigas que agora tem alguma chance de se realizarem começam a chamar a atenção. Ainda não podemos dizer com certeza, o número e quantidade de projetos que devem ser aprovados para o Blender, mas um deles já merece ser marcado com uma estrela, ou pelo menos colocado como um dos grandes destaques. É o projeto que pretende integrar o Blender como Freestyle, usando essa ferramenta como renderizador externo do Blender, nos mesmos moldes do YafRay.

Blender e Freestyle

Claro que tudo não passa de um projeto ainda, mas essa é uma das integrações mais aguardadas entre artistas que trabalham com visualização no Blender. Mas, qual a vantagem de usar o Freestyle? Ele é um renderizador especializado em imagens do tipo NPR. Esse é um tipo de imagem que tem como fundamento, não ser foto realística, mas sim uma representação estilizada de uma imagem. Apesar de o Blender apresentar shaders e ferramentas próprias para adicionar linhas e propriedades de imagens NPR, aos seus modelos, ainda faltam opções próprias e especializadas que encontramos no Freestyle.

O autor do projeto se chama Maxime Curioni, ele montou uma página na Wiki do Blender, para explicar as suas intenções com o projeto e manter a comunidade informada. Quem visitar a Wiki perceberá que o próprio autor do projeto comenta sobre as vantagens e limitações do Blender, na criação de imagens NPR.

Outro ponto importante, ele comenta que o uso do Freestyle como renderizador externo, não deve ser encarado como a solução final para a renderização desse tipo de imagem, mas sim um primeiro passo, para que no futuro o Blender 3D possa ganhar atualizações mais especializadas nesse sentido. Essas atualizações podem ser do próprio Freestyle ou mesmo módulos internos do próprio Blender.

Agora só nos resta esperar e torcer para que novamente um grande número de projetos seja aprovado, pra vermos novas ferramentas e funcionalidades em versões futuras do Blender. Se o calendário de atualizações do Blender, seguir o mesmo ritmo, essas novas ferramentas devem estar disponíveis apenas no final do ano, quem sabe no Blender 2.51?