Quanto à notícia sobre uma possível integração do Blender 3D com o V-Ray saiu, algumas pessoas da comunidade de usuários do Blender ficaram muito animadas. Parece que elas esqueceram a natureza proprietária do V-Ray. Trocar o YafRay ou o Indigo pelo V-Ray tem um custo alto, entenda alto como algo em torno de quase dois mil reais! Bem, mas como o nome ainda tem peso, os interesses pelo script ainda em fase de testes é grande. Você quer aprender exatamente como usar o V-Ray com o Blender?

Para ajudar os curiosos, o usuário e produtor de tutoriais sobre RenderMan e Indigo conhecido como afecelis, disponibilizou um vídeotutorial explicando todo o processo.

Tutorial Blender e V-Ray

Só em inglês? Não! Para que mais pessoas possam ter acesso ao tutorial, o afecelis produziu o tutorial em duas línguas, existe uma versão do vídeo em espanhol. Coloque o seu portunhol em dia e escute a versão em espanhol, caso o inglês não seja seu forte.

O vídeo começa com uma breve introdução, explicando os softwares e pequenas tarefas necessárias para instalar e usar corretamente os softwares. O primeiro passo é conseguir uma cópia do V-Ray Demo para o Maya. No vídeo o autor explica o local em que você pode se cadastrar e realizar o download. Para instalar o V-Ray é necessário criar um conjunto específico de pastas, que também é explicado no vídeo.

Depois é necessário o script responsável pela integração entre o Blender 3D e V-Ray. Assim que o script estiver devidamente posicionado na pasta de scripts do Blender, antes de começar a fazer qualquer tipo de renderização é necessário indicar no script, o local em que o V-Ray foi instalado.

Para deixar o processo mais rápido, o autor do tutorial escolheu usar uma das cenas de exemplo, disponíveis para download no web site do script. Ele usou o Cornell Box, que exemplifica bem a integração.

No final ele ainda explica que o script funciona em duas fases:

  • Primeiro é necessário exportar os modelos 3D
  • Depois é que podemos acionar a renderização

Apesar de ser muito interessante e mostrar que o Blender tem potencial para trabalhar com qualquer ferramenta, o script ainda é muito experimental e não pode ser usado em ambientes de produção. Ou seja, se você se interessar será apenas para fins educacionais ou de testes. Primeiro devido à licença do V-Ray ser Demo e pela natureza experimental do Script.

Interessou-se? Para fazer o download, visite esse post no Blender Artists. Lá é possível encontrar links para a versão em inglês e espanhol dos vídeos.