Ainda é muito cedo para que sejam lançados livros em português sobre o AutoCAD 2009, mas quanto esses livros não são lançados, podemos utilizar algumas pequenas publicações gratuitas que estão aparecendo na internet, sobre esse último lançamento do AutoCAD. Como já mencionei aqui, não utilizo mais o AutoCAD já faz um bom tempo, mas mesmo assim ainda ministro aulas sobre ele e eventualmente elaborar apostilas ou pequenos guias. Por isso, estou sempre pesquisando por material que possa me auxiliar, mesmo sem possuir uma licença oficial do AutoCAD 2009.

No começo desse mês, uma das maiores autoridades em AutoCAD, chamada Lynn Allen publicou um pequeno livro, falando sobre as novidades do AutoCAD 2009. O material é curto, apenas 32 páginas, mas aborda única e exclusivamente as novas ferramentas da versão 2009. O melhor de tudo é que qualquer pessoa pode fazer o download do livro de maneira gratuita.

Livro gratuito sobre AutoCAD 2009

Já havia comentado aqui no Blog, sobre as novidades dessa versão, inclusive indicando tutoriais e artigos, mas esse pequeno livro é um resumo de tudo que você precisa saber sobre o AutoCAD 2009. Antes de mais nada, para fazer o download do livro sobre AutoCAD 2009, visite esse link. Lá existe uma opção para o download.

Essa é a lista com as novidades descritas no livro:

  • Alterações e novidades na interface do AutoCAD 2009: Nessa parte do livro a autora comenta sobre as mudanças e a nova interface Ribbon.
  • Novas opções de visualização: Na próxima parte do livro, a autora descreve as novas ferramentas de visualização como o Quick View Drawings, View Cube e Steering Wheels
  • Propriedades dos objetos e layers: Até os objetos e layers receberam modificações, como a possibilidade de personalizar o gerenciamento de layers.
  • Criação de macros: Essa é uma das opções mais úteis dessa versão. De maneira semelhante ao que fazemos com o Office, podemos agora gravar Macros no AutoCAD 2009. De maneira resumida, mas eficiente a autora explica como gravar essas macros.
  • Alterações de escala no texto: O gerenciamento de textos foi alterado também, a autora explica as principais mudanças e melhorias.
  • Técnicas de dimensionamento com linhas de cota: Adicionar linhas de cota em desenho técnico sempre foi uma tarefa tediosa. Será que com o AutoCAD 2009 as coisas melhoraram? Pelo que li no livro, existem mais ferramentas para facilitar e flexibilizar a adição e controle das cotas, mas mesmo assim continua um trabalho tedioso. Nos escritórios de arquitetura, essa tarefa acaba sobrando para os estagiários.
  • Dicas para trabalhar com texto e tabelas: Aqui a autora passa algumas dicas valiosas para acelerar o trabalho de edição com texto e tabelas no AutoCAD 2009.
  • Dicas de produtividade e compartilhamento: Já no final do livro, a autora fala sobre pequenas dicas de produtividade e ferramentas que podem aumentar a sua produtividade como desenhista. Além disso, ela fala sobre o compartilhamento de desenhos com outras ferramentas como o Microstation.

No final do livro, ainda temos uma breve explicação sobre como funciona o Autodesk Impression, que adiciona funcionalidades de apresentação no melhor estilo SketchUp ao AutoCAD 2009. Para quem está procurando se atualizar no AutoCAD 2009 pode fazer o download do livro, com a certeza de aprender de maneira rápida sobre as novas ferramentas.