Clicky

Documentação sobre Blender 3D e Indigo atualizada

Quem visita o web site do Indigo Renderer, deve ter percebido que a documentação oficial sobre o uso desse software em conjunto com o Blender 3D foi atualizado. A documentação antiga, ou melhor, os tutoriais antigos ainda faziam referência à época em que era necessário fazer a integração apenas usando arquivos XML. Agora os tutoriais estão falando sobre o Blendigo, junto com o Blender 2.45 que está bem mais fácil de usar e manipular. Com esse manual temos mais uma ótima referência de como utilizar o Blendigo com o Blender 3D.

Para quem não sabe, o Indigo é um renderizador externo gratuito, que funciona de maneira semelhante ao Maxwell Render, com base em física real. Então ele consegue criar imagens absurdamente reais, mas com um tempo de render razoavelmente alto. Ele gera imagens usando refinamento constante, o que complica um pouco o seu uso para animação.

Blender 3D e Indigo Renderer

A nova documentação está dividida da seguinte forma:

  • Introdução ao Blender e Indigo
  • Blendigo
  • Instalação dos scripts e softwares necessários
  • Requisitos de hardware
  • Preparando modelos no Blender
  • Interface do Blendigo
    • Propriedades de câmeras
    • Configurando o ambiente
    • Opções de renderização
    • Configurações do sistema
    • Opções gerais de exportação
  • Renderização em rede com Windows e Linux
  • Utilitários e softwares adicionais

Essa é uma lista resumida, mas como você pode perceber os assuntos abordados são bem completos. Existe até um módulo que aborda a renderização em rede. Outra parte muito interessante é a que fala sobre a compatibilidade e uso de ferramentas recentes do Blender, como os fluídos e soft bodies. As imagens de exemplo são impressionantes, o nível de realismo das imagens com uma boa configuração de materiais é excelente.

Recomendo que os interessados em aprender a usar o Indigo com o Blender leiam e estudem o conteúdo dessa documentação. Para acessar o texto, visite esse endereço no web site oficial do Indigo Renderer.

Aproveitando o assunto sobre o Blender 3D com o Indigo, me permitam falar sobre uma notícia relacionada aos dois. Essa notícia está relacionada aos cursos que disponibilizo no meu sistema de ensino a distância.

Eu ainda não divulguei nada sobre o assunto, mas não esqueci os cursos que prometi para esse ano. Inclusive o primeiro curso está com a primeira aula quase pronta. Na verdade será sobre a integração do Blender 3D com Indigo! Isso mesmo, o curso aborda o uso do Indigo para gerar imagens foto realísticas com o Blender 3D. O roteiro dessa aula está pronto, preciso apenas encontrar um pouco de tempo parar gravar as aulas.

Se tudo correr como espero, o curso pode ser lançado até o final desse mês.

Sobre o Autor:

Arquiteto que trocou as construções baseadas em tijolos pelas que utilizam pixels! Sim, os pixels também precisam ser devidamente construídos, e quem melhor do que um arquiteto para planejar construções?

2 Comentários

  1. Rodrigo Santiago 09/04/2008 em 10:40 am

    Cara, tenho muito interesse nesse curso seu, mas você já tem como adiantar os tópicos que serão abordados no curso? Por exemplo… Eu tenho muito interesse sobre cenas internas/iluminação e uso de photometrics light. Montagem e configuração de uma cena interna completa até a renderização com indigo para saída profissional(em alta resolução). Você abordará esses assuntos no seu curso?

    Abraço

  2. Allan Brito 14/04/2008 em 2:01 pm

    Oi Rodrigo,

    Esses assuntos são abordados sim! Vou tentar publicar uma ementa detalhada dele em breve.

    Abraços

Deixar Um Comentário