Que tal aprender como fazer efeitos visuais com o Adobe After Effects? Esse é um assunto muito interessante e que pode ser útil, para todos que trabalham com animação, modelagem 3d e computação gráfica de maneira geral. Um dos efeitos visuais mais trabalhosos, por exigir várias pequenas tarefas e não por ser complexo, consiste na substituição de um elemento disponível em algum tipo de vídeo. Por exemplo, quando temos um “poste” gravado em um vídeo, podemos remover o mesmo de uma seqüência em vídeo, de maneira semelhante ao que faríamos no photoshop ou gimp.

Quando o objeto é estático no vídeo, o processo até que é simples. Mas e quando ele está em movimento? Nesse caso, o artista precisa usar um apanhado de técnicas para remover com sucesso esse objeto. As técnicas envolvem rotoscopia e motion tracking.

Se você nem imagina como esse tipo de edição pode ser realizada no After Effects, encontrei um tutorial muito bom e completo, que mostra todo o processo. Ele é de um artista chamado DJRoto, que precisou realizar a edição para substituir um pequeno detalhe em um vídeo.

After Effects - Tutorial Tracking

O processo foi o seguinte, ele tinha um vídeo em que um DJ, ele próprio, estava conduzindo uma festa. O disco de vinil que ele estava usando no vídeo apresentava a logomarca da casa noturna em que ele estava. Como ele precisava usar o mesmo vídeo, para outro propósito que exigia que a logomarca não estivesse ali, ele resolveu editar o vídeo para substituir a marca. Mas, no vídeo o disco se move constantemente. Então a edição com o After Effects se faz necessária.

Ficou interessado no vídeo? Visite esse endereço para assistir o material. Já vou avisando, o vídeo tem quase 70MB, mas por outro lado o tempo do tutorial é de mais de 30 minutos.

Para quem já conhece o After, o processo será fácil de entender. Mas se você não conhece o processo, está ai mais uma ótima razão para reservar um tempinho e assistir o tutorial. Tenha certeza que saber um pouco mais não fará mal algum. Pelo menos você poderá dizer que conhece a famosa interface e timeline do After Effects.