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Tutorial Blender 3D e Crystal Space 3D: Introdução e instalação

Hoje finalmente terminei de escrever um tutorial, ensinando como iniciar a integração do Blender com a Game Engine open source usada no projeto Apricot, o Crystal Space 3D. Se você não estava acompanhando as notícias do Instituto Blender, esse é o projeto que irá trazer para a comunidade de artistas do Blender, um Open Game, totalmente modelado no Blender e que usa o Crystal Space como engine. Como a maioria dos artistas e usuários do Blender, usa apenas a própria engine do Blender 3d, resolvi escrever esse tutorial, mostrando como começar a exportar cenas do Blender para o Crystal Space no Windows. O procedimento para o Linux é um pouco diferente, apenas na configuração das variáveis do sistema, o resto é praticamente igual.

Blender2Crystal Logo

Antes de mais nada, você vai perceber agora, como a Engine do Blender é prática. Quem está acostumado com a facilidade dos blocos de lógica, vai ficar um pouco decepcionado com a quantidade de detalhes e edições necessárias para usar o Crystal Space, mas no final o processo vale à pena. A engine é muito poderosa e supre todas as eventuais deficiências do Blender, como plataforma de desenvolvimento de jogos. Por exemplo, as tão solicitadas sombras em tempo real, que só podem ser produzidas no Blender com o uso de scripts ou truques com texturas.

Todas as informações desse tutorial, foram baseadas na Wiki dedicada a integração do Blender com o Crystal Space 3d.

Para começar, será necessário realizar o download de vários arquivos e instalar o Python no seu computador. Tenha paciência, pois alguns deles são relativamente grandes, algo em torno de 50 MB.

Depois de fazer o download de tudo! Vamos aos passos necessários antes de abrir o Blender.

  1. Instale o Blender 3D (Mas esse você já tem não é?)
  2. Instale o Python
  3. Instale o PyXML
  4. Instale o Python Imaging Library
  5. Copie o blender2crystal. Descompacte o arquivo com o blender2crystal para um diretório. Lá você encontra um arquivo chamado “crystalspace_export.py”, junto com um diretório chamado “bpymodules”. Copie o arquivo “crystalspace_export.py” para a pasta de scripts do Blender. Na mesma pasta de scripts do Blender, você vai perceber que existe uma pasta com o mesmo nome daquela que estava compactada no blender2crystal. Então, copie os arquivos da pasta “bpymodules” descompactada, para a pasta com o mesmo nome existente na pasta de scripts do Blender. Manipule os arquivos! Se você copiar diretamente a pasta, os arquivos da sua instalação do Blender localizados na “bpymodules” podem ser perdidos!
  6. Copie o arquivo pycelstart-7.8. Descompacte o arquivo “pycelstart-7.8.zip”. Nele encontramos duas pastas, com os nomes de CS e CEL.

E agora? Bem, antes de abrir o Blender, precisamos configurar as variáveis do sistema para que seja possível localizar as pastas CS e CEL, no Windows XP, clique com o botão direito do mouse no Meu Computador, escolha propriedades e depois Avançado, lá escolha a opção avançado.

Variáveis do ambiente Windows

Depois clique em Variáveis do ambiente. Lá crie duas novas variáveis, com o nome CRYSTAL direcionando para a pasta CS e o nome CEL para a pasta CEL. Não utilizo o CEL nesse tutorial, mas assim você já o deixa configurado.

Variáveis do sistema

Pronto! Está tudo instalado, boa parte do processo está concluída. Agora precisamos abrir o Blender para começar a fazer alguns testes.

Abra o Blender e escolha a opção File -> Export -> Crystal Space, caso você não esteja visualizando essa opção, alguma coisa saiu errado na instalação.

Exportar para o Crystal Space 3D

Ao acionar essa opção, veremos uma tela de exportação, mas não será essa tela que iremos usar. Apenas acionamos o Script, para que o Blender carregasse o script. Escolha a opção Quit para sair dessa tela.

Menu do Blender2Crystal

Agora, acione o menu View da 3D View e na opção Space Handler, escolha a opção blender2crystal.py. Quando fizermos isso, um pequeno menu com as configurações de escolha do Crystal Space aparecerá na 3D View do Blender.

Esse é o menu que usaremos para fazer todas as alterações e configurações para o Crystal Space.

Menu do Blender2Crystal na 3D View

Quer fazer um teste? Como o objetivo desse tutorial era apenas ajudar na instalação, faremos apenas uma pequena alteração, para usar sombras na simulação do Crystal Space. Para fazer isso, acesse o World Settings.

Menu do Blender2Crystal na 3D View

Depois escolha a opção shadowed no renderloop, para que a simulação física apresente sombras.

Blender2Crystal Shadows

Estou usando a cena padrão do Blender para esse artigo, apenas adicione o plano de tamanho razoável a cena. Assim quando iniciarmos a simulação, as coisas não caem no vazio. Sim, a cena já começa com uma simulação de gravidade. Até a própria câmera pode cair no vazio.

Blender2Crystal Cena básica

Para finalizar, vamos rodar a simulação e usar efetivamente o Crystal Space! Clique no ícone da engrenagem e escolha a opção Run.

Blender2Crystal Run

Pronto! Se tudo foi seguido à risca, você vai visualizar a tela do Crystal Space com a simulação da sua cena. A câmera já é configurada automaticamente para receber interatividade, use as setas direcionas do teclado para navegar. Com as teclas Pg Up e Down, podemos olhar para cima e baixo respectivamente.

Blender2Crystal Cena de teste

Esse tutorial tinha como objetivo apenas mostrar como iniciar a interação entre o Blender 3D e o Crystal Space. Você já sabe agora o básico da tecnologia usada no projeto Apricot. Que tal começar a pensar em criar um jogo? Em futuros artigos veremos mais detalhes avançados sobre como criar interação avançada e trabalhar com animações.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

22 Comentários

  1. […] O tutorial é ótimo e em poucos passos você consegue a integração do Blender com a Crystal Space! Veja o tutorial neste post no Blog do Allan Brito. […]

  2. Yorik 07/04/2008 em 12:03 am

    Excelente tutorial, obrigadão!

  3. preview del personaje principal. 10/04/2008 em 1:05 am

    […] …venomgfx ya está en holanda para participar del proyecto Apricot Open Game! pero antes de irse nos dejó un excelente review/tutorial/showcase de su escena/personaje swim merlin swim! …hoy se estrena Big Buck Bunny! (esperemos!) …hace ya un tiempo está disponible la versión 2.46 RC de Blender para descargar! …viralidad es un nuevo proyecto que te permite subir y descargar musica gratis! (otro proyecto de mi hermano!) …ya están los ganadores de la primera ronda del campeonato de blender organizado por argentino3d en NIEL! …hay un par de blogs más acerca de blender!, como este, este, este y este! …publiqué un dibujo más en el cosodeilustradores y ya está en la sección dibujos y en mi espacio de flickr! …Virgilio Vasconcelos publica siempre articulos buenisimos! como ice age 3, planet 51 (guau!) y render times en blender …Allan Brito explica como usar blender con CrystalSpace! […]

  4. Johnson Sudré 10/04/2008 em 1:01 pm

    Ótimo tutorial.
    Aguardo os próximos. Valeu!

  5. Gustavo 11/04/2008 em 11:57 pm

    Ei fiz tudo certinho mais não apareceu aqueles icones na 3d view.me ajuda ai?

  6. Francisco Ortiz 23/04/2008 em 11:51 am

    Allan é o cara! Grande tutorial meu!, preenche muitas lacunas.

  7. Francisco Ortiz 30/04/2008 em 8:40 pm

    Allan o tutorial tá incrível cara, é um grande recurso para arquitetos. É praticamente o walktrough clássico do Blender (da série 2.2) que por sinal foi o que me me motivou a aprender o Blender, só que agora com sombra em tempo real… Só posso dizer uma coisa: du ca$#@&!

    Olha uma pequena sugestão eu alteraria um pouco a parte que você fala sobre “setar” as variáveis:

    “Depois clique em Variáveis do ambiente. Lá crie duas novas variáveis, com o nome CRYSTAL direcionando para a pasta CS e o nome CEL para a pasta CEL. Não utilizo o CEL nesse tutorial, mas assim você já o deixa configurado.”

    Ficou um pouco confuso no seguinte sentido: no primeiro período pode ser entendido que as duas variáveis devem ter o nome “crystal” saca?

    Eu substituiria por algo como:

    “Depois clique em Variáveis do ambiente. Lá crie duas novas variáveis; uma com o nome CRYSTAL direcionando para a pasta CS e outra variável com o nome CEL direcionando para a pasta CEL.
    Não utilizo o CEL nesse tutorial, mas assim você já o deixa configurado.”

    Muito obrigado mesmo por compartilhar este conhecimento, a página dos gringos não tem os pormenores apresentados aqui.

    Grande abraço,

    ChicO.

  8. allan magno 04/05/2008 em 5:23 pm

    Allan brito,eu tentei colocar esse phyton e nao consigui.
    Eu fiz tudo como você falo no tutorial,eu baixei todos phytons
    que você pidiu no tutorial,eu fui na propriedade do MEU COMPUTADOR e adicionei a pasta para o meu windows reconhece o arquivo.
    e quando eu executei o blender phyton tava la,mas quando executava aparecia ERROR.
    O que você acha que eu fiz de errado?
    eu tenho seu msn, o meu é allanzinho_400@hotmail.com e o seu é allan_britoneves@hotmail.com.
    Entao você poderia me add no msn para,você tirar minhas duvidas sobre o blender,principaumente sobre esse phyton que eu nao concigui executar no meu blender.

  9. allan magno 04/05/2008 em 5:31 pm

    Allan você poderia fazer um tutorial sobre como criar uma textura de agua.

  10. allan magno 04/05/2008 em 9:32 pm

    Allan,eu fiz tudo o que você explicou neste tutorial,mas quando eu executo o blender,e abro o phyton do crystal space ela da como error.O que você acha que eu fiz de errado.Você poderia me add no msn para nós podermos converssar melhor.

    A eu utilizo o blender 2.46, essa verçâo nova é boa para ser usada,ou nao???

  11. Allan Brito 05/05/2008 em 11:25 am

    Olá Allan,

    Tente usar a versão 2.45, foi nela que eu realizei o tutorial. Não posso confirmar se finciona no 2.46 pois ele ainda está em desenvolvimento.

  12. Allan Brito 05/05/2008 em 11:28 am

    Olá Francisco,

    Realmente fica melhor a sentença como você sugeriu. Vou alterar, obrigado pela sugestão.

    Abraços

  13. allan magno 25/05/2008 em 10:02 pm

    Eu tentei tambem com o 2.45,mas tambem nao deu serto.

    Mas na verdade eu estou mesmo entessado,em criar paisagens,com iluminaçao,textura.por isso eu querial poder adiquirir um simples tutorial,de como criar água,e como texturizar a água.

  14. Allan magno 28/06/2008 em 10:53 am

    Allan eu tembem fiz isso no blender2.45,no 2.46 nas versoes do apricot,e nenhuma deu serto.Eu fiz como você falo ai no tutorial,quando eu abro o blender eu vo la em export/CRYSTAL SPACE,e quando eu clico ela fala error em phyton,sera que é alguma coisa que eu fiz de errado ou algum componente que fauta no meu PC.

  15. Alan Zampardi 25/07/2008 em 10:33 am

    Amigo, você consegue rodar o CheeseGame (http://b2cs.delcorp.org/index.php/Examples) desse jeito?

    Eu tentei de tudo, mas ele está dando um erro, o estranho é que é um exemplo oficial, este tem de funcionar!

    Eu tentei versões antigas do Blender, como a 2.42a e também não funciona, mas com outro tipo de erro, aliás, nessa versão nem o seu exemplo não funciona!

    Obrigado.

    Parabéns pelo trabalho!

  16. […] um pouco sobre o desenvolvimento de jogos com o Blender 3D. Já faz um bom tempo que publiquei um tutorial mostrando como integrar o Blender 3D com o Crystal Space, para a criação de jogos e animações interativas. Apesar de o tutorial ser básico, ele […]

  17. Darwin 16/06/2009 em 5:14 pm

    Olá amigo.
    Estou muito interessado em aprender programação e gostaria de saber dicas e a melhor forma de obter um resultado a curto prazo com uma qualidade interessante.
    Sou um admirador de pesoas como você que são uma espécie de deuses do mundo da computaçao.
    Aguardo resposta.

  18. LucasCabriotti 14/10/2009 em 8:03 pm

    allan muito bom o tutorial,mas quria saber para qual versão do blender que é,pois no blender 2.49 não deu certo pois ele usa o python 2.6.2
    podia fazer um tutorial como integrar o blender mais recente com o crystal space?

  19. Allan Brito 14/10/2009 em 11:01 pm

    O tutorial foi escrito com o 2.45. Não sei dizer ao certo se o script foi atualizado depois do projeto apricot.

    Vou pesquisar e atualizo o tutorial.

    Abraços

  20. José Carlos dos Santos 25/07/2010 em 4:31 pm

    Olá, gostaria que me uma orientação, trabalho com fachadas
    de lojas externas, letreiros. faço tudo no corel o layout, e gostaria de iniciar no blender, não sei nada, por onde devo começar? pode me ajudar? obrigado

  21. ricardo 16/12/2010 em 12:42 pm

    cara não consegui esse PYCELSTART você poderia me enviar ele por favor ? eu não sei c é por isso que meu blender não está exportando o arquivo, mas se puder me passar este arquivo agradeço, obrigado

  22. MarceloAnimador 17/03/2011 em 2:21 pm

    pycelstart-7.8 eu fiz de tudo pra baixar ele mais não encontrei nenhum link na net que funciona
    nem mesmo este que você mandou

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