Parece que o projeto Peach contagiou os editores da BlenderArt, que prepararam uma edição totalmente dedicada a animação de personagens. Todos os artigos e tutoriais apresentados na revista, falam de animação ou assuntos relacionados à interpretação virtual. Inclusive, apesar dos artigos serem todos direcionados ao uso do Blender 3d, como ferramenta de animação, qualquer artista 3d envolvido com animação de personagens, pode se aproveitar de algumas das dicas mostradas na revista. Vários dos artigos sobre animação, falam apenas do conceito, sem ligação direta com nenhum software.

Então, se você tem interesse no assunto, pode fazer o download sem medo, a revista já é gratuita e com material tão útil assim, fica complicado não copiar o arquivo.

Revista BlenderArt 15: Animação

Vamos como de costume, conferir os assuntos abordados na revista, com um breve comentário:

  • Projeto Open Movie na Indonésia:
  • Levando sua animação para o próximo nível: Para começar os artigos da revista com a “sola da chuteira”, um artigo de autoria do Keith Lango. Ele fala sobre as ações e técnicas necessárias para levar e produzir animações profissionais. Apesar de ser resumido, o texto é muito bom! Praticamente todas as técnicas importantes para animação estão lá. Se você quisesse, poderia até parar a leitura da revista nesse artigo. Só ele já vale o download.
  • Fonemas: Aqui é possível aprender como criar fonemas para animação facial, com o auxílio do Mancandy.
  • Biblioteca de expressões: No artigo anterior, aprendemos como criar fonemas. Agora temos um texto que ensina a criar uma biblioteca de expressões para animação.
  • Técnicas de atuação para animação: Já pensou em transformar o seu personagem virtual em ator? Com esse artigo você descobre as técnicas necessárias para transformar seu personagem, em um ator.
  • Personagens 3d gratuitos para download: Lista com alguns personagens prontos, salvos e disponibilizados para uso no Blender 3d. Ótima lista, alguns dos personagens eu não conhecia e agora tenho mais para a biblioteca.
  • Modelagem de produtos: Aqui temos um artigo que foge um pouco do contexto dessa edição, mas mesmo assim é muito bom. Esse é um tutorial de modelagem, direcionado para design de produtos.
  • Renderização de produtos: Para complementar o tutorial anterior, aprenda como renderizar o modelo do produto. Se você pensa que esse é um tutorial simples, confira o texto para se surpreender. O autor explora técnicas avançadas de iluminação e setups complexos com Blender 3d e YafRay.
  • Animações em Blender: Você sabe como os estúdios de animação estão usando o Blender? Descubra nesse artigo.
  • Expressões faciais: Tutorial que mostra o processo e técnicas necessárias para elaborar uma animação facial. Se você não sabe usar shape Keys, esse tutorial ensina.
  • Einstein Dwarf: Making of sobre a criação de um personagem complete para animação. Desde os esboços iniciais até a animação.
  • Blender na sala de aula: Esse é mais um artigo/reflexão, sobre como o Blender 3D pode ser utilizado como ferramenta de apoio em sala de aula, principalmente para quem estuda design de produto.

Se você gostou desses artigos, então espere para saber o que nos espera para o próximo número. Na BlenderArt 16, a revista aborda o uso de efeitos especiais e simulações físicas como Blender 3D. Então teremos tutoriais e artigos falando sobre:

  • Fluídos
  • Soft Bodies
  • Cloth
  • Partículas

Interessante não é?

Bem, se você quiser fazer o download dessa edição, visite esse endereço. Só lembrando, a revista é gratuita!